Topo

Raiva, chocolate, mágoa... O que cada signo gosta de acumular?

O que você mais acumula? - iStock
O que você mais acumula? Imagem: iStock

Heloísa Noronha

Colaboração com Universa

05/08/2019 04h00

A acumulação pode ser um sintoma de doença quando ocorre de forma indiscriminada e compulsiva mas, em baixos graus, faz parte de cada um de nós. E, é claro, varia de acordo com as características de cada signo, conforme as explicações de Mariana Fernandes, autora do livro "Astrologia da Depressão" (Ed. Pensamento) e da página no Facebook de mesmo nome. Confira:

Áries

O ariano não tem tempo a perder, por isso não gosta de acumular bens materiais -- o negócio dele é guardar raiva por tretas que arrumou por motivo nenhum. A sorte dele é que esse tipo de "coleção" não junta poeira, pois, afinal de contas, dura pouco tempo. Assim que Áries briga com alguém, se livra da frustração. Daí quem tem de lidar com o acúmulo de raiva é seu oponente, já que ele mesmo nem vai lembrar da encrenca no dia seguinte.

Touro

Se tem um acumulador que se preza no Zodíaco, é o taurino. Pessoas nascidas sob o signo de Touro precisam de segurança material, então armazenam comida, água, kit de primeiros socorros e, principalmente, dinheiro, provavelmente para subornar os zumbis do Apocalipse que ele está aguardando acumulando tanta coisa. Quer pedir algo inusitado emprestado? Pergunte para o taurino, que ele tem. Porém, talvez não queira emprestar.

Gêmeos

Apego não é o forte de Gêmeos, signo que não consegue manter nem uma decisão por mais de cinco minutos. Se ele pudesse acumular algo, no entanto, certamente seria informação. Imagine só acumular algo que conecta pessoas, é arma contra inimigos (ele sempre sabe um podre para acabar com a reputação dos outros) e, de quebra, ainda o torna inteligente? O geminiano tem conhecimento de que conhecimento é poder e o usa com sabedoria. Ou não, conforme o caso.

Câncer

O canceriano é extremamente apegado, principalmente no que diz respeito a emoções. Os nativos de Câncer acumulam filhos "postiços" (que adotam pelo mundo assim que fazem beicinho), fotografias antigas, souvenires, velas de aniversário usadas e tudo o que deixa o coração quentinho. Mas sabe o que ele acumula para valer? Memórias. E usa sem sabedoria para jogar na cara alheia tudo o que as pessoas fizeram de errado para magoá-lo.

Leão

O leonino jamais seria um acumulador patológico, porque ele é perfeito - ou, melhor, acha que é. Acúmulo, para as vaidosas pessoas nascidas sob esse signo, só se for de fãs, súditos e selfies do Instagram, que ele publica compulsivamente porque todas saem lindas. Outra coisa que o leonino adora guardar: elogios, que ele guarda em seu coração para manter o ego sempre inchadinho. É muito eficaz!

Virgem

O virginiano aprecia a organização e o minimalismo, então não costuma armazenar coisas. A não ser, obviamente, que estejam limpas, sejam remédios ou caixas organizadoras - muito úteis para manter a acumulação organizada. Só tem uma coisa que o virginiano acumula indiscriminadamente: uma lista com os defeitos dos outros, que ele usa sempre que surge uma oportunidade de crítica.

Libra

No quesito acumulação, o que o libriano mais acumula são rolos (e não são os de papel higiênico). A lista de contatinhos do libriano não tem fim e ele sempre recorre a ela -- para namorar, conseguir um emprego disputado, obter ingressos para uma exposição de arte concorrida... Enfim, para o que for necessário. O libriano também acumula amantes, afinal, é impossível equilibrar a balança se relacionando com uma pessoa só.

Escorpião

O escorpiano "puro sangue" acumula rancor, inimigos, prisioneiros do seu amor e histórias macabras. Porque como dinheiro é bom e ele gosta, a estratégia é a seguinte: caprichar nas técnicas de sedução, casar, fazer o parceiro morrer "acidentalmente" e ficar com a herança. Brincadeiras à parte, uma coisa é verdade: se o escorpiano puder acumular dinheiro sem matar ninguém, ficará felizão.

Sagitário

O sagitariano bon vivant acumula tudo o que o faz lembrar das coisas boas da vida: passaportes carimbados, garrafas de bebida da festa passada e roteiros de viagem. Intelectual e interessado pelas questões da vida, Sagitário também acumula muitos livros filosóficos interessantes - que nunca lê, porque está sempre ocupado planejando a próxima festa.

Capricórnio

O negócio do capricorniano é acumular patrimônio e uma reputação que o leve ao topo. Dinheiro, ações e contatos profissionais estão na lista de acúmulos capricorniana. Outra coisa que esse signo também não abre mão de guardar são reclamações - a coleção é tão imensa que é necessário descarregar alguma no ouvido alheio a cada cinco segundos. Aí o interlocutor é quem tem que acumular cotonetes para limpar os ouvidos entupidos de tanto mimimi.

Aquário

Pessoas de Aquário, em geral, são libertárias e odeiam acúmulo. As únicas coisas que os aquarianos não abrem mão de acumular são petições, contradições, revoltas e questionamentos sem resposta, que não hesitam em fazer para testar o QI do amiguinho e decidir se vale ou não ceder seu tempo para uma amizade - e se o resultado for baixo, a resposta é não.

Peixes

O pisciano acumula sonhos, incensos, cristais imagens de santos (ou algo que o valha) e, se bobear, até cogumelos alucinógenos que usa para escapar da realidade e… sonhar mais um pouquinho. Peixes também coleciona histórias de quando foi vítima de pessoas horríveis que abusaram de sua boa fé e as usa sem filtros quando precisa que fiquem com dó dele.