Topo

Em 1 ano, 5 bebês: mulher dá à luz trigêmeos 10 meses após ter gêmeos em SC

Trigêmeos Vitor Hugo, Victor e Valentim nasceram com pouco mais de 2kg cada em hospital de Brusque (SC) - Hospital Azambuja/divulgação
Trigêmeos Vitor Hugo, Victor e Valentim nasceram com pouco mais de 2kg cada em hospital de Brusque (SC) Imagem: Hospital Azambuja/divulgação

Giorgio Guedin

Colaboração para Universa, em Florianópolis

13/07/2022 21h13Atualizada em 14/07/2022 17h34

Após apenas 10 meses do nascimento de gêmeos, uma família de Criciúma (SC) agora comemora o parto de trigêmeos. Vitor Hugo, Victor e Valentim vieram ao mundo na manhã de ontem, após 33 semanas e seis dias de gestação. Os recém-nascidos estão internados em um hospital de Brusque (SC), por serem prematuros, mas passam bem.

"Eu ainda estou com um pouquinho de dor, o que é normal. Mas, na medida do possível, estou bem. Os bebes nasceram bem fortes, com saúde, graças a Deus", contou ao UOL a mãe Aline da Silva Costa, 28.

O primeiro bebê a nascer foi Vitor Hugo, com 2,090kg e 46 centímetros, às 8h03. Em seguida veio Victor, com 2,100kg e 47 centímetros, às 8h05. Já Valentim nasceu com 2,270kg e 48 centímetros, às 8h09.

Aline conta que sequer desconfiava da gestação, pois ainda estava amamentando os gêmeos Vinícius e Vicente, de 10 meses. Mas precisou pedir ajuda médica após sentir um desconforto.

Foi um choque, sabendo que tinha dois filhinhos ainda pequenos. Agora é ter força e garra para cuidar dessa criançada toda.
Aline Costa, mãe de oito

O pai, Elisandro Antunes, 32, conta que a gravidez foi sinalizada após um ultrassom, mas que o casal só descobriu que teriam três crianças na 22ª semana de gestação. O eletricista diz ainda que a esposa já havia feito uma laqueadura, assim que soube que teria gêmeos, mas o procedimento não foi suficiente para evitar a gravidez — o que é considerado raro.

"Agora vou fazer a vasectomia, para garantir, né? [Ter] Filho é uma benção, mas passar por todo esse processo da gestação, hospital e UTI, é complicado. Vai ser um pouco complicado [sustentar a família]. Mas trabalhando a gente consegue as coisas", afirma.

Segundo a médica ginecologista obstetra Muriel Giongo, do Hospital Santa Isabel de Blumenau, as laqueaduras apresentam um índice de falha em torno de 5 a cada 1 mil procedimentos, ou seja 0,5%. "Há um estudo, inclusive, que indica que, em 10 anos, cerca de 10% das laqueaduras podem recanalizar", detalha a especialista, que ressalta que há outros métodos mais efetivos como o implante subdérmico nos braços, conhecido como implante anticoncepcional.

Em relação à gravidez de trigêmeos seguido de gêmeos se trata de uma raridade ainda maior. Uma pesquisa realizada em 2020 na Inglaterra apontou que uma a cada 700 mil mães poderia ter no mesmo ano uma gestação gemelar ou trigemelar. "É claro que a genética está associada a isso e o histórico familiar. Não há uma explicação acadêmica, mas esses fatores influenciam bastante. E, sobretudo, o fator sorte, quase que ganhar em uma loteria, pois são casos raros", argumenta.

Tanto os trigêmeos quanto os gêmeos do casal foram concebidos naturalmente, sem intervenção médica. O histórico de gestações nascimentos "múltiplas" tem registros dos dois lados da família. Uma tia de Aline e uma irmã de Elisandro tiveram gravidezes de gêmeos no passado.

Elisandro tem outro filho, de 12 anos, que mora com a mãe do adolescente. Já Aline, tem outros três — de 10, 8 e 4 anos. Os dois mais velhos moram com o casal e a menina de 4 anos mora com a avó paterna.

O hospital informou que a família recebeu muitas doações de roupas para os trigêmeos e que se colocou à disposição para quem quiser ajudar com a doação de fraldas e itens para os bebês. "O povo aqui é muito solidário. Acabou de chegar aqui uma doação de fraldas. Muito bacana ver isso", comemora o pai.

Gêmeos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gêmeos Vinícius e Vicente são apenas 10 meses mais velhos que os irmãos trigêmeos
Imagem: Arquivo pessoal

Jornada até o parto

O nascimento dos trigêmeos ocorreu no Hospital Azambuja, em Brusque, a quase 300 km de Criciúma, por falta de leito de UTIs neonatais - problema que Santa Catarina tem enfrentado nos últimos dias. "A gente estava esperando a primeira cidade no estado que tinha vaga na UTI [neonatal]. Como Brusque havia inaugurado novos leitos, conseguimos ser encaminhados para cá", relata Elisandro.

Até a realização do parto, Aline enfrentou alguns desafios na gestação, como pressão alta e diabetes gestacional. Por isso, ficou internada no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma, até os médicos decidirem pela transferência, feita de ambulância.

Durante o período em Brusque, os gêmeos estão sob os cuidados dos padrinhos em Criciúma. A família espera que até semana que vem Vitor Hugo, Victor e Valentim conheçam os, agora, irmãos 'mais velhos', Vinícius e Vicente.

"Todos com a letra V, pois é V de vitória", resume Aline.