Topo

Xan Ravelli

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Proibidões: vamos ouvir funk e rap cantados por mulheres e para mulheres

A MC Rebecca - Divulgação
A MC Rebecca Imagem: Divulgação

Colunista de Universa

11/04/2021 04h00

Você também cresceu ouvindo e dançando "I like big butts and I cannot lie" ou o famoso "Quebra ordinária"? Eu também. Nenhum ritmo musical é machista ou misógino por si só. Mas é inegável a facilidade dos homens em acessar e prosperar na indústria fonográfica, compondo letras machistas e com histórias contadas sob um único ponto de vista.

Vamos falar aqui sobre o rap e o funk porque quero exaltar o quanto é gratificante ouvir outras mulheres cantando sobre sexo, sexualidade e poder de uma forma ousada, sem medo. E silenciando assim estigmas sobre mulheres não gostarem tanto de sexo quanto homens, sobre mulheres estarem sempre atrás de romance entre outras histórias que o patriarcado nos conta como verdade.

Mas é preciso salientar que, assim como existem artistas consagrados na MPB, no rock, no samba e no sertanejo cantando seus machismos e misoginias, existem mulheres nesses ritmos cantando suas histórias e na maior parte do tempo não recebendo tanta notoriedade. Tirem as crianças do post e vem sem moralismos

1- Propaganda Enganosa (MC Carol)

Mc Carol de Niterói canta as desventuras de uma noite de sexo ruim com um homem lindo, de corpo escultural que só contava vantagem, no refrão: "Sem fofoca, sem caô, sem cutcharra e mimimi, me comeu mal pra c... eu gemi pra te iludir" - quem nunca, né?!

Cardi B - TodaTeen - TodaTeen
Cardi B: a rainha dos challenges nas redes sociais
Imagem: TodaTeen

2- Up - Cardi B

Febre dos Challenges, nessa música Cardi ostenta sem medo de exaltar suas marcas favoritas - bolsas Birkin, Balenciaga, seu Bentley Bentayga enquanto enfatiza seus atributos físico em detrimento as outras "bitches", caras malas que não merecem transar ou como ela canta "Broke boys don't deserve no pussy" , mas ouçam Wap também - hino!

3- Festa na Baru - Valesca Popozuda

Você já foi convidada para uma festinha na casa do boy, chegou lá e era uma suruba? Pois a Valesca já... e aí é se divertir.

4- Teoria da Branca de Neve - Mc Mayara

Porque tem fases na vida que a gente não quer romance, só quer sexo mesmo: "Teoria da Branca de Neve, porque só ter um se eu posso ter 7"

5- Cai de Boca - Mc Rebecca

Hino de exaltação a uma boa chupada, no refrão: "Cai de boca no meu b... tão"em várias entonações

6- Chifrudo - Lia Clark/Pepita

Lia Clark - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Lia Clark (Divulgação)
Imagem: Reprodução / Internet

Resposta bem vingativa a todas as músicas que já cantamos e dançamos sobre homens que deixam suas esposas para cair na noite.

7- Prostituto - Deize Tigrona/ Jaloo

AMO ESSA! Deize não tem meias palavras pra descrever um encontro com um boy que cantava vantagem e chega na hora faz nada, a Tigrona não deixa por menos e dá uma aula de como se faz

8- Make Love - Inês Brasil

Rainha dos todos os memes canta "Se você não me linguar, hoje eu não vou te dar"entre outras pérolas, risadas garantidas.

9- EGO - Beyoncé

Não poderia faltar Queen B nessa lista, porque antes de cantar que "se ele me f... direito eu levo ele pro shopping pra comprar os Jordans quiser" em Formation, a rainha já cantava que "é muito grande, é muito largo, é muito duro, não vai caber" em EGO.

Beyoncé - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Beyoncé
Imagem: Reprodução / Internet

10- Only - Nicky Minaj/ Chris Brown, Drake e Lil Wayne

Dificil descolher uma música de Nicky Minaj porque em todas as letras, mas essa entrou para lista porque a maravilhosa canta explicitamente sobre seus companheiros de dueto: "Ei, eu nunca transei com o Wayne, eu nunca transei com o Drake. Se tivesse transado, nós faríamos um ménage e deixaria eles comerem meu c... como um cupcake"