PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Cronograma facial promete pele bonita sem rotina impossível de cumprir

iStock
Imagem: iStock

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

07/05/2021 04h00

Os médicos são unânimes: os cuidados com a pele do rosto são fundamentais para mantê-la sempre bonita, saudável e com viço. Entretanto, uma dose de creme vez ou outra não é o suficiente. "É preciso se organizar para cuidar da pele como um todo, repondo vitaminas e ajustando tratamentos para manchas, flacidez e o que mais incomodar", explica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo. Um jeito eficiente de manter a rotina é por meio de um cronograma facial, ou seja, "um planejamento que o médico cria junto com o paciente a ser cumprido em casa, no consultório ou nos dois", esclarece a dermatologista Renata Castilho, de São Paulo.

Para que serve o cronograma facial?

A rotina de skincare funciona em duas frentes: tratamento ou manutenção e prevenção. "Há uma queda progressiva de colágeno depois dos 25 anos", explica a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo. Isso significa que, com o passar do tempo, a pele perde elasticidade, brilho e firmeza. A adoção de bons hábitos e dos produtos certos entra para desacelerar o processo.

Há uma máxima importante em toda rotina: ela precisa ser cumprida. Não importa se, na teoria, ela é incrível, quando é impossível segui-la na prática. O cronograma facial atua como uma ferramenta para entender o que é realmente essencial, qual é a frequência de uso ideal e como seguir cada passo. Ele é interessante para quem não tem tempo, é esquecida ou tem dificuldade para manter hábitos.

Antes de tudo, programe-se com o seu médico

Para não comprar cosméticos inadequados para o seu tipo de pele e acabar perdendo dinheiro ou desperdiçando produto, é preciso dar uma passadinha no seu dermatologista. Ele vai analisar todo o rosto e indicar o que você precisa de forma assertiva.

"Além disso, o cronograma deve ser reavaliado a cada três meses, pois as necessidades da pele mudam. Não é que ela se acostuma com o produto ou que ele perde o efeito, mas problemas e questões transitórias podem desaparecer. Por exemplo: quando a acne está na fase inflamatória, exige certo tipo de tratamento. Se esse processo já diminuiu e surgiram cravos, o tratamento é outro. O mesmo para manchas e ativos que combatem o envelhecimento celular. Também existem ácidos que não devem ser utilizados por períodos prolongados", argumenta Renata.

modelo; pele; skincare - Getty Images - Getty Images
A divisão de cuidados entre dias, semanas e meses ajuda na disciplina
Imagem: Getty Images

Cronograma facial diário

No dia a dia, é importante limpar, proteger e hidratar a pele, segundo as especialistas ouvidas pela reportagem. Com um pouco de disciplina, dá para tirar de letra.

Manhã

1. Higienize a pele com um sabonete facial que atenda o seu tipo de pele.

2. Aplique um antioxidante, como a vitamina C, em sérum. Ele vai evitar o envelhecimento celular, dar viço e potencializar o FPS.

3. Passe um protetor solar em todo o rosto. Neste momento, não economize. A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica o equivalente a uma colher de sopa para toda a face. As versões com cor criam uma barreira física extra por conta do pigmento. Quem tem tendência às manchas pode apostar.

4. Aplique uma camada de bálsamo labial ou manteiga de cacau. A pele fina da região resseca com mais facilidade. Além disso, o produto dá melhor acabamento ao batom.

Noite

1. Caso tenha usado maquiagem ao longo do dia, use água micelar para removê-la. Em seguida, lave com o mesmo sabonete da manhã.

2. Aplique um creme específico para a área dos olhos. Esta região é a mais fina e ressecada de todo o corpo. A hidratação evitará vincos e descamações.

3. Hora de passar o ácido! Como você está longe das radiações solares, não corre o risco de manchar a pele. Lembre-se: as melhores fórmulas e ativos serão aqueles indicados pelo seu médico. Este é o momento de tratar acne, manchas ou qualquer outra questão que incomode.

4. Hidrate com um creme específico. O ácido hialurônico é um ótimo ingrediente para isso. Aplique no rosto todo e estique até o pescoço.

5. Hidrate os lábios com o mesmo bálsamo usado pela manhã.

Cronograma facial semanal

Existem hábitos que são ótimos para a pele do rosto, mas não podem ser repetidos diariamente em razão do risco de sensibilidade ou estímulo da oleosidade.

Uma vez por semana

Aproveite o tempinho extra do final de semana e aposte nas máscaras. Quem tem pele oleosa ou com tendência à acne pode apostar nas máscaras de argila. Se tem pele seca, vá nas versões hidratantes e com vitamina C.

Duas vezes por semana

Esfolie a pele para remover as células mortas. "Não esqueça das regiões do nariz, da testa e do queixo. Elas têm maior tendência para formar cravinhos", alerta a dermatologista Carolina Marçon.

Uma vez a cada 15 dias

Experimente uma máscara caseira feita de algas para provocar um detox. "As algas são antioxidantes e retêm a umidade na pele, equilibrando o pH e revitalizando a região", conta Roseli Siqueira. A esteticista dá a receita: dilua meia folha de alga em uma xícara de chá de água bem quente até virar uma gelatina - uma média de 30 minutinhos. Quando estiver morna, aplique a máscara de alga delicadamente no rosto, fique por uns 15 minutos e enxágue até removê-la por completo.

De quatro a seis meses

Além de todos os tratamentos em casa, existem aqueles feitos no consultório. As médicas ouvidas confirmam que a toxina botulínica, indicada para amenizar as rugas dinâmicas, deve ser feita de quatro a seis meses. "Estamos falando em uma média de duração, mas que varia de acordo com as características individuais, estilo de vida, prática de atividade física, entre outros", completa Carolina.

Uma vez ao ano

Os tratamentos estimuladores de colágeno duram até um ano e meio. "Tem ainda os preenchedores, que podem ser realizados na região das olheiras, lábios, malar, mandíbula, com a programação anual", lembra Renata.

Beleza