PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Money piece: a tendência de tintura dos anos 90 vai ser a febre desse verão

Beyoncé aderiu a um money piece discreto, com ondas mais claras emoldurando o rosto  - Reproução
Beyoncé aderiu a um money piece discreto, com ondas mais claras emoldurando o rosto Imagem: Reproução

Elisa Soupin

Colaboração para Universa

08/10/2020 04h00

A releitura de uma tendência que fez sucesso nos anos 90 pode ser o seu cabelo do próximo verão: o money piece, aquelas mechas que contornam o rosto (lembra da Ginger Spice?), voltou com tudo. A onda é contrastar tons claros nos cabelos escuros e tons escuros ou coloridos nos cabelos claros, de forma marcante ou mais sutil.

Money piece - ginger - Getty Images - Getty Images
O cabelo bicolor era marca registrada da Ginger Spice nos anos 90
Imagem: Getty Images
money piece - Reprodução - Reprodução
Jennie, da Blackpink, é a referência atual da tendência
Imagem: Reprodução

O visual foi batizado assim porque, teoricamente, fazer um money piece é mais barato do que pintar o cabelo todo. Anitta, Beyoncé, Dua Lipa, Jennifer Lawrance e Gisele Bundchen são algumas das famosas que adotaram o visual.

Para acertar no tom

Money piece - Reprodução - Reprodução
Anitta optou pelo contraste da mecha bem clara
Imagem: Reprodução
Money Piece - 6 - Reprodução - Reprodução
Jennifer Lawrance usou a tendência de forma sutil
Imagem: Reprodução

Dafne Evangelista, visagista que cuida dos cabelos de Carolina Dieckman, Millie Bobby Brown e Elle Macpherson, entre outras celebridades, conta que em Miami, onde trabalha, a moda começou a pegar em 2019. "Esse nome se popularizou nos Estados Unidos no final do ano passado, quando muita gente apareceu querendo essas mechas que emolduram o contorno do rosto", conta ela.

Para decidir o quanto de destaque dar à sua mecha, Dafne sugere que você reflita sobre o seu gosto e de sua personalidade. "A mudança tem que ter a ver com seu estilo de vida, seu gosto pessoal, seu trabalho. Nem todo mundo enfrenta bem um visual tão marcado", diz.

Segundo Dafne, têm sido comuns os pedidos mais sutis, com um clareamento leve nas mechas ao redor do rosto. "A tendência é bem marcada, mas há adaptações mais discretas. É como uma roupa de passarela: nem tudo que está ali você vai usar na rua. É possível encaixar a tendência no seu dia a dia", diz.

No Rio de Janeiro, o money piece também está em alta, mas com contraste, com tudo. É o que garante Caio Costa, colorista do salão Fil Hair & Experience, em Ipanema: "As meninas de cabelo escuro querem mechas extremamente claras. O cabelo de Jennie, da banda Blackpink, por exemplo, é uma inspiração", diz Caio. Mechas coloridas também estão na lista das mais pedidas — cores fortes são lúdicas, divertidas e permitem experimentar muitos visuais: com o tempo e as lavagens, a intensidade da cor diminui até sobrarem fios platinados.

Para todo mundo

money piece - 1 - Reprodução Pinterest - Reprodução Pinterest
Cabelos cacheados pode? Claro que pode!
Imagem: Reprodução Pinterest
money piece - 2 - Reprodução Instagram  - Reprodução Instagram
Pra que escolher uma cor só?
Imagem: Reprodução Instagram

Essa técnica é bastante democrática e cai muito bem em diferentes tamanhos e texturas: funciona em fios longos, curtos, cacheados, lisos, crespos. O único requisito é ter alguma franja para colorir.

Como a mecha estará bem visível é preciso cautela na hora da execução. Se você não tem experiência com coloração, sobretudo com descoloração, cuidado. "Como a maioria das mulheres quer chegar em um tom muito claro, é importante ter atenção redobrada para os fios não quebrarem", diz Caio. Cabelos que já têm química são ainda mais delicados: siga rigorosamente o passo a passo indicado para quem vai fazer tintura em casa e, na dúvida, procure um profissional.

Cabelo novo, velhos cuidados

money piece - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Money piece invertido da Marina Franco
Imagem: Reprodução Instagram
money piece 8 - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A atriz Jamile Godoy aderiu ao visual nas tranças
Imagem: Reprodução Instagram


Os cuidados de quem tem uma mecha na frente é o mesmo de quem tem o cabelo todo pintado. "Organize-se para seguir um cronograma de tratamento capilar que inclua hidratação, nutrição e reconstrução, especialmente no verão e em cidades muito quentes", diz Caio. O tratamento pode ser feito em casa -- o mais importante é manter a constância: cabelos com muita química devem receber hidratação toda semana, reconstrução uma vez por mês e nutrição a cada 15 dias. "Óleos sem silicone e com proteção térmica, como óleo de coco, são muito bons. Para cabelos muito danificados pela descoloração, vinagre de maçã pode ajudar", diz Dafne.

Beleza