PUBLICIDADE

Topo

Moda

Minha legging, minha vida: cinco modelos para variar o look da quarentena

A stylist Ade Samuel - Reprodução Instagram
A stylist Ade Samuel Imagem: Reprodução Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

03/12/2020 04h00

Bem antes da quarentena, o estilo esportivo das leggings já havia invadido as produções de final de semana, em aerolooks e até em roupas de trabalho. Mas, com o isolamento social, a praticidade desse modelo de calça se tornou ainda mais essencial no guarda-roupa feminino. Não é à toa que a legging preta esteve entre os itens de moda mais vendidos nos últimos meses.

Sinônimo de conforto, a legging transcendeu as academias e ganhou status de roupa casual, permitindo uma variedade de combinações em looks para usar dentro ou fora de casa. A versão "pretinha básica" deu espaço a peças com uma pegada mais descolada. Tanto em materiais --como tecidos 100% algodão ou em cirrê com brilho metalizado, por exemplo-- quanto em estilo, com detalhes no cós e texturas marcantes no comprimento da roupa.

Novidades em leggings

O stylist Luiz Plínio lembra que, nas últimas temporadas, a legging apareceu em modelos que fogem do tradicional, compondo looks modernos e repaginados. Surgiram pequenos detalhes que fazem toda a diferença no estilo da calça, mas sem deixar de lado o conforto da peça, como uma versão cropped abaixo dos joelhos ou a variação em tons mais claros, como o nude.

"Apesar da referência de academia, é possível desconstruir o look em uma proposta mais urbana. Opções diferentes, com textura e amarração, podem ajudar nesta tarefa. E, para equilibrar, invista em uma parte de cima mais larguinha, neutra ou que chame menos atenção", diz o stylist.

Assim, repaginadas, leggings mais descoladas começaram a pipocar nos feeds das fashionistas, em produções que transitam em diversos ambientes.

5 modelos de legging para inspirar

Legging com brilho

legging - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A influencer Camila Coelho usa legging com brilho
Imagem: Reprodução Instagram

Versões em couro ou mesmo cirrê (couro fake) agregam estilo à legging de todo dia: o brilho, mesmo que discreto, destaca a peça no look final. O truque para não escorregar na produção é compensar o visual com uma blusa mais básica na parte de cima. "Para deixar a combinação mais sofisticada e a silhueta alongada, a dica é investir em itens que sejam da mesma cor da legging, criando um look monocromático", aposta Camila Luz, especialista em imagem e estilo pessoal.

Tons de nude

legging - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Alicia Roddy em look com legging nude
Imagem: Reprodução/Instagram

É possível, sim, usar a legging nude sem parecer que você saiu de casa sem roupa (de longe, especialmente). A ousadia pode não agradar a todas, mas rende looks que fogem do óbvio. Para a peça não marcar, o macete é apostar em blusas mais compridas ou peças de alfaiataria oversized que cobrem o quadril.

Com textura

legging - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Look com legging da influencer Gabi Fresh
Imagem: Reprodução/Instagram

Nervuras, listras e desenhos em alto relevo: as texturas ajudam a deixar a produção com legging ainda mais versátil para o dia a dia. Mesmo sutil, esse elemento destaca a calça nas mais diversas composições, ajudando a fugir do básico e casual.

Cropped

legging - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A criadora de conteúdo Nnenna de legging cropped
Imagem: Reprodução Instagram



Assim como a versão jazz pants, o modelo cropped também é uma boa aposta para renovar o look com legging. Com corte abaixo do joelho ou no meio da panturrilha, essas opções fogem do clima de academia quando combinadas com peças como roupas de alfaiataria, entre elas, blazer e camisa social para looks mais modernos.

Detalhe no cós

legging - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A editora de moda Lauren Eggertsen
Imagem: Reprodução/Instagram

Um cinto, faixa colorida ou mesmo o cós transpassado. Todos esses detalhes conseguem dar uma cara nova até para a mais básica das calças legging. Um upgrade no cós da calça amplia as possibilidades de apostar em blusas dos mais variados estilos —mais curtas, como t-shirts de nozinho, ou até camisetas xadrez. Nos pés, sapatilhas, tênis ou sandálias flatform conferem um ar mais casual à produção nos dias quentes. No inverno, basta uma bota de cano alto para completar o upgrade no look.

Calça-justa

Não há limites para montar produções com legging. No entanto, como o modelo transita entre os conceitos de calça e meia-calça, é importante ter alguns cuidados ao vestir a peça. "A calça legging é facilmente adequada aos diferentes estilos. Ainda assim, é preciso atenção ao usá-la por causa da modelagem mais justa ao corpo", diz Camila Luz.

Se você quer evitar que a legging marque muito, a dica é usar uma blusa ou casaqueto para manter o quadril coberto. Ou, ainda, optar por tons mais escuros, como azul-marinho, verde-militar, marrom, cinza ou vinho.

Moda