PUBLICIDADE

Topo

Mães e filhos

Aniversário dos filhos no isolamento social: veja dicas de como comemorar

Gabriela Zocchi

Colaboração para Universa

19/04/2020 04h00

Lidar com o aniversário das crianças durante o período de isolamento social pode ser um desafio. Os pequenos, sempre muito empolgados com a chegada da nova idade, tendem a ficar frustrados porque a festinha que tanto esperaram não poderá acontecer. Mas a distância da família e dos amigos não significa necessariamente que o dia não possa ser celebrado de outras formas especiais.

Cecília completou cinco anos no dia 9 de abril. No fim de semana que antecedeu a data, ela ganharia uma festa em casa com o tema de Barbie Unicórnio e a presença dos amigos, mas os planos tiveram que ser cancelados por causa da pandemia do novo coronavírus. A ideia inicial da mãe da menina, a gerente editorial Renata Sturm, era postergar a comemoração, mas com a indefinição de até quando teriam que ficar em casa e a ansiedade da filha com o aniversário chegando, ela teve outra ideia: uma festa virtual com um toque especial.

cecília aniversario distancia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cupcakes, velas e bexigas faziam parte do "kit festa" entregue aos amigos
Imagem: Arquivo pessoal

Junto com a mãe e a irmã Marina, de 3 anos, Cecília assou e decorou um bolo e diversos cupcakes. No sábado, 4 de abril, dia em que a festa aconteceria, a família toda saiu de carro para entregar os bolinhos na portaria dos amigos da garota. "Eu tenho o hábito de guardar tudo, então tinha forminhas e embalagens de cupcakes individuais em casa. Em cada uma delas, colocamos um cupcake ou dois, no caso das crianças que tinham irmãos, e também uma bexiga e uma mini vela", contou Renata. Cartões no formato de unicórnio que a mãe cortou em casa e nos quais Cecília escreveu o nome de cada colega convidavam todos a entrar, às 15h, em um app de chamadas de vídeo para cantar 'Parabéns' para a aniversariante. De quebra, ainda participaram da comemoração parentes e amigos que vivem no Paraná, no Rio Grande do Sul e até em outros países.

"A Cecília amou a festa! Ela e a irmã participaram de cada etapa do processo, desde a criação dos cupcakes até a entrega dos kits e a decoração da mesa em casa. Depois do 'Parabéns', a aniversariante comeu bolo na frente do computador enquanto conversava com os amigos e agora nem espera mais que a festa presencial aconteça nos próximos meses", declarou Renata.

COMO LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO DAS CRIANÇAS

O sentimento de frustração da criança por não ter uma festa de aniversário do jeito que ela normalmente acontece é comum, mas desta experiência pode surgir um grande aprendizado, explica a psicóloga e psicopedagoga Daniela Heintz Ramos. "A frustração, neste caso, é dada pela realidade. Por uma força maior, chamada pandemia, a comemoração presencial não poderá acontecer. Quando a criança entende isso e descentraliza seu desejo, ela amadurece", afirma. "A intensidade dessa frustração vai ter muito a ver com a forma com que a própria família está lidando com o isolamento. Às vezes, é até mais fácil alegrar a criança do que os próprios pais. Se a família conseguir garantir o clima de alegria em casa, essa festa diferente e inusitada pode ficar marcada como uma experiência positiva."

A explicação de que a celebração será de outra forma neste ano deve ser simples e objetiva para aquelas que têm até 8 anos. O ideal é deixar que as perguntas surjam da própria criança. "Muitas vezes, elas nem estão com essa questão em mente e os pais levantam a ideia", explica Daniela. Para aquelas um pouco mais velhas, é possível dar respostas mais elaboradas. Também é importante deixar claro que o dia dela não passará em branco - será apenas diferente.

"Decorar a casa no aniversário e estipular horários para que essa comemoração, seja ela virtual ou apenas com a família, aconteça é uma forma de estimular bons sentimentos", ressalta a especialista em atendimento infantil. Deixar que os pequenos ajudem na organização e na preparação da festa, como fez Renata, também é uma maneira de torná-los ainda mais envolvidos com o grande dia.

JEITOS DE COMEMORAR

Existem diversos jeitos de tornar o aniversário das crianças um dia memorável mesmo dentro de casa. Aqui, apresentamos algumas sugestões:

Gincanas virtuais
Caso consiga reunir os amigos do seu filho em uma "festa virtual" através de aplicativos de conferência online, você pode pensar em brincadeiras por meio da câmera. Mímica e esconde-esconde são algumas delas. No segundo caso, a cada rodada uma das crianças pode esconder um brinquedo ou um objeto no cômodo da casa e as outras tentam adivinhar onde ele está. Caso queira algo ainda mais profissional, muitos animadores de buffet e acampamento estão vendendo planos de festas virtuais pela internet. "Profissionais do gênero têm muita técnica em lidar com crianças e sabem prender a atenção delas", explica Daniela. Essa também pode ser uma forma legal de ajudar alguém que está sem trabalho neste período de pandemia.

Festa à fantasia
Como crianças adoram se fantasiar, uma opção divertida de comemorar o aniversário pode ser propor uma festa à fantasia online. Cada um dos "convidados" veste os trajes que mais gosta em casa e, por meio de apps de videoconferência, eles podem mostrar os looks aos amigos e até brincar de contar histórias envolvendo a caracterização.

Festa do pijama
A família pode colocar seus pijamas preferidos, espalhar almofadas e cobertores pelo sofá e assistir a filmes juntos ou arriscar partidas de jogos de tabuleiro. Se a criança for um pouco mais velha, é possível sugerir até mesmo uma festa do pijama virtual com os amigos: cada um coloca seu pijama em casa e através de apps de conversa online, podem brincar de Stop ou até assistir ao mesmo filme no mesmo momento por meio do recurso Netflix Party da plataforma de streaming.

Noite de "acampamento"
Que tal sugerir, na noite do aniversário de seu filho, que em vez de dormir no quarto vocês brinquem de acampamento? É só colocar almofadas, colchas e colchões no chão da sala e adaptar uma tenda com lençol e barbante. Vocês podem fazer comidinhas como pipoca e s'mores (biscoito com chocolate e marshmellow derretido) e brincar de criar sombras na parede com a ajuda de uma lanterna.

Spa em casa
Se a criança é vaidosa e gosta de se cuidar, organizar um mini spa em casa é outra opção divertida. Além de ganhar um café da manhã na cama, ela e os pais podem fazer sessões de massagem e de manicure ao longo da tarde. Dá até para testar máscaras faciais caseiras.

Carreata de aniversário
Para aqueles que moram em casa que dá para a rua e tem amigos e familiares que vivem em bairros próximos, é possível marcar um horário para que eles dêem uma passada na frente da residência e cantem 'Parabéns' ao aniversariante por trás da janela do carro. Nos Estados Unidos, esse recurso se tornou bastante comum neste período - os "convidados" até decoram o automóvel e levam cartazes divertidos aos aniversariantes.

Caça ao presente
Montar uma caça ao tesouro para que as crianças encontrem seus presentes é uma maneira divertida de começar o dia. Existem diversas formas de fazer essa brincadeira. Uma delas é desenhar ou escrever pistas em papeizinhos e deixá-las como rastros que levem até onde o presente está escondido.

Mães e filhos