Topo

Xan Ravelli

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Box braids é o jeito que encontrei para proteger meus cabelos e a alma

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Colunista de Universa

13/03/2021 04h00

Estou aqui semana após semana trabalhando com escapismo. Pensando esse espaço como um lugar de fuga sobre pandemia, Bolsonaro e todas as toxicidades servidas em horário nobre pelos participantes do BBB escancarando diferentes faces da nossa sociedade doente.

Sempre fui uma ávida defensora das futilidades porque, a meu ver, o problema nunca foi o apreço à futilidade e sim a alienação científica, política e sócio-cultural, essa ignorância típica dos egocêntricos que se enxergam certos sobre tudo.

Mas nossa tensão sempre vai pra algum lugar. As ansiedades cotidianas se manifestam na nossa vida de diferentes formas e em diferentes momentos. Há quem somatize todas as adversidades e reflita no corpo as angústias da alma e estresse dos momentos. E há quem, assim como eu, reflete as tensões no autocuidado ou na falta de cuidado.

Uma das coisas que mais me motivam a falar sobre beleza, especialmente com mulheres pretas, é a capacidade que os cuidados físicos têm de se refletir em nosso bem-estar global, em nossa auto-estima e motivação para mudanças mais profundas.

O gatilho por aqui foi o cabelo, que passou 2020 esquecido e bem distante de toda rotina de cuidados que crespos exigem. Resolvi mudar... respirar fundo e, como primeiro passo, colocar tranças para ter esse tempo de descanso e ensaiando os primeiros cuidados para recuperação do meu cabelo.

Box braids são potentes penteados protetores se feitas de forma correta - mais grossas e com o cabelo praticamente todo protegido - para potencializar a proteção invista no tônico de alho e óleo vegetal na raiz, eu uso óleo de rícino.

Ao que parece temos mais alguns meses de reclusão, política genocida, mortes e outros delírios vindo por aí. Que a gente faça o possível para se manter física, emocional e cognitivamente saudáveis e em equilíbrio. Mesmo que pareça fútil.