Topo

Ju Ferraz: 'Executivo passou a reunião inteira encarando minha barriga'

Ju Ferraz - Divulgação
Ju Ferraz Imagem: Divulgação

Denise Meira do Amaral

De Universa, em São Paulo

14/10/2022 07h00

Esta é a versão online da newsletter de Universa enviada hoje (07). Quer receber a próxima edição da newsletter na semana que vem no seu email? Clique aqui e se cadastre. Assinantes UOL ainda podem ter 11 boletins exclusivos toda semana

Quando criança, em Salvador, seu apelido era Ju Bola. Seu primeiro namorado, aos 17 anos, não andava de mãos dadas em público, pois tinha vergonha de assumir uma garota gorda. Há seis meses, um executivo do mercado publicitário passou uma reunião de negócios inteira encarando sua barriga. Foram tantas as situações vivenciadas por ter um corpo fora do padrão —e em diferentes momentos da vida— que Ju Ferraz, 41, decidiu criar um evento para falar só sobre isso.

A primeira edição do B.O.D.Y. (@eventobody), voltado para a discussão de temáticas como corpo positivo, autoestima, liberdade emocional e financeira e empreendedorismo feminino, reuniu mais de 300 participantes no LABOF, novo espaço cultural em São Paulo, no último sábado. O evento contou com sete painéis de debates e nomes como os de Gabriela Prioli, Preta Gil e Daiana Garbin, além de 15 marcas parceiras.

Mesmo sendo um sucesso, ela conta que não conseguiu dormir na véspera, por achar que ninguém compareceria. E o medo não foi gerado somente pela síndrome da impostora, que acomete grande parte das mulheres. "São temas que nos remetem às nossas dores. Sei que estava entregando um evento muito bacana, com painéis fortes. Mas tinha dúvidas se as pessoas estariam prontas para viver essa transformação", diz, em entrevista a Universa. Para ela, o conhecimento gerado pelos debates pode mudar o rumo não só das mulheres de agora, como das próximas gerações: "Quero que minhas netas, as netas da minha neta e nenhuma outra criança passe pelo que eu passei".

Palestrante e sócia diretora da Holding Clube, maior grupo de marketing de experiências do Brasil, Ju Ferraz planeja novos voos. Além de estipular duas edições anuais do B.O.D.Y., ela revela que está escrevendo um livro, com o título provisório de "Empreendedora da Minha Própria Vida", e ainda vai lançar um jornal sobre corpo livre e autoamor.

UNIVERSA: Muita gente acredita que o movimento body positive fala somente sobre o corpo gordo. O que mais ele abraça?
JU FERRAZ:
O movimento começou nos anos 1970, nos Estados Unidos, com um grupo de mulheres que lutavam para ser do jeito que eram. Tem gente que acha que o termo prega a romantização da gordura. É uma falta de entendimento total. O body positive é sobre todas nós: corpos com deficiência, corpos magros, que muitas vezes escondem distúrbios alimentares, mulheres 50+ ou 60+, cores de pele diversas, tipos de cabelo e gêneros. Eu, por exemplo, já fui magra muitas vezes, mas estava péssima emocionalmente.

Gosto de falar que body positive é o equilíbrio entre o corpo e alma e a valorização real de quem a gente é. É o oposto do julgamento, do olhar alheio e da falta de entendimento da importância da diversidade.

Ju Ferraz apresenta o painel Corpo Livre, no evento B.O.D.Y - Divulgação - Divulgação
Ju Ferraz - Painel Corpo Livre
Imagem: Divulgação

Por que decidiu criar um evento sobre isso? Algum acontecimento específico te motivou?
As minhas próprias dores. Fui uma mulher que cresceu ouvindo que não ia conseguir conquistar meus sonhos e minha liberdade financeira por ser uma mulher gorda, nordestina e fora do padrão. Em 2018, quando trabalhava em uma empresa de cenografia, tive um burnout severo. Fui afastada do trabalho por 46 dias e precisei mergulhar em mim para recomeçar. O burnout me fez renascer. Tive que escolher qual estrada queria seguir. E o meu caminho foi o de transformação e o de valorização das pessoas. O B.O.D.Y. nada mais é do um evento autoral para que eu possa ajudar outras pessoas, principalmente mulheres, a se libertarem de seus traumas, medos e inseguranças e ajudar a realizarem seu sonhos. Para mim, é sobre a conquista da liberdade emocional.

