Topo

Ageless

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Gaslighting' médico: mulheres na menopausa têm seus sintomas ignorados

Colunista de VivaBem

02/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Meu médico disse que minha confusão mental era coisa da idade, que eu deveria ir me acostumando com ela porque só ia piorar."

"Ouvi do ginecologista que reposição hormonal causava câncer e que ele não iria prescrever de jeito nenhum para aliviar meus calores."

"Na consulta, ele mal me ouviu e já disse que minha falta de sono era por ansiedade e prescreveu um ansiolítico, sem sequer pedir um exame hormonal."

Eu já perdi as contas da quantidade de depoimentos como esses recebo em mensagens no Instagram (@silviaruiz_ageless). São mulheres com mais de 45 anos que começam a sentir sintomas clássicos do climatério e, ao procurar ajuda com especialistas, têm sintomas ignorados, desprezados ou descreditados. Esse tipo de atitude de alguns profissionais de saúde, como "é coisa da sua cabeça", ganhou até um nome recentemente: 'gaslighting' médico. É uma evolução do termo gaslighting, que é inspirado no filme À Meia-luz, ou Gaslight (1944), que contava a história de um homem que fez de tudo para convencer a esposa que ela estava perdendo a razão.

O 'gaslighting' médico é especialmente cruel com as mulheres na perimenopausa, que em geral estão confusas, incomodadas com sintomas diversos que parecem surgir do nada. E, para piorar, por ser um tema tabu do envelhecimento, até pouco tempo era pouco falado e pouco conhecido. Por isso, a melhor coisa neste momento, é estar preparada para não ser mais uma vitima desse mau atendimento médico.
Se você estiver desconfiada que está na perimenopausa ou passar por algum dos sintomas abaixo, procure ajuda de um especialista, em geral endocrinologista ou ginecologista, preferencialmente com experiência ou especialização no atendimento a mulheres no climatério.

  • Ciclos menstruais irregulares
  • Secura vaginal
  • Ondas de calor
  • Palpitações
  • Suor noturno
  • Problemas de sono
  • Mudanças de humor
  • Ganho de peso e metabolismo lento
  • Queda de cabelo e pele seca
  • Perda de memória e/ou sensação de nevoeiro mental
  • Dores nas articulações
  • Desânimo repentino e sem explicação
  • Dores de cabeça e enxaqueca (surgimento ou piora dela)
  • Infecções urinárias recorrentes

Como se vê, os sintomas são muitos, e também podem varias na intensidade. Durante sua consulta, o médico deve ouvir seus sintomas e solicitar exames hormonais para avaliar se você está de fato na perimenopausa (que pode começar até sete anos antes da pausa completa da menstruação). Vá preparada, anote antes todos os sintomas que está sentindo (uma dica é escrever um diário por algumas semanas antes da consulta), leia tudo o que puder sobre o assunto, converse com amigas que estão passando pelo mesmo momento para entender sobre o assunto. Questione o médico, tire dúvidas, não tenha vergonha de falar sobre todos os sintomas, até os mais difíceis, como secura vaginal ou queda da libido.

Se seu médico a interrompe continuamente, não permite que você explique direito e não parece escutá-la, minimiza ou desdenha de seus sintomas, não pede exames, diz que seu problema está na cabeça, ou ainda que não existe nada a ser feito em relação à menopausa, procure outro profissional.

Muitos sintomas da perimenopausa podem ser confundidos com outros quadros, como depressão, por exemplo. Por isso uma avaliação minuciosa é tão necessária. E saiba que sim, há muitas coisas que podem ser feitas para melhorar os sintomas como reposição hormonal, atividade física regular, alimentação saudável, e uso de suplementos e fitoterápicos que podem ajudar as mulheres que tiverem contraindicação à reposição. O que não dá é para sofrer sozinha e, pior, ter suas queixas invalidadas por que justamente deveria cuidar da gente, né?