AS MELHORES AIR FRYERS

Veja 12 modelos recomendados em quatro categorias, do melhor custo-benefício às tecnológicas

Arte UOL

Um dos eletrodomésticos mais vendidos no Brasil, a air fryer se tornou indispensável na nossa cozinha. Com tantos modelos disponíveis, o Guia de Compras UOL analisou as opções e preparou um ranking para te ajudar a fazer uma compra inteligente.

Os produtos foram selecionados pela equipe de jornalistas especializados do Guia de Compras UOL, com a ajuda de Marko Mello, publicitário que se intitula 'embaixador extra-oficial da air fryer no Brasil' e que foi jurado no programa Tilt Lab Day sobre fritadeiras elétricas.

  • Midea Liva

    Com melhor relação tamanho/potência/preço, seu diferencial é o cesto quadrado e mais baixo, que resulta em uma área maior para colocar os alimentos sem empilhar. Este aproveitamento do espaço a colocou no topo da categoria. "Esta é a que sempre indico, pois tem tamanho ótimo e seu custo-benefício é um dos melhores do mercado", contou Marko Mello.

  • Philco Gourmet Black

    Levou o selo de "Melhor Air Fryer" no Tilt Lab Day em 2022 por seu design, eficiência, facilidade de limpeza e preço. Tem uma construção mais verticalizada, com os botões seletores na parte de cima. Com desempenho similar ao da campeã, foi superada apenas no formato do cesto, que permite menos alimentos por ser redondo e mais alto.

  • Electrolux Family Efficient

    Maior das três, permite preparar mais comida de uma vez -- cabe até um pequeno frango inteiro. Bonita, nas cores bordô ou grafite, tem assinatura da chef e apresentadora de TV Rita Lobo. O desempenho na relação tamanho/potência é levemente inferior ao das outras duas citadas, mas ainda assim é boa opção de compra.

  • Mondial Mega Family

    Seu cesto enorme e quadrado permite preparar uma pizza inteira, um bolo grande, dez postas de salmão ou quase 30 tulipas de frango de uma só vez. Soma-se isso ao preço, o mais baixo da categoria, o que torna esta fritadeira imbatível.

  • Philips Walita Essential XL Digital

    É a mais proporcionalmente potente desta seleção. Seu diferencial é o painel touch screen, que permite selecionar tempo e temperatura com precisão e oferece modos predefinidos de preparo com apenas um toque. Perde em preço e tamanho para a campeã, mas o que a deixa na segunda posição.

  • Mondial Dual

    Traz a inovação do cesto duplo, que permite fazer dois tipos de alimentos de uma só vez, como frango e batatas ou duas carnes diferentes. Cada cesto tem controles independentes de tempo e temperatura, garantindo o preparo ideal. O pênalti aqui é o preço, bem mais alto que o das demais.

  • Cadence Pratic Fryer

    É a mais barata das três, ideal para no máximo um casal. Em uma categoria em que os concorrentes têm especificações parecidas, esta ganha a disputa devido ao preço somado às boas avaliações dos clientes.

  • Britânia Bella Cucina

    Também aparece como boa opção, muito bem avaliada, para apartamentos pequenos ou com pouco espaço no balcão da cozinha. Como as outras duas, tem cesto quadrado apenas com o fundo removível para limpeza.

  • Midea MiniFry

    Potência levemente superior a das demais, mas com recursos mais simples. Tem apenas controle de tempo, com temperatura fixa de 200°C. Ainda assim, é uma boa opção de baixo custo, de uma marca confiável.

Para quem tem o espaço e o dinheiro, sempre indico comprar uma acima de 3,5 litros. Estas três são um pouco menores, mas com o espaço bem aproveitado pelo cesto quadrado. Também é sempre ideal optar por marcas conhecidas. Hoje há muitos aparelhos genéricos no mercado, que não terão a mesma qualidade ou assistência ao cliente caso necessário

Marko Mello

  • Philips Walita Essential XL Conectada

    Pode ser controlada por um aplicativo no celular ou por comandos de voz com a assistente Alexa. Dá para ligar, desligar, alterar tempo e temperatura do preparo à distância. O app de celular sugere receitas e programa a air fryer para prepará-las. Toda essa conectividade, aliada a uma alta potência por litro, garantiram a vitória na categoria, mesmo com o preço mais alto.

  • Xiaomi Mi Smart

    Permite preparo em baixas temperaturas, chegando a 40°C para descongelar alimentos, desidratar frutas, fazer carne seca e até iogurtes. Compacta e moderna, vem com uma grelha divisória para fazer duas camadas de alimentos, mantendo a circulação do ar. Ficou com a segunda colocação devido ao tamanho, bem menor em relação às concorrentes.

  • Electrolux Oven Experience

    Air fryer com jeito de forninho, da linha Rita Lobo. Grandona e versátil, pode ser usada com um cesto, duas grelhas ou um espeto giratório (dá para fazer um frango no estilo 'televisão de cachorro'). Levou o terceiro lugar por não ser conectada, mas conta com painel digital e função desidratar a 60°C.

Topo