Topo

Beleza

Teste o segredo de Meghan Markle: 6 massagens faciais para fazer em casa

Massagens faciais podem entrar facilmente na sua rotina e no bolso. "Basta criar o hábito de estimular os músculos da face com os dedos", fala Suellen Campanhola - iStock Images
Massagens faciais podem entrar facilmente na sua rotina e no bolso. "Basta criar o hábito de estimular os músculos da face com os dedos", fala Suellen Campanhola Imagem: iStock Images

Natália Eiras

De Universa

16/09/2019 04h00

De acordo com os estudiosos, a face tem 11 tipos de músculos e, assim como o resto do corpo, exercitá-los pode trazer uma série de benefícios. Não à toa, massageá-los é um dos segredos de beleza de Meghan Markle e da cantora Anitta. "O método aumenta a oxigenação diária da pele do rosto e aumenta o consumo de nutrientes da cútis, o que aumenta a longevidade e tônus", fala a esteticista e cosmetóloga Suellen Campanhola, em entrevista para Universa.

Além disso, massagens nas áreas do maxilar, maçãs do rosto, testa e olhos ajuda a diminuir inchaços e tensão nos músculos da face. Basta passar os dedos firmemente no rosto, como ensina essa matéria. "Para liberar toxinas, é preciso exercícios e estímulo. Assim, as massagens faciais ajudam na retirada dessa retenção de líquido e a liberar peles mortas", complementa a esteticista Roseli Siqueira.

Muito benéficas, massagens faciais também são métodos acessíveis para manter a pele saudável, uma vez que você pode fazê-las em casa, com as próprias mãos. "Mas não dá para bater na pele como se fosse um pedaço de carne. Precisamos ter toques firmes, no entanto delicados", fala Roseli Siqueira. "Além disso, é crucial que a estrutura das fibras musculares da face seja respeitada, se não, em vez de melhorar o tônus da pele, as massagens podem evidenciar a flacidez", adiciona Suellen Campanhola.

As especialistas sugerem que elas sejam feitas diariamente. "Preferencialmente pela manhã, uma vez que a massagem ajuda a diminuir o inchaço matinal. No entanto, caso você não tenha tempo, ela pode ser feita à noite", diz Suellen. O importante é que você crie um hábito e que ela faça parte da sua rotina de autocuidado. Roseli aconselha, ainda, que a massagem seja feita usando o óleo natural da pele ou água. "Chás como de menta, para dias mais quentes, ou verde, para quem quiser fazer uma desintoxicação da pele, também podem ser boas opções. Quem tem pele mais seca ou sensível, pode pingar uma gotinha de óleo vegetal, como o de coco", afirma a esteticista.

Caso você queira experimentar os estímulos, seja para relaxar ou para melhorar o aspecto da pele, Universa mostra seis tipos de massagens faciais que estão bombando no Pinterest e que você pode fazer em casa. Veja:

Japonesa

Usando três dedos das mãos, você estimula a musculatura sempre em direção às têmporas. "O movimento ajuda a drenar esses pontos em que o inchaço fica aparente, além de levantar a musculatura da região", fala Roseli.

Para iluminar a pele

Percorra os pontos altos da face (nariz, testa, maçãs do rosto) para desintoxicar. "Percorrer o maxilar com três dedos ajuda, também, a deixar o rosto mais fino", sugere Suellen.

Gua Sha

A pedra, que pode ser quartzo rosa ou jade, tem formato que ajuda a atingir pontos importantes do rosto e do corpo. "Porém, é preciso ter cuidado com a força com a qual você usa o Gua Sha para não machucar a face", aconselha Roseli.

Ioga Facial

"A Ioga Facial tira a tensão muscular para que a circulação sanguínea possa fluir melhor", afirma Suellen. "Assim como o corpo, a face também tem nódulos de tensão. Assim, a ioga ajuda a amenizar esses nódulos e melhora toda a harmonia facial".

Com rolinho massageador

Para Roseli Siqueira, o rolinho massageador com pedras é a melhor pedida para quem está começando a fazer massagem facial em si mesmo. "Ele diminui a força com que você faz os movimentos e torna os estímulos mais firmes, porém leves", fala a esteticista.

Com colher

Suellen Campanhola afirma que a anatomia de uma colher é bem similar aos toques das mãos e torna a massagem mais prática. Há diversos vídeos na internet ensinando a fazer. "Muitas vezes, a gente não tem coordenação para fazer os movimentos com as mãos. A colher facilita bastante as manobras", diz a especialista. Roseli pontua que é importante atentar-se ao material da colher. "O ideal é que ela seja de prata ou ouro, por causa da troca eletromagnética entre a pele da face e o instrumento", afirma.

Mais Beleza