PUBLICIDADE

Topo

Xan Ravelli

Cinco dicas para ajudar seu cabelo crespo e cacheado a acordar maravilhoso

Xan Ravelli

Xan Ravelli é o nome por trás do Radar digital Soul Vaidosa ativo desde 2013. Vaidosa de corpo e alma, musicoterapeuta por formação, #pretacrespamãede2efeminista, seu Soul Vaidosa foi o primeiro canal do YouTube Brasil a unir temáticas em beleza e feminismo negro.

Colunista do UOL

06/12/2020 04h00

A pergunta que eu mais recebo sobre cabelo com certeza é referente a "day after" —o período entre uma lavagem e outra. Xan, quantos dias você consegue ficar sem lavar o cabelo? Xan, quantos "day afters" esse creme te deu? Xan, cremes mais densos ajudam no "day after", e por aí vai.

Também sou uma pesquisadora constante de produtos e técnicas que ajudem meu crespo a acordar mais maravilhoso e a me dar mais tempo de descanso e respiro nos cuidados de lavagem e finalização durante a semana.

Fiz questão de trazer esse tema hoje, aqui pra essa coluna, porque mais "day afters" significam mais tempo e, com tanta coisa ruim acontecendo, a gente precisa otimizar nossos tempos para seguir firmes no projeto de financiar os sonhos dos nossos pequenos, aprender coisas novas, seguir trabalhando, etc. Eu citei especialmente cabelos crespos e cacheados, mas as lisas podem testar também alguns desses cuidados. E depois me contem como os cabelos de vocês ficaram.

1- Priorizar finalizadores mais densos
A textura dos finalizadores faz toda diferença, principalmente para cabelos crespos. E eu percebo total diferença quando finalizo meu black com um produto mais concentrado, mais durinho, sendo que os mais líquidos diminuem em até três vezes o número de dias com cabelo lindo sem precisar fazer mais nada.

2- Touca ou fronha de cetim
Essa maravilha diminui e suaviza o atrito entre o cabelo e o travesseiro na hora de dormir. Diminui o risco de quebra e aumenta em até duas vezes o número de "day afters". Aqui em casa, somos uma crespa, um cacheado e dois dreadados, ou seja, a família toda costuma não apenas usar fronha de cetim como levar para as viagens também.

3- Coque abacaxi
Superfácil: É pegar todo o cabelo e prender na parte de cima da cabeça, sem apertar, para dormir. Essa técnica supersimples impede que durante a noite os fios fiquem se enroscando. Aliada com a touca e a fronha cetim, é só sucesso e contribui demais para um bom "day after".

4- Óleo vegetal nas pontas
A parte dos cabelos crespos e cacheados que mais sofre são as pontinhas que, devido às curvas naturais dos crespos, não recebem a hidratação necessária para saúde dos fios. Para um "day after" incrível, uma ótima dica é passar algumas gotinhas de óleo nas pontas do cabelo antes de dormir.

5- Aliar duas ou três das dicas acima
Você pode usar óleo vegetal nas pontas + coque abacaxi. Pode apostar também numa fronha de cetim + finalizador denso + coque abacaxi. Ou até mesmo aproveitar todas as dicas porque mal não vai fazer. Aproveite para ganhar mais tempo e mais "day after".