Topo

Saturno retrógrado em Aquário pede mais responsabilidade social e coletiva

Saturno retrógrado em Aquário pede mais responsabilidade social e coletiva - Getty Images
Saturno retrógrado em Aquário pede mais responsabilidade social e coletiva Imagem: Getty Images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

23/05/2021 04h00

A partir do dia 23 de maio e até o dia 10 de outubro, Saturno ficará retrógrado no signo de Aquário. Conhecido como o Senhor do Karma, a representação do Deus Cronos, o planeta age como um limitador e vem cobrar nossas responsabilidades. A astróloga Sara Koimbra explica que ele é visto como um pai que restringe e cobra posturas para que o filho se desenvolva de maneira satisfatória.

Se naturalmente essa cobrança já é rígida por ser um planeta dito maléfico, quando Saturno fica retrógrado essa pressão se torna ainda mais pesada e desafiadora. "Com essa retrogradação, se não fizermos o básico em relação às nossas responsabilidades, principalmente coletivas, as consequências serão radicais. É preciso chegar a um consenso sobre o que precisamos melhorar e ter foco para colocar as melhorias em prática", diz.

Sara explica que Saturno está relacionado, além da responsabilidade, com as regras, a diligência, a maturidade, as estruturas e a coletividade. O planeta tem como objetivo astrológico ajudar todos os signos a compreenderem qual a responsabilidade de cada um em relação ao mundo coletivo, além de trazer ponderação para lidar com o que não é tão fácil de digerir.

"Quando Saturno retrograda em Aquário, ele traz acontecimentos imprevisíveis em relação à estrutura da sociedade, em relação aos nossos sonhos e às nossas grandes aspirações. Como a gente lida com o que não tem escapatória? Como isso pode favorecer o nosso amadurecimento e trazer crescimento pessoal?", reflete a astróloga.

Embora suas ações influenciem cada pessoa individualmente, já que todos possuem Saturno no mapa astral, Sara explica que o planeta é considerado social ou impessoal, além de ter rotação lenta. Isso significa que ele rege as nossas características e o nosso papel em relação ao grupo. "Veja onde Saturno está no seu mapa. É nesse setor que o planeta vai pedir uma pausa para reavaliações", diz.

Cenário político

As estruturas governamentais vão ser especialmente tocadas por essa retrogradação. Isso acontece porque o trânsito será em Aquário, planeta regido por Urano, que fala sobre revoluções, tecnologia e conflitos. "A tecnologia e os avanços da política no contexto social estarão em pauta. A liberdade do ir e vir também será questionada, por isso acredito que a terceira onda da pandemia no Brasil pode vir durante este período", acredita a astróloga.

Mais restrições podem ser impostas, já que a retrogradação de Saturno aponta rigidez em dobro para setores que não estão cumprindo com suas obrigações. A vacinação, inclusive, pode sofrer empecilhos e ter sua propagação ainda mais lenta. Sara explica que a demora trazida pelo astro acontece para que as pessoas reavaliem o contexto e entendam suas responsabilidades nisso tudo.

Responsabilidade social

"Até o dia 10 de outubro, seremos forçados a olhar com mais maturidade para a nossa responsabilidade coletiva. Se a demora da vacina estava incomodando, agora incomodará mais. Se o aumento de casos incomodava, agora seremos obrigados a olhar para nossa carga de responsabilidade em relação a isso. Colheremos as consequências por não termos permitido certos avanços", acredita a astróloga.

Ela defende que Saturno cobra o despertar sobre nosso papel no desenvolvimento coletivo. "Como eu estou atrapalhando esse desenvolvimento? Qual a minha posição em relação a tudo isso? Essa introspecção e reflexão a respeito da nossa liberdade de movimentação dentro de um contexto mais amplo será trazida com força por Saturno retrógrado. Estamos permitindo os avanços ou estacionando os avanços? Questione-se", finaliza a astróloga.