PUBLICIDADE

Topo

Sexo

Mulher que não goza tem problema? Veja 6 mitos e verdades sobre orgasmo

iStock
Imagem: iStock

Rafaela Polo

Colaboração para Universa

29/07/2021 04h00

O universo do prazer é cercado de muitas fantasias, verdades individuais e, claro, muitos mitos. Para quebrarmos essa corrente só há uma forma: conversas honestas e conhecimento.

O site de relacionamento Happn fez uma pesquisa com seus usuários e descobriu que 63% dos brasileiros reconhecem que é muito importante conversar sobre orgasmos - principalmente com parceiros e parceiras. Para você dar o primeiro passo para derrubar lendas urbanas do prazer e melhorar o prazer sexual do time feminino, Universa conversou com profissionais para desvendar atitudes que são mitos e verdades do prazer.

SEXO SÓ É BOM SE TIVER ORGASMO
Mito.

É claro que a gente espera chegar ao ápice do prazer em todas as relações sexuais, mas o sexo é muito mais do que isso. "A relação é boa quando ambas as partes se sentem atendidas sexualmente e afetivamente. Depende da demanda de cada um. Às vezes, o sexo é bom sem orgasmos porque ele é capaz de melhorar a intimidade do casal", diz a terapeuta sexual Andrea Dell'Aquila. Contudo é importante lembrar que o prazer da mulher foi ignorado por décadas e não pode ser deixado de lado. "Temos uma história de longos anos de luta pelo orgasmo feminino. Não quero que mulheres tratem como uma obrigação, mas saibam que podem tê-los", diz Letícia Piccolo, ginecologista, obstetra, especialista em fertilidade e reprodução humana.

MULHERES QUE NÃO GOZAM TÊM PROBLEMAS
Nem mito e nem verdade.

Existe uma diferença entre não conseguir chegar ao orgasmo nunca e não conseguir atingir o prazer com o parceiro ou parceira. "Se a mulher não goza nem sozinha e nem acompanhada, e isso causa angústia e sofrimento, é preciso investigar", diz Andrea. Mas se a questão é não gozar na companhia de terceiros, a história é diferente. "Pode ser que ela não esteja recebendo o estímulo certo e que não consiga se sentir confortável o suficiente para relaxar e chegar ao prazer", diz Letícia.

ORGASMOS DURAM MUITO TEMPO
Mito.

Orgasmo bom não é orgasmo longo. Ainda mais porque o ápice do prazer tem uma duração bem limitada. "São pouquíssimos segundos. Pode parecer um século, mas é rápido", diz Letícia.

QUANTO MAIS LONGA A RELAÇÃO, MELHOR O ORGASMO
Verdade.

Nós, mulheres, já sabemos: as preliminares são primordiais para o nosso prazer. Mas agora temos a confirmação das especialistas: o orgasmo pode ser, sim, mais potente se tivermos bons estímulos antes do evento final. "Cada corpo tem uma capacidade orgástica que pode ser desenvolvida. E isso depende do tempo e qualidade do estímulo", diz Andrea. Quanto mais estimulada e com mais tesão você estiver, maior e melhor será o seu orgasmo.

ORGASMO ACONTECEM COM FACILIDADE COM A PENETRAÇÃO
Mito.

Nos filmes e livros tudo parece muito fácil, mas a realidade é a mesma na vida da maioria das mulheres: gozar só com penetração é quase um milagre. "A maior parte das mulheres não têm orgasmos com penetração. A maioria chega ao prazer com estímulos no clitóris", diz Letícia.

Sexo