PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Samambaia para proteção e trevo para autoestima: o lado mágico das plantas

Samambaia para proteção e trevo para autoestima: o lado mágico das plantas - Halanna Halila/Unsplash
Samambaia para proteção e trevo para autoestima: o lado mágico das plantas Imagem: Halanna Halila/Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para o UOL

15/06/2021 04h00

Amor, prosperidade, abundância, proteção e fertilidade. Para cada desejo, tem uma planta que pode te ajudar a conquistá-lo e o melhor: elas podem ser incorporadas à decoração da sua casa.

Abaixo, veja plantas mágicas e como usá-las no dia a dia para usufruir de seus benefícios energéticos.

Violeta: conexão espiritual

A Violeta é uma flor charmosa que toda casa de vó tem. Aos poucos, ela está voltando ao radar de quem gosta de ter plantas na decoração não só pela sua beleza, mas pela sua praticidade. Porém, colocar uma Violeta na sala de casa ou na cozinha, por exemplo, vai não só enfeitar como trazer proteção espiritual para o lar.

É uma flor que ajuda a manter a harmonia na rotina e a conexão com a espiritualidade, importante para que a casa não adentre em energias desequilibradas e, assim, tenha proteção contra a negatividade. Além de colocá-la em um cômodo central, deixar um vasinho no quintal ou na varanda também ajuda a bloquear as energias densas que vêm da rua.

Babosa: proteção contra negatividade

Também conhecida como Aloe Vera, a Babosa é uma planta muito buscada para auxiliar no tratamento de queimaduras e outros problemas de pele. Por isso, é comum a encontrarmos no jardim de algumas casas. O lado espiritual da Babosa, porém, é pouco conhecido, mas suficientemente poderoso para querermos um exemplar da planta em nossa casa.

Na magia, a Babosa é regida pela Lua e pode ser usada para cortar influências malignas no lar. Também é usada para atrair proteção espiritual e boa sorte. Quando algum de seus galhos cair, coloque-o de ponta cabeça na porta de entrada da sua casa. Depois que secar, você pode repetir o ritual.

Hera: fortalecimento das estruturas

Mais uma planta queridinha na decoração, a Hera também vai trabalhar a proteção e o fortalecimento de nossas estruturas. Por ser uma planta rastejante, ela pode crescer em paredes ou muros de uma casa, criando uma espécie de proteção ao redor do lar, que fortalece a todos que ali habitam.

A Hera é regida pelo planeta Saturno na magia e tem, em suas folhas, o formato de um pentagrama. Por isso, ajuda a ancorar a proteção divina para quem a possui, lembrando da nossa responsabilidade individual em manter nossas estruturas firmes para que nada possa rompê-las.

Íris: reconciliações afetivas

Íris é um grupo com cerca de 280 espécies de flores reconhecidas atualmente. Porém, desde a antiguidade ela é cultuada não só por sua beleza e cores diversas, mas por ser um símbolo de sabedoria. Na magia, ela é regida por Vênus, planeta do amor e da beleza. Esse fato faz com que a Íris seja usada, inclusive, em simpatias de amor.

Associada à Deusa de mesmo nome, mensageira dos deuses na mitologia grega, ela ajuda a estimular a boa comunicação entre pessoas que se amam e também simboliza a ligação entre o céu e a terra. Boa planta para enfeitar principalmente quartos e áreas de bastante convivência.

Samambaia: proteção mágica

Mais uma planta de vovó que caiu no gosto dos millennials, a Samambaia possui suas propriedades mágicas em diversas tradições. Regida por Saturno na magia, ela é uma poderosa planta de proteção. Seus ramos podem ser queimados para fazer uma bela defumação em casa, espantando tudo aquilo que causa desequilíbrios e doenças.

Aprenda com as avós: deixar uma bela Samambaia perto da porta de entrada da casa cria um escudo de proteção ao redor do lar, eficiente contra energias densas que podem trazer qualquer tipo de desarmonia.

Trevo: beleza e autoestima

Na magia, o trevo é uma planta regida pela Lua e remonta a antigas lendas, principalmente quando se apresenta com três folhas. Isso porque, na mitologia celta, três eram as irmãs responsáveis pelo nosso destino, além de ilustrarem, cada uma, o presente, o passado e o futuro.

O trevo também vai ter associação com as três fases da Deusa Tríplice e da Lua — a jovem, a mãe e a anciã —, por isso vai ajudar a resgatar a autoestima e trazer um novo olhar sobre a beleza que todos nós possuímos. Ótima planta para ter perto de uma penteadeira ou de um espelho.

Dama da noite: sensualidade

Quem nunca passou por uma rua de noite e sentiu um perfume encantador? A grande responsável por esse cheiro é a Dama da Noite, uma planta com botões florais que ao florescerem exalam um perfume bastante marcante.

Essa planta vai trabalhar o resgate de nossa sensualidade e tem características afrodisíacas que ajudam a resgatar a libido e o autoamor. Antigamente, seus galhos eram usados para fazer poções de atração. Quando quiser resgatar esses valores internamente, enfeite sua casa com uma flor de Dama da Noite e aproveite os benefícios. Por seu cheiro ser forte, evite deixar no quarto.

Girassol: brilho pessoal

Como o nome diz, o Girassol é regido pelo Sol e traz felicidade. Suas pétalas amarelas e alaranjadas remetem aos raios do Sol, simbolizando iluminação, entusiasmo e autoconfiança. Por isso, é interessante deixar um Girassol no ambiente quando estiver precisando de um estímulo extra para dar conta das obrigações ou daquela tarefa que parece desafiadora.

Além disso, é uma planta que também pode ser utilizada para ajudar energeticamente a processos de cura emocional, trazendo força e ânimo para curar doenças físicas. Deixe o Girassol inundar seu lar com o sentimento de autoconfiança e poder pessoal!

Hortelã: boa comunicação

Muita coisa na cabeça e estresse batendo forte? Calma, tem uma plantinha muito querida da culinária que também pode trazer benefícios de maneira mágica. Estamos falando do Hortelã que, com seu cheiro refrescante, muitas vezes é usado para fazer chás e sucos. Ele também é usado de maneira ritualística para purificação de pensamentos e boa comunicação.

Por isso, é uma planta excelente para ter no home office ou até mesmo na cozinha, perto das mãos que poderão incorporá-lo aos alimentos. O Hortelã também ajuda a abrir nosso campo mental e espiritual, favorecendo a comunicação para além do físico. Pode ser colocado em um altar para seu anjo da guarda.

Artemísia: garra e intuição

Para carregar o nome de Ártemis, a Deusa da caça na mitologia grega, essa planta só podia ser poderosa. Conhecida como a "rainha das ervas", a Artemísia é muito usada desde a antiguidade, quando era usada pelas parteiras para facilitar o trabalho de parto. Essa erva permite potencializar nossa intuição e espiritualidade.

Mais do que isso, ela traz garra e força para que possamos resgatar nossas raízes e tomarmos consciência de nossas capacidades. Por isso, é uma excelente planta para nos lembrar de nossa garra e ajudar a colocá-la na prática quando necessário.

Alto Astral