Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Abacaxi? Coração de espadas? Algo identifica quem faz swing no Brasil?

Brittany Lewin tatuou abacaxi de cabeça para baixo e ficou chocada ao descobrir significado - Foto: Reprodução/ TikTok@b_brittanylewin
Brittany Lewin tatuou abacaxi de cabeça para baixo e ficou chocada ao descobrir significado Imagem: Foto: Reprodução/ TikTok@b_brittanylewin

Colunista de Universa

27/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um caso curioso tomou conta das redes sociais e sites de notícias durante a última semana após a americana Brittany Lewin compartilhar em suas redes sociais um vídeo contando ter descoberto o significado de uma de suas tatuagens. Na publicação, ela diz que foi aconselhada por uma amiga a pesquisar o significado da figura - um abacaxi de cabeça para baixo, e ficou surpresa ao saber que o desenho é um símbolo utilizado por frequentadores de casas de swing.

Parte da comunidade swinger no Brasil estranhou esse novo símbolo, então, para entender melhor essas simbologias, recorri a casais liberais que entendem do assunto.

Casados e adeptos do meio liberal há 22 anos, Fernando e Fátima, conhecidos como 'Casal Pimenta', frequentam e organizam festas liberais no Rio de Janeiro há quase duas décadas. Autores do livro "Casamento com Pimenta", eles comentaram que o símbolo mais comum visto por eles é o coração de espadas: "Inicialmente identificava a esposa liberada pelo marido em uma relação de ménage, mas recentemente foi adotada pelos casais que praticam cuckold".

Já o casal Marina Rotty e Marcio Wolf, criadores do SalaZ discordam: "até hoje, nenhum símbolo creditado ao swing realmente foi adotado, por exemplo: um grupo de swingers no WhatsApp podem combinar de usar pulseira branca. Eles se reconheceriam por esse símbolo, mas nenhum outro swinger saberia disso. Acreditamos que para um símbolo ser considerado "swinger" ele deve ser reconhecido por pelo menos mais de 50% da população liberal, e não apenas de um grupo."

Criadora de uma sociedade secreta de swing cujo logotipo é uma dama de espadas, Camila Voluptas, que também utiliza o símbolo como apelido, contou que o uso de figuras mais genéricas pode confundir: "Imagina a reação de alguém que nem sabe que swing existe ser abordado por ter tatuado um abacaxi ou estar usando um acessório com o desenho da pimenta. O ideal seria toda a comunidade se unir e usar um símbolo neutro, forte e marcante como 'o balanço' para deixar claro a representatividade do movimento."

Sobre os símbolos mais comuns, as respostas foram bem parecidas; no Brasil, além de tatuagens, os que mais se destacam são tornozeleiras com pingentes como o naipe de espadas, pimenta e borboleta.

E o abacaxi? Pelo que a Camila me contou: "O que as pessoas precisam saber é que esse símbolo é um costume internacional e existe variação na aplicação. Por exemplo: um casal que deixa na caixa de correio ou no quintal quer dizer que está rolando naquele ambiente uma festa swinger. Quando está de cabeça para baixo significa que o indivíduo está procurando uma festa swinger"

Encomendei uma enquete ao Sexlog para saber quais símbolos são reconhecidos pela comunidade swinger.

84% das pessoas relacionam a pimenta ao swing. A dama de espadas não fica muito atrás, com 80%. Já a borboleta, 51% não vê como uma imagem que remeta ao swing, enquanto o abacaxi invertido recebeu 67% dos votos na opção "não faz parte do swing".

E você, tem ou teria algum desses símbolos tatuado no corpo? Deixa aqui nos comentários.

Mayumi Sato