Topo

8 coisas que os casais felizes e entrosados costumam fazer antes de dormir

Momentos de qualidade a dois são importantes para manter a relação saudável  - nd3000/iStock
Momentos de qualidade a dois são importantes para manter a relação saudável Imagem: nd3000/iStock

Heloísa Noronha

Colaboração com Universa

30/09/2019 04h00

Na rotina corrida, pesada e atarefada que tanta gente leva atualmente, não é raro que os relacionamentos - especialmente os de casais que moram e estão juntos há anos - acabem ficando meio de lado. No entanto, por menor que seja o tempo disponível, o fim do dia, em casa, pode ser um momento de intimidade, relaxamento e felicidade. Homens e mulheres que se sentem realizados ao lado de seus pares têm algumas "táticas" e segredos para curtir a relação e manter o vínculo sempre forte, como os listados a seguir.

Trabalho? O que é trabalho?

É claro que em casos pontuais — quando o dia na empresa foi realmente péssimo ou, ao contrário, a pessoa recebeu um aumento com o qual sequer contava - os dois vão falar sobre trabalho. No entanto, pouco antes de ir para a cama, os assuntos profissionais precisam ser deixados do lado de fora do quarto. Isso inclui aquela espiadinha básica no celular para checar se há alguma mensagem do chefe ou de um cliente. Isso pode esperar o dia seguinte. É muito melhor passar esse tempo juntos e descansar um pouco para que, na manhã seguinte, acordem descansados e tenham um dia produtivo.

Trocam carinhos

Beijar e abraçar o par antes de dormir, já na cama, é relaxante e evoca emoções positivas. É uma atitude que provoca a chamada sensação de pertença, que nos faz perceber que somos amados e que temos um refúgio especial para compartilhar com alguém. Expressar sentimentos - sim, o famoso "eu te amo" - também é importante. Vale lembrar que casais felizes têm vontade de fazer sexo de forma espontânea, e, portanto, pode rolar a qualquer momento e de forma natural, potencializando ainda mais a experiência. Mas saiba que um simples abraço é muito importante para manter o laço e saber que ambos estão juntos e se amam, mesmo que exaustos.

Vão para a cama ao mesmo tempo, sempre que possível

Muitos casais não passam o dia inteiro juntos e ainda costumam ir dormir em momentos diferentes, levando a desconexão de suas vidas diárias para a cama. Casais felizes, no entanto, são intencionais em se unir na hora de dormir e se reconectar, mesmo que apenas por alguns minutos, escovando os dentes ou ficando embaixo das cobertas.

Não discutem ou entram em conversas acaloradas

A intimidade e a cumplicidade ao longo da vida em comum ajudam a exercitar a percepção sobre o humor do outro. Dessa forma, ao perceber que o dia do par foi ruim e/ou o seu astral está péssimo, a decisão mais acertada é deixar para conversar sobre algo sério ou resolver algum problema no dia seguinte. Muitos casais cometem o erro de iniciar brigas a essa hora do dia, quando deveriam estar criando conexão em vez de divisão. O cansaço e a pouca paciência para encarar questões chatas podem conduzir a brigas feias. Mesmo que o clima entre o casal não seja dos melhores, o melhor a fazer é dar um beijo de boa noite e deixar a DR para o dia seguinte, quando o humor provavelmente estará diferente.

Conversam sobre assuntos amenos

Falar sobre os acontecimentos do dia pode ser bom desde, é válido frisar, não se transforme em lamentações, reclamações ou, pior ainda, acusações. Os estudos da neurociência concluem que as coisas ruins ocupam mais tempo em nossos pensamentos - o bom de saber disso é que podemos agir de forma contrária. Que tal, nesse período, só falar de coisas boas? Casais felizes procuram fazer de sua casa um lugar de paz e tranquilidade, com conversas e atividades mais amenas. O papo sob os lençóis conecta os casais emocionalmente, ajuda a esquecer os problemas e faz vocês se sentirem relaxados. E é fundamental mencionar que contar com a escuta ativa e acolhedora da pessoa ao final do dia fortalece a relação.

Seguem um ritual relaxante

Pode ser um banho gostoso a dois, uma taça de vinho, um jantarzinho, um filme ou um episódio do seriado favorito... Compartilhar algo no fim do dia é o tipo de "pequena coisa" que torna o fato de "estar junto" agradável, gerando a sensação interna de "ai, como é bom voltar no fim do dia para casa!" Tem que ser assim.

Têm um tempo, por menor que seja, de qualidade com os filhos

Mesmo que seja aquele dia "pesado" e cansativo, seria importante pensar em como tem sido a relação com os filhos, pois esses também precisam de atenção no fim do dia. Uma conversa, um desenho animado coladinhos no sofá, um jogo simples ou uma brincadeira rápida e divertida (cócegas, por exemplo), são ações que fazem toda a diferença.

Deixam os eletrônicos de lado

O olho no olho é fundamental para um relacionamento saudável. Então, seja lá o que for que estiver fazendo com o par no fim do dia, desligue o celular.

Fontes: Carmen Cerqueira Cesar, psicoterapeuta e terapeuta de casais, de São Paulo (SP); Livia Marques, psicóloga, do Rio de Janeiro (RJ); Patrícia Atanes, psicóloga clínica, de São Bernardo do Campo (SP), e Suely Buriasco, mediadora de conflitos e coach, de São Paulo (SP)