Topo

WhatsApp libera acesso em até 4 aparelhos ao mesmo tempo; saiba como usar

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

14/07/2021 19h23Atualizada em 15/07/2021 16h14

O WhatsApp finalmente começou a testar nesta quarta-feira (14) um recurso que vem sendo desenvolvido há meses: suporte a múltiplos celulares ao mesmo tempo. Agora já é possível usar o aplicativo em até quatro aparelhos simultaneamente.

A novidade está disponível para um pequeno grupo de usuários do programa de testes da empresa, o WhatsApp Beta. Com a novidade, você não precisa manter um celular de âncora sempre na internet, como funciona hoje com o WhatsApp Web, por exemplo. Dá para usar todos mesmo que um esteja descarregado.

O WhatsApp afirma que todas as mensagens e contatos ficam sincronizados nos quatro aparelhos ao mesmo tempo sem desabilitar a criptografia de ponta a ponta que impede que os dados sejam interceptados por hackers no meio do caminho entre um celular e outro.

Ainda em fase de testes, a novidade não tem prazo para ser implementada para todo mundo que usa o WhatsApp.

É seguro? Como funciona?

Até hoje, o WhatsApp não permitia o uso em mais de um aparelho ao mesmo tempo porque a troca de mensagens acontece de forma privada dentro do celular de quem usa. Para acessar o WhatsApp Web, o app criava uma rede "particular" entre o PC e o celular principal do usuário.

Outros mensageiros como Telegram ou o Facebook Messenger conseguem sincronizar as conversas em vários aparelhos porque eles estão "na nuvem", operando nos servidores da empresa que os desenvolveu, e não são criptografados como o WhatsApp.

A solução encontrada pelo WhatsApp foi, basicamente, criar clones do seu celular principal. Até hoje, a empresa identificava o destinatário e o remetente de uma mensagem por uma chave criptográfica — isto é, uma sequência de códigos embaralhados — designada ao celular de cada pessoa.

Mas agora, quando você cadastrar sua conta do WhatsApp a um novo aparelho, aquele celular vai ganhar sua própria chave criptográfica associada à sua conta no app. Sendo assim, se você tiver quatro aparelhos rodando o aplicativo ao mesmo tempo, cada um vai ter quatro chaves, e todos eles vão receber as mesmas informações ao mesmo tempo.

Ainda neste exemplo, quando uma pessoa te mandar uma mensagem, essa mensagem vai ser copiada e disparada de novo quatro vezes até chegar a todos os aparelhos cadastrados na sua conta. Para começar a usar o WhatsApp em um novo celular, você ainda terá que escanear o código QR (assim como funciona hoje no WhatsApp Web) e colocar uma senha ou biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).

Como testar

Interessou? Para experimentar a novidade você precisa se cadastrar no programa de testes do WhatsApp. E mesmo assim nem todos terão acesso ao recurso.

Para usar o WhatsApp Beta no celular Android, o caminho é o seguinte:

Para usar o WhatsApp Beta no iPhone:

  • Baixe o aplicativo TestFlight, que é a plataforma de testes de todos os apps para iOS;
  • Acesse a página do programa de testes do WhatsApp no TestFlight;
  • Toque em "Accept" ("Aceitar") e confirme a instalação do WhatsApp Beta em "Install" ("Instalar");
  • Pronto. É só tocar em "Open" ("Abrir") para abrir o WhatsApp, que agora já é a versão beta.

Vale destacar que os programas de teste do WhatsApp são por ordem de chegada. É possível que você receba um alerta de que o programa está lotado ao tentar entrar. Nesse caso, não tem o que fazer a não ser esperar até que alguma vaga surja.

É importante ressaltar também que a versão beta do WhatsApp costuma ter mais problemas, pode travar e até perder dados já que é uma versão instável feita para testar recursos que ainda não estão prontos. Use por sua conta e risco.

Se você já tem o WhatsApp Beta no seu celular, este é o caminho para descobrir se você já pode testar o suporte a múltiplos aparelhos no Android:

  • Abra o WhatsApp e toque nos três pontinhos no canto superior esquerdo da tela;
  • Toque em "Aparelhos conectados";
  • Toque em "Múltiplos aparelhos (Beta)";
  • Toque em "Entrar no beta".

Se seu celular for iPhone:

  • Abra o WhatsApp e toque no ícone das configurações (o último da fileira na parte inferior da tela, à direita);
  • Toque em "Aparelhos conectados";
  • Toque em "Múltiplos aparelhos (Beta)";
  • Toque em "Entrar no beta".