Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Colchão extra? Trisais falam sobre momentos engraçados da relação

Diego, Kah e Sanny formam o Trisal Brasília - Arquivo pessoal
Diego, Kah e Sanny formam o Trisal Brasília Imagem: Arquivo pessoal

Mayumi de Andrade e Silva Sato

Colunista de Universa

20/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já se imaginou fazendo parte de um trisal? Com apenas essa pergunta, várias dúvidas devem ter surgido na sua cabeça, eu sei! Sobre esse assunto, conversei com dois trisais acostumados a compartilhar informações sobre o relacionamento nas redes sociais.

Com mais de 88 mil seguidores, Diego, Kah e Sanny criaram o perfil Trisal Brasília, por meio do qual compartilham um pouco da rotina e curiosidades sobre a relação. Eles, que se conheceram em um aplicativo de relacionamentos, contam que no começo existia uma preocupação com a exposição. Na época, o perfil era privado e restrito para amigos. "Logo fomos ganhando vários seguidores, ainda não éramos assumidos para todas as famílias, então existia esse receio", explicaram.

O trisal falou sobre a experiência nas redes sociais. "Mesmo o nosso perfil tendo crescido muito, a nossa caixinha de solicitações é zerada, porque respondemos a todos! [...] Todos os dias o perfil cresce, então sempre tem pessoas novas com as dúvidas mais comuns [...]. Somos bombardeados [com perguntas sobre] como conseguimos viver assim, se não existe ciúmes, como é na parte sexual, etc."

Claro que, por outro lado, há quem faça aquela pergunta que não agrada tanto. "O que chateia é ter de explicar sempre que [o Diego] não é um homem privilegiado, e sim que nós três somos, porque não é um homem com duas mulheres, e sim uma pessoa que se relaciona com duas. O Diego tem duas esposas, mas a Sanny tem um esposo e uma esposa, a Kah tem um esposo e uma esposa."

brasilia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O Trisal Brasília tem mais de 88 mil seguidores no Instagram
Imagem: Arquivo pessoal

E, falando sobre redes sociais, claro que os convites inusitados apareceriam, uma hora ou outra. "Uma vez, nos abordaram para fazer um programa a quatro, e podíamos definir o preço que quiséssemos. As pessoas não entendem que não é bagunça, nossa relação é poliamorosa, mas é fechada, não é qualquer um que vai poder entrar."

'Alguns ainda têm receio de assumir relação'

Terapeuta, Sanny deixou um recado para os trisais que ainda têm receio de assumir a relação. "Já atendi mais de 150 pessoas que vivem ou já viveram em um trisal, nem 10% desse número são assumidos. As pessoas têm muito receio do que a família ou sociedade vai pensar; as pessoas sempre vão falar de você, no começo pode assustar, mas é libertador. Além disso, o que a gente faz é só mostrar que é amor, não importa se é a dois, três ou mais", explicou.

O trisal de influenciadores Nossa Triiiade, formado pela arquiteta Isane Farias, pela psicóloga Íris Ribeiro e pelo eletrotécnico Igor Almeida, também se destacou no Instagram. Com mais de 13 mil seguidores, compartilham a rotina juntos: "Isane e Igor se relacionam desde 2009 e já conversavam muito sobre a liberdade dentro da relação; e foi através da meditação que começaram a pensar na não monogamia. Mas apenas em 2017 resolveram de fato abrir a relação [...] A gente nunca idealizou viver um trisal, na verdade as coisas aconteceram naturalmente e quando percebemos já existia amor, construção e vontade de compartilhar a vida juntos", contaram.

trisal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O trisal de influenciadores Nossa Triiiade é formado pela arquiteta Isane Farias, pela psicóloga Íris Ribeiro e pelo eletrotécnico Igor Almeida
Imagem: Arquivo pessoal

Sobre compartilhar o dia a dia nas redes sociais, o trisal diz que a motivação veio dos amigos que os incentivaram a mostrar um pouco sobre a experiência. "No começo o perfil mostrava mais sobre a gente, mas depois de perceber muitas informações deturpadas sobre o assunto na internet resolvemos também trazer conteúdos e hoje escrevemos sobre não monogamia e seus desafios."

É claro que antes de expor a vida na internet houve uma preocupação por parte do trio. "O receio inicial era a família, já que algumas pessoas não aceitavam muito bem o formato de relação que tínhamos e também o trabalho, por sabermos que ainda existe muito preconceito", contaram.

Momentos cômicos

Todo relacionamento passa por momentos bons, ruins, sérios e engraçados, e é nesse último que o trisal falou sobre uma viagem um tanto quanto divertida que tiveram no início do relacionamento. "Quando fomos nos hospedar em uma pousada, pedimos um quarto duplo, mas o dono da pousada insistia em nos dar um quarto triplo. Quando finalmente conseguimos o quarto duplo, ele ofereceu colocar um colchão no chão para melhorar nosso conforto", contam.

trisal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Nossa Triiiade: '"Quando fomos nos hospedar em uma pousada, pedimos um quarto duplo, mas o dono da pousada insistia em nos dar um quarto triplo'
Imagem: Arquivo pessoal

"No início a gente não se sentia ainda muito confortável em falar sobre nossa relação, principalmente por não saber como seria a reação da pessoa. Nessa situação não falamos nada, o dono da pousada não entendeu nada e no fim da estadia ainda ganhamos um desconto na hospedagem, já que segundo ele não tivemos tanto conforto dormindo em uma cama apertada."

Eles também deixaram um recado aos trisais de plantão: "É preciso realmente estar muito certo e seguro da escolha, pois além dos desafios da própria relação, surgem muitas questões com o externo; o preconceito ainda é grande. Um conselho é estar cada um individualmente no seu processo de autoconhecimento, se conhecer, saber definir seus limites e manter a comunicação em dia com as parcerias".

Mayumi Sato