PUBLICIDADE
Topo

Migração de conversas de iOS para Android chegou, mas não é nada fácil

Divulgação/WhatsApp -
Divulgação/WhatsApp

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

02/09/2021 17h01

O WhatsApp divulgou hoje (2) mais detalhes sobre como funciona o recurso de migração de chats entre celulares iOS e Android, anunciado no começo de agosto. A função, que está sendo liberada aos poucos, permite que usuários mantenham o histórico de suas conversas mesmo se trocarem um iPhone por um Android. A novidade é que a transferência dos chats será feita via cabo.

Você vai precisar de um conector do tipo USB-C para Lightning — o mesmo que vem no carregador dos iPhones mais recentes. Por enquanto, o recurso só funciona com celulares da Samsung novos ou com o sistema restaurado de fábrica.

A migração dos chats é feita através do aplicativo Smart Switch Mobile, que já vem pré-instalado em alguns celulares da Samsung. Ele já serve para migrar fotos e mensagens de SMS de um iPhone antigo, mas agora conseguirá trazer também as mensagens do WhatsApp sem furar a criptografia de ponta a ponta do app.

Segundo o WhatsApp, a função já está sendo liberada gradativamente para celulares da Samsung com Android 10 ou superior. O aparelho precisa ser novo, recém-saído da caixa, ou, se for antigo, precisa ter sido restaurado para as configurações de fábrica para o recurso funcionar.

Outro requisito é o de que você continue usando o mesmo número de telefone ao trocar o iPhone por um celular da Samsung. Não precisa ser o mesmo chip de operadora, mas precisa ser o mesmo número para receber o SMS de autenticação em dois fatores na hora de fazer login no app.

São transferidos dados de conta, foto do perfil, conversas individuais e em grupo, histórico de conversas, arquivos de mídia e configurações, mas ficam de fora o histórico de chamadas, o seu nome de exibição e os possíveis pagamentos que você tenha feito ou cobrado.

Depois da migração, seus dados do WhatsApp continuam disponíveis também no iPhone, mas como o aplicativo só funciona em um telefone de cada vez (por enquanto), você não conseguirá mais usá-lo no iOS, a não ser que saia da sua conta no Android.

O recurso já está disponível na versão 3.7.22.1 ou posterior do aplicativo Smart Switch Mobile da Samsung; na versão 2.21.160.17 ou posterior do WhatsApp para iOS; e na versão 2.21.16.20 ou posterior do WhatsApp para Android nos telefones Samsung.

O WhatsApp confirmou que mais fabricantes de Android terão acesso ao novo recurso de migração nos próximos meses, mas não adiantou quais ou quando a novidade será expandida. O caminho inverso — migrar chats do Android para o iOS — também está em desenvolvimento, sem data para ser oficializado.

Passo a passo: Como transferir as conversas do WhatsApp de um iPhone para um aparelho Samsung

  1. Ligue seu aparelho Samsung. Assim que for solicitado, conecte seu aparelho Samsung ao iPhone usando o cado USB-C para Lightning (ou com adaptadores);
  2. Siga os passos exibidos no Smart Switch Mobile da Samsung;
  3. Use a câmera do iPhone para escanear o código QR exibido no aparelho Samsung;
  4. Toque em "Iniciar" no iPhone e aguarde a conclusão do processo;
  5. Continue a configuração do aparelho Samsung;
  6. Ao terminar a configuração do Android, abra o WhatsApp e acesse sua conta com o mesmo número de telefone usado no iPhone;
  7. Toque em "Importar" e aguarde;
  8. Pronto. Ao fim do processo, suas conversas antigas já estarão disponíveis no WhatsApp.