PUBLICIDADE

Topo

Preta: "Fiz lipo, tomei remédio, fiquei magérrima. E não pararam de atacar"

De Universa

28/01/2021 04h00

Convidada de estreia da primeira temporada do E aí, Beleza?, o novo talk show feminino de Universa, Preta Gil detalha em entrevista à apresentadora Fabi Gomes como a pressão estética e os ataques à sua imagem abalaram sua autoestima desde que se lançou como cantora, há quase 20 anos. "Fui saco de pancada de gente misógina, racista e gordofóbica numa época em que essas palavras nem existiam", conta. "Por causa disso, emagreci, fiz lipo, tomei remédio e fiquei magérrima. E não pararam de atacar."

Preta Gil, direto da entrevista à distância para o E aí, Beleza? - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Preta Gil, direto da entrevista à distância para o E aí, Beleza?
Imagem: Mariana Pekin

Preta diz que essa violência muitas vezes também acontecia de forma velada. "Passei por situações constrangedoras demais. De fazer capas de revista onde me emagreciam, me embranqueciam... Eu me olhava e pensava: 'Não, essa não sou eu'", recorda a cantora. "Todo dia eu digo um 'chega, basta dessa palhaçada'."

No entanto, Preta acredita que a luta dos movimentos de body positivity estão mudando esse cenário de padrões estéticos que aprisionam tanto as mulheres. "Agora eu acho que é só subida, com algumas aceleradas. Hoje temos potências, mulheres incríveis que têm voz e espaço falando sobre isso. Antes as pessoas não se viam, não se gostavam."

Na entrevista, que aconteceu enquanto Preta se maquiava com Fabi - que, além de apresentadora do programa é maquiadora profissional e colunista de Universa - a cantora explicou como o isolamento social mudou sua rotina de autocuidado. "Antes da pandemia, eu não me tocava porque tinha sempre uma maquiadora cuidando disso. Mas quando me vi trancada dentro de casa, tendo que fazer lives, tive que aprender a me maquiar", explica. "Com isso, comecei a descobrir minha pele, minha idade, minhas marcas de expressão. E aí, nesse processo de autoconhecimento, passei a entender o envelhecer de uma forma diferente."

E aí, Beleza?: próximos episódios

Os próximos episódios de E aí, Beleza?, produzidos por MOV, a produtora de vídeos de UOL, serão exibidos às quartas em Universa. a atração reunirá convidadas de peso, como a advogada Gabriela Prioli, a vereadora Erika Hilton (PSOL), a atriz Carolina Ferraz, a influenciadora Karol Pinheiro e a médica e ex-BBB Marcela McGowan.

Fabi Gomes, nos bastidores das gravações na Casa UOL - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Fabi Gomes, nos bastidores das gravações na Casa UOL
Imagem: Mariana Pekin

Fabi gravou a partir da Casa UOL de Verão, locação do projeto que reúne a programação de verão do UOL (seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde). Já as convidadas conversam a partir de suas casas. As câmeras viram espelho e a troca de experiências e dicas rola solta.