Por que falar sobre essa temática é tão libertador, principalmente para as mulheres?
No evento, três mulheres mexeram muito comigo. A primeira, uma mãe que saiu de Curitiba dirigindo para ir ao evento porque a filha tem Síndrome de Down e queria mostrar a menina que ela pode ser diferente, sim. A segunda, uma mãe que perdeu a filha e o neto há um mês e meio e precisava seguir a vida. A terceira, uma menina de 12 anos que falou pra mim: "Você é muito importante para mim. Apesar da minha pouca idade, já sofri bullying na escola, tive distúrbios alimentares e cheguei a pensar em não seguir com a minha vida. Quando vi o seu trabalho, entendi que tinha caminhos".

É tudo muito profundo. Porque não é só comigo. Todas nós, mulheres, passamos por isso de alguma forma. E mesmo com esse evento emocionante, na segunda-feira sofri uma avalanche de gordofobia. Pessoas próximas a mim falando que eu precisava emagrecer. E isso dentro da minha rede de relacionamentos.

Um dos temas das mesas foi sobre moda plural. A moda brasileira está preparada para contemplar a diversidade de corpos?
A moda brasileira tem uma vontade de evoluir, mas na prática isso não acontece. Me preocupa muito que elas não enxerguem isso. O Brasil está anos-luz atrasado em comparação ao resto do mundo. Consigo pensar em pouquíssimas marcas que olham para a grade estendida. Não acredito mais em quem constrói suas receitas sem priorizar a diversidade e a inclusão. Algumas marcas até adentraram o plus size, mas é preciso desconstruir esse termo. Moda é moda. Não importa se eu visto 36 ou 52. Por que falar de uma moda plus size em separado? A moda brasileira precisa ser educada. Não é a gente que tem que caber na roupa, é a roupa que tem que caber na gente. Recentemente vi uma campanha linda de uma collab entre uma marca de luxo e uma marca popular, mas não tinha nenhuma gorda na campanha. Como se nós não existíssemos. Para além de ser um princípio básico, elas não entendem que essas pessoas também consomem?

Outro tema de uma das mesas foi liberdade financeira e empreendedorismo. Por que é fundamental que as mulheres conquistem a própria independência financeira?
O autoconhecimento e a liberdade financeira precisam caminhar juntos. Quando você se conhece, sabe para onde quer ir. Aos 15 anos, perdi meu pai e toda minha estabilidade financeira e emocional caíram por terra. Precisei trabalhar muito nova para conquistar minha liberdade. E mesmo trabalhando, não tinha a consciência do tabu que é lidar com o dinheiro, para nós, mulheres. A gente cresce sendo ensinada que quem tem que prover tudo é o príncipe encantado do cavalo branco. Passei muito tempo sem saber administrar meu dinheiro. Ganhava e gastava. Até que chegou um momento que pensei o quanto isso fazia com que eu dependesse do outro. Foram anos de luta. Mas a partir do momento que você se sente capaz de gerir e gerenciar seu próprio dinheiro, você está livre para sair de um emprego com um chefe abusivo, para terminar um relacionamento abusivo e poder realizar seus sonhos.

Depois do sucesso do evento, quais ações vão nascer a partir dessas conversas? Quais os próximos passos?
O próximo evento já está agendado para abril de 2023, prevendo também sessões de mentorias, sobre temas como educação financeira e autocuidado. Também estou preparando um jornal impresso, que deve se chamar "Body, o Verão é Seu", com notícias sobre corpo, autoamor e como viver o verão plenamente. Enquanto para muita gente é a época mais legal do ano, para pessoas fora do padrão pode ser motivo de dor. Muitas mulheres passam o verão se escondendo. Quantos verões já passei sem entrar no mar? Tinha vergonha de quem eu era. Estou ainda escrevendo um livro, previsto para ser lançado em janeiro de 2023 pela Editora Nacional. Vou contar, por meio da minha história e das minhas quedas, como consegui me reinventar e quebrar os padrões.