Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Plataformas para criadores de conteúdo adulto têm crescimento de até 400%

dima_sidelnikov/Getty Images/iStockphoto
Imagem: dima_sidelnikov/Getty Images/iStockphoto

Mayumi de Andrade e Silva Sato

Colunista de Universa

18/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os anos de 2020 e 2021 foram fundamentais para o sucesso das plataformas de venda de vídeos adultos como o OnlyFans. De acordo com a revista americana Variety, apenas no último ano, os criadores de conteúdo que estão no site faturaram cerca de 4 bilhões de dólares, aproximadamente 21 bilhões de reais, um aumento de 115% comparando com o ano anterior.

Com sede no Reino Unido, a plataforma conta atualmente com 188 milhões de usuários, um crescimento de 128% e 2,16 milhões de criadores de conteúdo - um salto de 34% comparado ao período anterior.

O ex diretor de marketing e agora CEO do OnlyFans comentou que para os próximos passos, a empresa planeja impulsionar o projeto de uma plataforma própria de streaming, o OFTV, que excluirá a pornografia e disputará com grandes players como a Netflix.

Enquanto continuam apoiando produtores de conteúdo adulto, o OnlyFans se esforça para recrutar celebridades "tradicionais" para filmes, séries e programas dentro da OFTV.

Com a ascensão do serviço, criadores de conteúdo acabam se destacando. No ano passado, a modelo Blac Chyna recebeu o título de personalidade mais bem paga da plataforma, faturando cerca de 20 milhões de dólares por mês, algo em torno de 105 milhões de reais.

Ex-Disney, Bella Thorne ficou em segundo lugar, com um faturamento de 11 milhões de dólares por mês, cerca de 58 milhões de reais. Na ocasião, ao anunciar sua conta na plataforma, a atriz fez com que o site enfrentasse problemas de instabilidade, por conta do volume de pessoas que queriam assinar seu conteúdo.

O crescimento não se limita apenas ao OnlyFans; no Brasil, o Buupe.com teve um aumento de faturamento superior a 400% em 2022, comparado ao ano anterior.

Para a Community Manager do Buupe Maíra Fischer "O crescimento mostra a força da nossa comunidade, e valida que a direção que escolhemos supre as demandas dos nossos usuários, que buscam uma plataforma segura, intuitiva, simples e que permite conectar produtores e fãs [...] O crescimento ajuda também, a diversificar os conteúdos produzidos no meio adulto no Brasil. A gente busca construir uma comunidade diversa, com produtores que navegam pelos mais diversos gêneros, desde os amadores, aos profissionais".

Mayumi Sato