Topo

Thandie Newton recusou 'As Panteras' por comentários machistas e racistas

Thandie Newton em cena de Westworld - Divulgação
Thandie Newton em cena de Westworld Imagem: Divulgação

De Universa, em São Paulo

07/07/2020 15h20

A atriz Thandie Newton falou sobre sua experiência nos testes de elenco para "As Panteras" (2000), e disse que recusou um papel no filme por causa de conversas "perturbadoras" com o diretor McG e a produtora Amy Pascal.

Em entrevista ao Vulture, ela relatou que McG queria começar o filme com um close extremo no bumbum da atriz. "O diretor me disse: 'O espectador vai achar que são linhas na estrada, mas daí vamos afastar a câmera e perceber que é a costura do jeans, porque ele está muito apertado em você", contou.

Enquanto isso, Pascal fez algumas sugestões para Newton ser mais "crível" ao interpretar sua personagem, uma mulher com educação universitária. Apesar de ter o mesmo nível de escolaridade, Newton era "diferente" do que deveria ser, de acordo com Pascal.

"Ela disse: 'Talvez possamos colocar uma cena em que você em um bar, daí sobe na mesa e começa a mexer o bumbum'. Ela começou a enumerar esses estereótipos de como uma mulher negra deveria ser. Eu não fiz o filme depois disso", disse.

O papel para o qual Newton quase foi escalada acabou indo para Lucy Liu, que se juntou a Cameron Diaz e Drew Barrymore no filme e em sua continuação, "As Panteras: Detonando" (2003). A atriz de "Westworld" fez questão de deixar claro que não tem nada contra o trio de colegas.

"Eu não queria ser objetificada, não parecia legal para mim, mas isso faz muito tempo, e as três meninas são brilhantes", definiu. "Se isso acontecesse hoje em dia, acho que denunciaria, ao invés de fugir do filme".