Topo

Cenas de 'Bom Dia, Verônica' podem desencadear gatilho, dizem especialistas

Klara Castanho e Reynaldo Gianecchini em cena da segunda temporada de "Bom Dia, Verônica" - Twitter/@NetflixBrasil
Klara Castanho e Reynaldo Gianecchini em cena da segunda temporada de "Bom Dia, Verônica" Imagem: Twitter/@NetflixBrasil

Rebecca Vettore

Colaboração para Universa, de São Paulo

07/08/2022 15h21

A segunda temporada da série "Bom Dia, Verônica" chegou à Netflix na última quarta-feira (3), expondo novamente temas relacionados à violência contra a mulher. Diferentemente da primeira temporada, desta vez o foco não é violência doméstica, mas, sim, violência sexual.

Interpretando uma das personagens principais da série está Klara Castanho. A atriz, que revelou ter sido vítima de estupro no fim de junho deste ano, interpreta uma adolescente que sofre abuso sexual e psicológico do próprio pai. Apesar de a série não mostrar explicitamente as cenas de abuso, Ângela, a personagem, sofre com passadas de mão do pai, o vê nu e é beijada à força algumas vezes.

De acordo com as psicólogas ouvidas por Universa, as cenas podem causar gatilhos em vítimas de abuso sexual.

"Os gatilhos mentais são despertados por estímulos externos, que agem no cérebro, acionando memórias e lembranças do trauma ou da situação vivenciada. Isso desencadeia reações emocionais intensas e excessivas dentro de nós. Se o estímulo externo for de algo que a pessoa vivenciou de forma traumática, as cenas de um abuso podem acionar os gatilhos", explica Renata Sarmet, psicóloga e neuropsicóloga.

A psicóloga Adriana Severine concorda que, ao ver cenas de abuso sexual, a vítima, mesmo que estiver em acompanhamento psicológico, pode se colocar no lugar daquela pessoa e reviver a dor e a angústia que já sentiu.

Apesar disso, segundo Adriana, esses gatilhos nem sempre são necessariamente negativos. "Algumas vítimas preferem ignorar o abuso e seguir em frente, sem tratar desse trauma. Ao sentir o gatilho, elas podem perceber que a ferida ainda está aberta e que precisa ser cuidada. Nesse caso, o gatilho acaba servindo como motivação para buscar ajuda".

Importância de aviso de gatilho

Em nenhum momento dos capítulos a Netflix colocou mensagem indicando que existem cenas que retratam abuso sexual. Segundo as duas psicólogas ouvidas por Universa, é importante que filmes e séries contenham avisos para que as pessoas, vítimas ou não, possam escolher assistir à produção, com a consciência do que verão.

"Os gatilhos acionados nesse tipo de trauma podem trazer à tona situações dolorosas, ressentimentos e emoções já tratadas anteriormente", afirma Renata.

Apesar da falta de aviso de alerta de gatilho, no início dos capítulos aparece a indicação de censura para 18 anos e os principais temas abordados pelo programa: violência extrema, conteúdo sexual e drogas lícitas. No final de cada episódio ainda há a indicação de um link para o grupo de apoio para quem sofre violência ou abuso.

Procurada, a assessoria da Netflix não respondeu por que não colocou alerta de gatilho na série nem comentou a opção de manter as cenas da atriz Klara Castanho.