Topo

Episódio de Grey's Anatomy fez crescer buscas por estupro e agressão sexual

De Universa

04/12/2019 12h21

O 19º episódio da 15ª temporada de Grey's Anatomy foi ao ar em março e bombou nas redes sociais graças à cena em que médicas organizam um paredão formado apenas por mulheres para conduzir uma vítima de estupro da emergência até a sala de cirurgia sem que ela tenha contato com nenhum homem. Além da cena, o episódio mostra o trauma da vítima, a relutância em denunciar e, principalmente, como denunciar.

Como resultado, cresceram em cerca de 9% as pesquisas pelos termos "estupro" e "agressão sexual" na internet nas semanas seguintes à exibição do episódio, de acordo com uma pesquisa da Reuters Health.

Cresceram, também, as denúncias à Linha Direta Nacional de Abuso Sexual: o volume de chamadas atendidas no telefone central aumentou 43% nas 48 horas após o episódio ir ao ar.

no final do episódio, Meredith (Ellen Pompeo) explica quais são as melhores formas de solicitar o chamado kit estupro (conjunto de testes que pode reunir provas da violência para fortalecer uma eventual denúncia).

Para estudar o impacto do episódio e da mensagem de Pompeo, pesquisadores analisaram as tendências do Google e do Twitter por duas semanas antes e uma semana depois da exibição do episódio.

Segundo a publicação, os estudos mostraram que os espectadores podem ser estimulados a tomar alguma atitude depois de aprender algo na televisão.

"As histórias podem ter um impacto poderoso nos telespectadores e, quando associadas a um mecanismo como uma linha direta ou site de denúncias, vemos um aumento significativo de buscas por este serviço", disse Kate Langrall Folb, diretora de Saúde e Sociedade no USC Annenberg Norman Lear Center, em Beverly Hills, à Reuters Health.