Topo

Ela é a escolhida por Marquezine para cuidar de sua carreira internacional

Bruna Marquezine e sua empresária - Acervo pessoal
Bruna Marquezine e sua empresária Imagem: Acervo pessoal

Rafaela Polo

De Universa, de São Paulo

18/03/2022 04h00

"É clichê, mas eu não conseguiria sem vocês, Juliana Montesanti e Coolab Digital". No post emocionado que fez ao conquistar o papel no filme Blue Beetle (em português, Besouro Azul), Bruna Marquezine agradeceu à empresária que a ajudou a dar o pontapé inicial na sua carreira internacional. O novo filme da DC, no qual Bruna fará o papel de interesse romântico do super-herói, tem estreia prevista para 2023.

A parceria de Bruna e Juliana começou em 2019, quando a atriz já se movimentava para essa transição de carreira. "Ela já estava trabalhando com clientes internacionais, mas queria ter uma presença maior de mercado. Inicialmente, ela nos procurou para ser sua agência de PR internacional. Temos um grande conhecimento nessa área e começamos o trabalho com grandes marcas e eventos", conta a empresária de 30 anos que, em 2018, aos 27, se juntou a dois sócios, Kauê Lombardi e Matin Maggio, e fundou a agência de talentos. "Nesta época, Bruna queria ter mais autonomia nas suas escolhas de carreira e viemos para ajudá-la a se posicionar. Nosso primeiro trabalho juntas foi com desfiles em Paris", conta Juliana.

Parceria foi uma aposta de Bruna

A história de como a Coolab Digital passou a representar a atriz em todos os aspectos da carreira é bem caótica - ou pelo menos foi para Juliana. "Bruna me ligou dizendo que tinha apenas um dia no Rio de Janeiro e que precisava muito falar comigo. Eu estava no salão de cabeleireiro, em São Paulo, com papéis na cabeça fazendo luzes, na hora da ligação. Tirei os papéis e fui para o Rio com a roupa do corpo no primeiro voo que achei em Congonhas", conta.

Esse não foi o único contratempo. "No voo, para piorar, caiu café na minha roupa", lembra Juliana. Mas tudo valeu a pena quando chegou na casa da atriz e ouviu a proposta de Bruna. "Ela me perguntou se eu toparia empresariá-la e se a Coolab Digital a representaria. Obviamente que topamos".

Juliana conta que precisou respirar fundo para racionalizar tudo o que estava acontecendo. "Foi um choque saber que uma artista daquele tamanho estava reconhecendo o nosso trabalho e confiando a carreira nas nossas mãos." Até então, a Coolab Digital não tinha nenhuma celebridade no time. "A Bruna é muito generosa. Apostou em nosso trabalho e nos permitiu navegar junto com ela nesse universo. Temos uma troca muito grande. Hoje ela é 100% responsável por todas as decisões de sua carreira", diz. Atualmente, a agência também cuida da carreira de nomes como Priscila Alcântara, Camila Coelho, Celina Locks e Mariana Goldfarb.

Ponta solta entre atores e influenciadores

Juliana Montesanti - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Juliana Montesanti
Imagem: Arquivo pessoal

Fundada há três anos, a Coolab Digital é focada em trabalhar em três frentes: gerenciamento de talentos, estratégia de marca e produção de conteúdo para marcas. "Sempre fomos muito sonhadores, mas crescemos rápido. Em três anos, tivemos aqueles mesmo problemas de startups: mudar de escritório, contratar mais gente...", diz.

Formada em moda, Juliana sempre trabalhou na área de comunicação. Foram três anos na redação da Vogue, como produtora de moda. "Foi uma grande escola, pois tinha contato com agentes, marcas, assessorias e outros veículos de imprensa. Essa vivência me deu uma percepção bem ampla de onde atuar", conta.

Ao sair do mercado editorial, acumulou experiências em outras agências antes de abrir o próprio negócio. "Estava começando a surgir o modelo de grandes celebridades estarem presentes na publicidade e na internet. Foi interessante acompanhar como esse mercado virou de cabeça para baixo", conta. Foi assim, inclusive, que a empresária percebeu um espaço no mercado onde poderia atuar.

"A última empresa em que trabalhei era bem focada em influenciadores. Por isso, percebi que havia um gap entre quem vendia esses influenciadores e as celebridades que estavam chegando nesse ambiente digital, muitas vezes ainda sem saber como se comunicar nesse local. Foquei nessas pontas soltas e fui montar uma agência que contemplasse um novo direcionamento de carreira para os artistas. A TV não era mais a única plataforma com a qual eles trabalhavam", diz Juliana.

Valorização do trabalho das mulheres

Não é fácil ser uma mulher no mundo dos negócios. E é ainda mais complicado ser uma mulher jovem. "É superdifícil. Vivi situações desconfortáveis. Em uma reunião com uma grande multinacional que eu era a única mulher presente, meus sócios se apresentaram e na minha vez, o cliente disse: 'o que essa moça bonita está fazendo aqui?'. Eu tinha duas opções: enrijecer ou fazer um bom trabalho. Escolhi a segunda. Trabalhar com a Bruna, aliás, é uma grande oportunidade de mostrar que a minha experiência é válida", afirma.

Hoje, 85% do quadro de funcionários da Coolab Digital é composto por mulheres. "Se eu tivesse dito que essa era uma premissa, estaria mentindo. Mas durante toda minha carreira, tive poucas mulheres que me apoiaram. Sabemos que vivemos em um território de disputa feminina muito grande e valorizo aquelas que fizeram diferença na minha jornada".

"Como representamos artisticamente muitas mulheres também, entendemos que essa sensibilidade faz diferença, pois lidamos com carreira e sonhos pessoais"

Ela conta também que o trabalho permitiu o crescimento de grandes amizades: dentro do escritório e entre as assessoradas. "A gente coloca em prática a sororidade. Torcemos uma pela outra. Isso é difícil de encontrar em outras empresas, principalmente entre mulheres, mas lutamos para combater essa disputa", conclui.