PUBLICIDADE

Topo

Violência contra a mulher

A Fazenda 2020: 5 atitudes machistas que não queremos ver nessa edição

Hariany Almeida foi beijada contra sua vontade por Phellipe Haagensen na última edição do programa - Reprodução / TV Record
Hariany Almeida foi beijada contra sua vontade por Phellipe Haagensen na última edição do programa Imagem: Reprodução / TV Record

De Universa

08/09/2020 17h35

Começa hoje a 12ª edição do reality show A Fazenda. Como é de praxe, entre os selecionados pela TV Record para integrar o jogo estão figuras que já se envolveram em polêmicas ao longo da carreira, tal como o cantor Biel — que foi acusado de assediar uma jornalista durante uma entrevista e, posteriormente, foi acusado de agressão por parte da ex-mulher, Duda Castro.

Em outras edições, homens com histórico semelhante também fizeram parte da casa, entre eles Marcos Harter, que foi expulso do BBB e indiciado por agressão à ex-namorada Emilly Araújo, e Dado Dolabella, vencedor da primeira edição, que foi condenado em 2014 através da lei Maria da Penha por ter agredido a ex-namorada, Luana Piovani.

Relembre a seguir casos de machismo que ocorreram em frente às câmeras e que deveriam ser evitados na edição atual:

1. Assédio sexual

Na última edição, Hariany Almeida foi beijada contra a sua vontade pelo participante Phellipe Haagensen. Ele, que já havia sido acusado por uma ex-companheira de ameaçá-la de morte, foi expulso do programa.

2. "Piadas" sem graça

Rafael Ilha - Reprodução/RecordTV - Reprodução/RecordTV
Imagem: Reprodução/RecordTV

O vencedor da 11ª edição do reality, Rafael Ilha, também virou notícia por declarações controversas em frente às câmeras. Ele afirmou, por exemplo, que deveria existir uma "Lei João da Penha", a fim de proteger homens de agressões cometidas por mulheres. A fala gerou revolta devido ao alto número de feminicídios no país. Dados da Segurança Pública mostram que, somente neste ano, 143 mulheres foram assassinadas em decorrência do seu gênero.

3. Gordofobia

Também no ano passado, os participantes Jorge, Guilherme e Netto foram acusados por parte do público de fazer comentários gordofóbicos sobre o corpo da jogadora Thayse Teixeira. Na ocasião, quando ela estava entrando na piscina para fazer companhia a Hariany, eles "brincaram" perguntando se no Brasil existia tsunami e insinuaram que ela seria "a própria boia".

4. Expressões machistas

Leo Stronda - Reprodução / TV Record - Reprodução / TV Record
Leo Stronda, ex-participante de A Fazenda
Imagem: Reprodução / TV Record

Logo no início da 10ª edição do jogo, Leo Stronda comentou com Catia Panganote sobre a possibilidade de se interessar por alguma mulher da casa. Durante a conversa, afirmou que Gabi Prado teria "postura de piranha" e por isso não se interessaria por ficar com ela. Na ocasião, ele também disse que Gabi não seria "flor para se cheirar".

5. Rivalidade feminina

Bifão se revolta durante briga com Tati Dias - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
Imagem: Reprodução/PlayPlus

Em 2019, as participantes Bifão e Tati Dias protagonizaram cenas de briga durante a convivência. Quando entraram para o programa, eram velhas conhecidas: ambas haviam participado do reality show De Férias com o Ex, da MTV, e se tornado amigas. No entanto, pouco tempo depois de deixarem a casa, cortaram as relações. E foi ao vivo, em frente às câmeras da Fazenda que lavaram a roupa suja e revelaram o motivo do rompimento: no passado, as duas tinham ficado com o ator Caio Castro e encerraram a amizade por terem ciúmes do rapaz. No decorrer do programa, se interessaram pelo mesmo homem, Guilherme Leão, o que aumentou o climão entre as duas.

Violência contra a mulher