Topo

Guia de Compras

As dicas que te ajudam a escolher o produto que faz mais sentido na sua vida


Quer fones sem fio? Guia de Compras Tilt te ajuda a achar o ideal para você

Lucas Santana

Colaboração para Tilt

08/03/2022 09h00

A procura por fones aumentou muito na pandemia. Ficar horas em reuniões e aulas online, ouvir podcasts enquanto faz as tarefas domésticas e até fazer exercícios na sala foram algumas das experiências que mostraram que escolher o modelo de acordo com a necessidade pode fazer toda a diferença. Novos estilos de fones e tecnologias não param de surgir, dada a grande procura, e a variedade de preços também aumentou.

Não existe melhor ou pior, mas o modelo certo para a sua necessidade —mas, vamos combinar, um fone sem fio, com conexão Bluetooth, ajuda bastante nas tarefas do dia a dia.

Veja no Guia de Compras Tilt abaixo que especificações observar na hora de escolher o seu.

Guia de compras Tilt: fones de ouvido - Eric Fiori/Arte UOL - Eric Fiori/Arte UOL
Imagem: Eric Fiori/Arte UOL

1. Qual formato escolher?

Entre os fones de ouvido Bluetooth, existem algumas categorias que você deve considerar:

  • Earbuds: é o mais comum, semelhante aos que costumavam já vir com os celulares --mas na versão sem fio. Ele fica encaixado na entrada do canal auditivo. São discretos e leves, mas mais instáveis. Ou seja, para quem se mexe muito, não espere que eles ficarão paradinhos no lugar. Por serem menores, também podem ter uma limitação na qualidade do áudio, embora os mais caros já contêm com tecnologias de áudio mais imersivo.

Exemplo:

airpod - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Intra-auriculares (In-Ear): uma variação dos earbuds, são estes fones pequenos que se encaixam mais profundamente na orelha, diretamente no canal auditivo, com a ajuda de borrachas. Há opções também com fio que só fica em volta do pescoço, o que ajuda a não perder os fones ou deixá-los mais ao alcance das mãos. Em geral, eles garantem menos interferência de sons externos, porque a borracha veda bem, mas é preciso observar também outros detalhes da tecnologia.

Exemplo:

Fones JBL - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Supra-auriculares (On-Ear): são aqueles com arco sobre a cabeça e fones que se apoiam sobre a orelha. Em geral, costumam ser almofadados, para maior conforto. Alguns modelos envolvem parte da orelha e outros se apoiam totalmente sobre ela. Os modelos mais caros são pensados para proporcional grande imersão de áudio e isolamento acústico.

Exemplo:

Sony WH-CH510 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Circoauriculares (Over-Ear): se você busca realmente cancelamento de sons, esta é a melhor opção. Além do arco na cabeça e partes almofadadas, os fones envolvem totalmente as orelhas e costumam ser pensados para melhorar drasticamente a acústica. Muito usado por quem curte games ou quer muita qualidade de áudio.

Exemplo:

Fone de Ouvido para Estúdio Behringer Bh 470 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

2. Como o fone será mais usado?

Conhecer o seu perfil de uso é fundamental para não errar. Pessoas que usam o fone de ouvido Bluetooth no escritório, por exemplo, têm necessidades diferentes de quem usa para correr, por exemplo.

Esportes: pedem um fone que se acomode bem aos ouvidos e seja resistente ao suor e a quedas. Nem todos possuem proteção suficiente para impedir que as secreções da pele e das orelhas entrem em contato com a parte eletrônica do dispositivo, então cheque a classificação IP. Também é desejável ter comandos de pausar, parar e troca de música que não necessitem do celular à mão. Fones menores e mais leves, como os earbuds, intra-auriculares e supra-auriculares, com controles externos devem atender a necessidade dos esportistas.

Tarefas do cotidiano: aqui o que vai determinar sua escolha é a forma como os dispositivos se acoplam ao seu ouvido, peso e conforto. Vai fazer faxina? Talvez seja melhor um intra-auricular. Vai ouvir podcast lavando louça? Talvez um earbud dê conta. Quanto mais exigente for nas funções e na qualidade do áudio, mais caro acabará sendo o seu fone do coração. Então, ache o equilíbrio entre tecnologias e preço.

Games: quem curte jogar com fones, em geral, busca qualidade, som imersivo e cancelamento de ruído externo. Aqui, a melhor escolha, sem dúvidas, são os fones circoauriculares. Para jogos online, prefira modelos com microfone integrado de boa qualidade. Mas, prepare o bolso, são fones que costumam custar muito mais caro.

Profissional: editores de áudio e vídeo, que precisam de alta qualidade de som para suas tarefas e utilizam fone por várias horas, também devem preferir circoauriculares.

3. De olho na tecnologia Bluetooth

Há no mercado fones de ouvido com tecnologia Bluetooth 4.1, 4.2 e, a mais recente, 5.0.

As versões 4.1 e 4.2 são mais antigas e limitadas, sendo que a 4.2 consome menos energia do que a 4.1.

O Bluetooth 5.0 é mais veloz e oferece alcance superior entre os dispositivos conectados. Isso significa que se você precisa ficar mais longe do dispositivo de onde parte o áudio, vale a pena investir nessa tecnologia.

O 5.0 também ter menos interferência de outros aparelhos sem fio.

4. Bateria importa muito

Alguns fones sem fio podem durar algumas poucas horas funcionando, enquanto outros chegam a 60 horas de reprodução de som ininterruptos. Ou seja, vale observar bem este ponto na hora de comprar.

Fones maiores, como os supra-auriculares e circoauriculares, também possuem baterias maiores, o que aumenta o tempo de funcionamento do dispositivo longe da tomada. Esses modelos, muitas vezes, precisam ser carregados apenas uma vez na semana.

Fones menores, como os auriculares e intra-auriculares, têm baterias mais limitadas, mas já existem muitas opções com estojos que permitem o carregamento ao longo do dia. Os intra-auriculares com fio para usar em volta do pescoço, por exemplo, são carregados em entradas USB-C ou similar. Você pode conectar no computador ou nos adaptadores de tomada.

5. Foco no custo-benefício

A gama enorme de preços é enorme. Dá para gastar algumas poucas dezenas de reais com fones bem simples ou investir milhares em super fones com cancelamento de ruído, som imersivo e alta potência.

Marcas como JBL, Beats e Sony costumam lançar periodicamente fones com tecnologias cada vez mais avançadas. Já as fabricantes de celular, como Apple e Samsung, também gostam de sair na frente com alternativas turbinadas aos com fio.

Ao avaliar sua compra, tente entender o que você precisa e seu orçamento.