Topo

Paolla Oliveira sobre críticas ao corpo feminino: 'Nos deixam inseguras'

Colaboração para Universa, em São Paulo

24/02/2023 15h04

No programa Sem Filtro, de Universa, que estreou na tarde desta sexta-feira (24), a atriz Paolla Oliveira falou sobre a relação com o próprio corpo e sobre como resolveu encarar isso de maneira diferente neste Carnaval.

Eu já entendi que a crítica direcionada ao corpo, na verdade, não é sobre o corpo, porque não importa o estado físico. Elas [as críticas] sempre vão existir, porque isso fala sobre uma estrutura muito maior, que sempre vai nos colocar num lugar de constante insegurança e insuficiência" Paolla Oliveira, atriz

Antes do Carnaval, a artista gravou um vídeo entrevistando homens para saber como eles se preparam para a folia. No registro, que viralizou nas redes sociais, ela mostra, de maneira bem humorada, como as mulheres sofrem para chegar nessa época do ano magras, saradas e com um suposto "corpo perfeito". Enquanto isso, eles só fazem "levantamento de copo", não largando mão da cervejinha nem seguindo dietas super restritivas.

Para a rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, quando mulheres criticam outras mulheres, elas endossam um sistema muito opressor. "Isso nos coloca num lugar muito menor, pequeno, que resume a gente demais."

Já quando as críticas vêm de um homem, a impressão que dá, argumentou Paolla, é que ele faz a "manutenção de um lugar que ocupou durante anos".

"Os vídeos surgiram daí: da vontade de falar de temas femininos, mas de uma outra perspectiva e de forma mais profunda. O mais legal foi perceber a identificação com as pessoas. Quando me dei conta, não era sobre mim, era sobre um monte de gente que se questionava sobre aquelas coisas."

Assista à íntegra do Sem Filtro: