Topo

10 rituais que vão fortalecer o amor próprio e o autoconhecimento

Incluir momentos de autocuidado na rotina só traz benefícios - Unsplash
Incluir momentos de autocuidado na rotina só traz benefícios Imagem: Unsplash

Karina Hollo

Colaboração para Universa, de São Paulo

24/10/2022 04h00

"Saber reconhecer nossas vulnerabilidades é um grande passo para a autocompaixão." A frase de Esthela Oliveira, nutróloga especialista em medicina interativa, diz muito sobre a necessidade de olhar para dentro para que as mudanças comecem a acontecer. Com a rotina intensa e infinitas demandas vamos, pouco a pouco, esquecendo de nós mesmas. É nessa hora que é preciso repensar hábitos e incluir novos rituais ao dia a dia. O resultado? Mais autoconhecimento e conexão consigo mesma.

1. Manter a espinha ereta
Essa é uma dica básica para que o corpo fique em harmonia para que você possa dar um passo em direção ao autoconhecimento. "O corpo físico tem que estar saudável e exercícios como ioga e pilates ou qualquer outro que alinhe a coluna e a faça sentir forte e alongada é muito bom", sugere Priscila de Charbonnières, life coach fundadora do Soulloop, plataforma de bem-estar. Fazer atividade física, principalmente ao ar livre, também é um ótimo propício para se conectar consigo mesma. "Além do benefício para o sistema cardiovascular, ter uma rotina de exercícios e manter o corpo em movimento traz inúmeros benefícios físicos e para a autoestima", fala Esthela Oliveira, nutróloga especialista em medicina interativa.

2. Meditar por 3 minutos
Bastam 180 segundos, de manhã ou à noite. "O importante é criar um ritual de meditação, um momento de pausa quando você fecha os olhos e esquece tudo que está lá fora e volta a atenção para dentro de si", explica Priscila. A meditação é o não pensar. Mas, para o não pensar precisamos aceitar o que passa em nossa mente para deixar ir embora sem nos apegarmos aos pensamentos. "Então, o ideal é voltar a atenção cada vez mais para a respiração ou para uma imagem." Vale inclusive usar um aplicativo de meditação para ajudar."

A meditação é uma das técnicas integrativas com maior evidência científica para o autoconhecimento. "Além disso, é comprovado que a prática auxilia nos sintomas da depressão, ansiedade e pode ajudar aqueles que sofrem com insônia", observa Esthela.

Matéria rituais para incluir na rotina - Unsplash - Unsplash
A estética influencia automaticamente na autoestima e na sensação de bem-estar
Imagem: Unsplash

3. Estabelecer uma rotina de skincare
Se sentir bonita e cuidada é fundamental para a saúde. "A estética deixou de ser vista como algo supérfluo há muito tempo. Sabemos hoje o impacto que tem na autoestima e sensação de bem-estar e no processo de saúde das pessoas", diz a nutróloga.

4. Aprender a dizer não
É essencial aprendermos a colocar limites e falar "não" antes de nos sentirmos desconfortáveis. Dizer "não" porque aquilo não está alinhado com os meus valores. Falar "não" porque não é aquilo que você quer na sua vida. "Falar não sorrindo é impedir que a hipótese de uma determinada situação chegue a incomodar", analisa Priscila.

Isso é aprender a colocar limites nas relações de forma saudável para ambos os lados. "Um ritual essencial para exercer o autoconhecimento é determinar limites, para perceber o que é seu e o que é o outro, ou seja, cuidar da própria vida com maior clareza", complementa a psiquiatra Maria Francisca Mauro.

5. Mentalizar
Fazer uma mentalização de como você quer que o seu dia seja logo pela manhã tem um efeito surpreendente. "Criar uma tela metal e projetar a imagem do que você deseja que aconteça incluindo cores, emoções, aromas, sensações e riqueza de detalhes é infalível quando feito com persistência, ausência de conflitos e merecimento", diz Priscila.

Matéria rituais para incluir na rotina - Unsplash - Unsplash
"Ao pisar na terra ou na grama, trocamos energia com o solo e descarregamos aquelas que não nos servem mais"
Imagem: Unsplash

6. Andar descalça e ter contato com a natureza
Já está comprovado cientificamente que andar descalça tem benefícios diretos na nossa saúde física e mental. "Quando pisamos na terra ou na grama, trocamos energia com o solo e descarregamos aquelas que não nos servem mais. Olhar para o horizonte descansa os olhos, sentir os raios de sol na pele energiza o corpo. Essa troca com os elementos da natureza promove autoconhecimento e amor próprio", fala Priscila.

7. Estabelecer pequenas metas
Um mantra essencial para os dias de hoje é: início, meio e fim. "Ou seja, é essencial buscar definir pequenas atividades, por partes e concluí-las, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez só, o que não é proporcional ao tempo de dedicação", ensina a psiquiatra Maria Francisca Mauro.

Matéria rituais para incluir na rotina - Unsplash - Unsplash
"É essencial buscar definir pequenas atividades, por partes e conseguir concluí-las"
Imagem: Unsplash

8. Escutar música --e se escutar
"Permita-se escutar a si mesma, não se misture com todos os outros ruídos que a rodeiam, na internet, no trabalho ou na família. Aproprie-se da sua própria melodia. Este ritual precisa ser diário para que você não se distraia de si mesma", fala a médica.

9. Adotar o autocarinho
Isso significa literalmente fazer carinho em si mesma --acariciar os cabelos, as pernas, se autoabraçar. "Ainda melhor se o carinho físico, feito pelo toque vier acompanhado de palavras, como: que lindo está meu cabelo hoje, como minha pele está macia; isso gera uma sensação de bem-estar, pois ajuda na liberação da ocitocina e outros hormônios da felicidade", diz Esthela.

Não precisamos ser tão cruéis com nós mesmas. "O mundo já é um juiz implacável, as redes sociais intensificaram muito os julgamentos. Saber reconhecer nossas vulnerabilidades é um grande passo para a autocompaixão
Esthela Oliveira, nutróloga especialista em medicina interativa

10. Masturbar-se
Esse é um hábito muito comum para os homens em qualquer fase da vida. "O maior desafio é educarmos as mulheres a praticarem também. Existe ainda muito tabu sobre o assunto. Mas é comprovado que ao masturbar-se e tendo um orgasmo, o corpo libera hormônios do bem-estar em uma quantidade que é equivalente a muitos dias de antidepressivo", fala Esthela. Além disso, a masturbação ajuda a aliviar o estresse, fortalece o assoalho pélvico e pode até ajudar com a dor de cólicas menstruais.