Topo

Direto dos anos 90, calça bailarina é perfeita para home office

Calça flare - Reprodução/Instagram e Getty Images
Calça flare
Imagem: Reprodução/Instagram e Getty Images

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

08/09/2020 04h00

Talvez você nunca tenha ouvido falar em jazz pants, mas se lembra bem daquele modelo de calça elástica, com cós macio e barra flare que foi hit nos anos 90. Jazz pants é a forma repaginada da conhecida calça bailarina, um estilo que foi muito popular há mais de 20 anos, mesmo para quem nunca pisou em um estúdio de dança.

A calça bailarina está de volta com seu mood esportivo e versatilidade de combinações. E não poderia haver época melhor para esta referência pipocar também fora das academias. É uma alternativa para se arriscar e experimentar uma opção comfy que foge de modelos óbvios, como o moletom, por exemplo.

"As calças confortáveis nunca perderam espaço no guarda-roupa. Mas, com a pandemia e a questão do home office, elas estão sendo muito mais usadas pelas mulheres em casa. Além de práticas, são fáceis de lavar e não precisam ser passadas", afirma a consultora de moda Érica Alvarenga.

Igual, só que diferente

Se nos anos 90 o modelo em helanca preto e liso fazia sucesso nas ruas, agora, a calça bailarina não é mais a mesma. Os tecidos elásticos ganharam versões modernas e "respiráveis", que oferecem conforto térmico ao mesmo tempo em que evitam o suor e mau cheiro.

"O mais indicado para esse tipo de modelo de calça é a composição de elastano com poliamida. Existe também a opção em poliéster, mas o tecido nesse caso esquenta mais e não tem a troca de calor com o corpo", completa Érica.

O shape justo na parte da coxa e solto na panturrilha surge em 2020 com recortes na barra e mix de tecidos. Isso sem contar opções estampadas em animal print, florais, listras e até bolinhas. Traz o conforto necessário para este momento, mas sem deixar de lado o estilo de quem gosta de se arrumar mesmo em casa.

Jazz pants: como usar

Verdade seja dita: é uma calça muito versátil e se adapta a vários estilos. "Em uma proposta casual, pode ser combinada com uma t-shirt ou blusa mais descolada e uma jaqueta. Já para um look social, é só jogar um blazer, um salto e pronto", recomenda a estilista Marina Kloth, da Marina&Gabriella.

Com tênis branco

O estilo flare alonga a silhueta e com bainha mais comprida, é possível esconder os sapatos (ou a falta deles) em outfits perfeitos para ficar em casa. Para aproveitar a referência esportiva da peça, invista em um par de tênis. Especialmente o tênis branco, que combina com tudo e segue em alta.

flare1 - Reprodução/@CrystalSundays/Pinterest - Reprodução/@CrystalSundays/Pinterest
Calça com recorte na barra que destaca o tênis branco
Imagem: Reprodução/@CrystalSundays/Pinterest
flare2 - Reprodução/@ModRetro/Pinterest - Reprodução/@ModRetro/Pinterest
T-shirt com nozinho para completar o visual homewear
Imagem: Reprodução/@ModRetro/Pinterest

Com blusa de moletom

E ainda neste estilo esportivo e casual ao mesmo tempo, nada mais confortável que vestir a calça bailarina com blusas de moletom.

moletom - Reprodução/@Motelrocks/Pinterest - Reprodução/@Motelrocks/Pinterest
Casaco de moletom em look cheio de texturas
Imagem: Reprodução/@Motelrocks/Pinterest
moletom 2 - Reprodução/@Isabel SantAnna/Pinterest - Reprodução/@Isabel SantAnna/Pinterest
Jazz pant com tênis chunky e moletom
Imagem: Reprodução/@Isabel SantAnna/Pinterest

Em um look rocker

O visual rocker pede um look inteiro preto e jaqueta de couro. Para uma versão mais glam, que tal arrematar a produção com um chinelo fofo de pelinho?

com jaqueta - Reprodução/@annelauremais/Instagram - Reprodução/@annelauremais/Instagram
Com jaqueta de couro e calça com barra recortada
Imagem: Reprodução/@annelauremais/Instagram
com chinelo - Reprodução/@lipsonfire/Instagram - Reprodução/@lipsonfire/Instagram
Com t-shirt de banda em produção perfeita para ficar em casa
Imagem: Reprodução/@lipsonfire/Instagram

"Para quem tem dúvida e não quer errar, o equilíbrio é a melhor escolha. Se a calça tem textura, escolha blusas básicas e acessórios mais discretos. Já as fashionistas se sentem mais libres para criar composições mais arriscadas", afirma Marina.