Topo

Shantal registra boletim de ocorrência contra médico que realizou seu parto

Áudios nos quais Shantal relata a violência obstétrica foram vazados - Reprodução/Instagram
Áudios nos quais Shantal relata a violência obstétrica foram vazados Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

14/12/2021 23h06

A influenciadora Shantal Verdelho registrou hoje um boletim de ocorrência no 27º Distrito Policial, na Zona Sul de São Paulo, contra o ginecologista e obstetra Renato Kalil, que teria cometido violência obstétrica durante o parto de sua segunda filha, Domênica. Ela entrou com um requerimento de inquérito policial para apurar o caso.

No último fim de semana, áudios e vídeos de Shantal, vazados de conversas privadas, revelaram um desabafo da influenciadora sobre supostas condutas inapropriadas do médico. Ela deu à luz em setembro deste ano.

Por meio de nota, Shantal informou que as providências cabíveis estão sendo tomadas "com a mesma dignidade que ela e sua família sempre tiveram em toda a sua trajetória pública em consideração aos que lhe acompanham". A influenciadora é casada com o também influenciador Matheus Verdelho, com quem tem um outro filho.

A influenciadora também explicou que solicitou sigilo na investigação "para que seja preservada sua vida pessoal e todo constrangimento que são consequentes destes fatos". A nota diz, ainda, que Shantal deseja que o "já doloroso episódio siga com verdade e respeito".

Entenda o caso

No áudio que circula pela internet, Shantal relata não conseguir assistir ao vídeo do parto. Segundo ela, o médico a teria xingado por várias vezes.

"Ele me xinga o parto inteiro. Ele fala 'p*rra, faz força, p*rra, filha da mãe. Viadinha, ela não faz força direito, que ódio. Não se mexe, p*rra", relata.

Uma parte do vídeo, que também foi vazado, mostra o médico utiliza algumas das expressões citadas por ela. Ao que Shantal responde: "Eu tô fazendo [força]. Sou a maior interessada nisso".

Além disso, a influenciadora conta que Renato Kalil a tratou assim porque ela não aceitou fazer episiotomia —uma incisão na região do períneo para facilitar a passagem do bebê, que só é recomendada em casos de risco. De acordo com ela, o ginecologista a "rasgou com a mão" e disse ao marido dela, ao fim do parto, que ela havia ficado "toda arrebentada" e teria que dar "um monte de pontos" na sua região íntima.

À Universa, a assessoria de imprensa do obstetra negou que tenha acontecido qualquer intercorrência durante o parto. Por meio de nota, afirmou também que o vídeo foi editado e está fora de contexto.

"A íntegra do vídeo mostra que não há irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento", diz a nota.