PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Banhos de ervas podem ajudar na autoestima, sexualidade e mais. Veja dicas

Banhos de ervas para autoestima, sexualidade e criatividade - Anete Lusina/Pexels
Banhos de ervas para autoestima, sexualidade e criatividade Imagem: Anete Lusina/Pexels

Camila Eiroa

De Universa

25/02/2021 04h00

Não é de hoje que a prática de tomar banho de ervas ajuda a afastar o mal, atrair o bem e trabalhar outras intenções espirituais e energéticas. Misturar ervas frescas ou secas na água, como ao fazer um chá, e banhar o corpo é uma tradição ancestral que vem sendo resgatada cada vez com mais força. Afinal, toda planta carrega energia e propriedade específicas.

"As ervas conseguem adentrar o nosso campo energético, fazendo limpezas sutis, movimentando a energia, acalmando, harmonizando e equilibrando os chakras. Além disso, elas também trabalham nosso campo emocional, o que pode ajudar em processos pessoais como momentos de dificuldade, por exemplo. As ervas são ótimas amigas e aliadas para o nosso autocuidado", conta a fitoterapeuta Paula Magalhães (@saluba.alquimias).

Paula é neta de erveira, cresceu indo em benzedeiras e foi umbandista por muitos anos. Toda sua vivência a aproximou do reino vegetal de uma maneira espiritual e intuitiva. Decidida a abandonar um trabalho traumático, se formou em Fitoterapia e hoje dá aulas e oferece produtos feitos artesanalmente com ervas. Ela diz que é possível se conectar com as ervas de diversas maneiras: com a jardinagem, com banhos e até meditações.

"Precisamos nos lembrar do que nossos ancestrais faziam. Eles exercitavam o tato, o olfato e a visão ao trabalhar com o reino vegetal. Por isso busco resgatar atos como esmagar as folhas nas mãos, sentir o cheiro, perceber qual a sensação que o corpo manifesta e qual emoção aquele aroma desperta. Muitas pessoas acabam ficando no automático e esquecem desse contato, que é capaz de mudar nosso olhar para com as plantas", acredita.

Um dos trabalhos principais da fitoterapeuta é com o resgate do feminino e os famosos banhos de ervas são grandes protagonistas nessa busca. Paula conta que é possível ativar o chakra sexual através das ervas e resgatar toda nossa potência de autoamor, autoestima, criatividade e fertilidade. "As ervas que mais gosto para trabalhar o chakra sexual são Hibisco, Rosa Vermelha, Damiana, Baunilha e Sândalo", revela.

Para fazer o banho, podemos optar por ervas frescas ou secas. Se forem ervas frescas, o banho é obtido através da maceração na água fria, que consiste em amassar a erva na água e retirar seu sumo. Já se forem secas, basta esquentar a água e desligar o fogo antes que ela ferva. Depois disso, jogar as ervas e abafar por alguns minutos. Todo material de banho deve ser descartado na natureza.

Veja abaixo 5 banhos de ervas para despertar o chakra sexual e toda sua potência criativa!

Banho para autoamor

Ingredientes (por colher de chá):

Malva cheirosa

Rosa amarela

Camomila

Efeitos: Nada melhor que se sentir acolhida e bem consigo mesma, certo? Esse é um banho que vai trabalhar o poder pessoal e como nos enxergamos. Afinal, a camomila cuida da parte emocional, ajudando a trabalhar culpas e dores que carregamos.

Banho para autoestima

Ingredientes (por colher de chá):

Pétalas de Girassol

Canela

Hibisco

Efeitos: Esse banho ajuda bastante quem tem problema com a autoimagem, já que vai trabalhar os chakras sexual e plexo solar. A canela ajuda a trazer movimentação, enquanto o hibisco ajuda com a sensualidade, trabalhando a visão distorcida que temos sobre o "ser sensual", e nos deixando confortáveis em nossos corpos, além de aumentar a nossa potência de amor-próprio.

Banho para criatividade

Ingredientes (por colher de chá):

Alecrim

Folhas de Pitanga

Manjericão

Efeitos: O alecrim tem o papel de manter o foco no que é necessário, promovendo atenção e foco ao agora. Já as folhas de pitanga trazem movimentação, fazendo a energia circular. Por fim, o manjericão nos ajuda a ter fé no nosso potencial e em nossas ideias.

Banho para sexualidade

Ingredientes (por colher de chá):

Rosa vermelha

Damiana

Uma colher de sopa de Mel

Efeitos: Aqui movimentamos o chakra sexual, ajudando na libido e no desejo, além de promover segurança para quem tem dificuldade de se soltar e para quem sente culpa pelo seu próprio prazer.

Banho para sexualidade II

Ingredientes (por colher de chá):

Hibisco

Calêndula

Duas colheres de sopa de vinho tinto

Efeitos: Esse banho é o que eu mais gosto! Sempre que estou me sentindo sem poder pessoal e retraída com a minha sexualidade, eu tomo. Ele ajuda no sentir prazer com seu próprio corpo, trazendo vida e vitalidade para o nosso sol interior. Isso ajuda a trazer segurança e confiança, já que a combinação do hibisco e do vinho traz toda a energia necessária para movimentar nossa energia sexual. É daqueles banhos que tomamos e saímos do banheiro nos sentindo a verdadeira Deusa!

Alto Astral