Topo

Cropped e chamativa: camisa social sai do armário e assume looks despojados

Ludmilla usa camisa com animal print - Reprodução/Instagram
Ludmilla usa camisa com animal print Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

08/01/2020 04h00

Com referências nos anos 80, a camisa de manga curta voltou aos desfiles de primavera/verão das últimas temporadas. E, com o crescimento da moda sem gênero, ela quer entrar de vez no seu guarda-roupa. Se antes a peça era queridinha nos looks de trabalho, hoje ela circula em diversas ocasiões em modelos que transitam do clássico vestido chemise até versões moderninhas com mangas bufantes.

"A camisa social básica está entre as peças que mais se transformaram, e atualmente há versões em tecidos encorpados, extremamente leves ou transparentes, além de comprimentos dos mais diversos - do cropped aos vestidos. Até mesmo marcas que se mantém na alfaiataria reinventaram modelagens e fizeram um mix perfeito com um estilo mais despojado", acredita a especialista em moda Mariana Marcato, da Prêt à Louer.

Além disso, mangas curtas são perfeitas para o clima quente, deixando o look mais fresquinho e pronto para enfrentar o calor. De olho na tendência, famosas e it girls já desfilam looks com camisas curtas nas redes sociais. Veja como:

Misturinha de estampas

A camisa de manga curta estampada deixou de lado o estilo "havaiano" e ganhou elementos de design com desenhos estilizados de listras, poás e até animal print. Na temporada, rende combinações como conjuntinhos com a mesma padronagem e, ainda, looks com mix de estampas.

Detalhes nas mangas

Detalhes como mangas bufantes, amarrações, bordados e recortes fazem toda a diferença no visual - assim como o tecido da camisa. "Você joga com saia, calça, shorts e consegue fazer uma produção moderna. Na hora de comprar, fique atenta ao tecido: sempre escolha aquele que tenha um bom corte, não amasse e seja confortável", afirma o fashion stylist Marlon Portugal.

Mais um dia de gravação para o ?Troca de esposas? #LookdaTici

Uma publicação compartilhada por Ticiane Pinheiro ?+ (@ticipinheiro) em

Truques de estilo

Alguns truques deixam a camisa de manga curta ainda mais estilosa - e são bem fáceis de fazer em casa. Marlon Portugal cita macetes como o nozinho na extremidade da blusa, usar a peça aberta com um top descolado por baixo ou lingerie aparente e, ainda, apostar em uma regata de malha por cima da camisa.

Saída de praia

Nos momentos pé na areia, a camisa pode se transformar em uma saída de praia improvisada, mas cheia de estilo. Além da pegada fashion, a peça deixa o look bem descontraído e confortável. Acessórios como bolsa de palha e chapéu de aba larga arrematam o visual praiano.

Transparência

Looks de balada permitem mais ousadia na camisa de manga curta: transparência, brilho e um toque metalizado compõem aquele visual que exala sensualidade. Para não ficar over, o segredo está em equilibrar o top chamativo com a parte de baixo neutra - como uma saia preta reta, jeans de lavagem discreta ou calça reta.

Cores da estação

Camisas em cores neutras, como tons pastéis e nude, combinam facilmente com outras peças, permitindo brincar com estampas, shapes e composição com tonalidades vibrantes. Uma aposta certeira - e queridinha das it girls - é a dobradinha rosa e vermelho que ainda rende produções surpreendentes.

Camisa cropped

Para quem busca uma peça fashionista, a versão cropped garante um visual feminino e moderno. Esta modelagem pode ser usada com calça de cintura alta, saia lápis e até bermuda ciclista. "Preste atenção no design para garantir a estética que deseja: cortes mais tradicionais não têm erro porque costumam se manter durante todas as temporadas. Na dúvida, opção mais certeira é uma camisa branca bem cortada com mangas curtas em alfaiataria", completa a especialista Mariana Marcato.