PUBLICIDADE
Topo

WhatsApp: veja as respostas para suas principais dúvidas

iStock
Imagem: iStock

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

08/10/2020 04h00

Criado em 2009, o WhatsApp é um dos principais aplicativos de comunicação para quem tem um smartphone e mudou a nossa forma de interagir com as outras pessoas. Com apenas um número de telefone e internet, é possível enviar mensagens de texto, áudio, vídeo, figurinhas e até compartilhar links de outras redes sociais no app. Tilt responde abaixo a algumas das principais dúvidas sobre o xodó do internauta brasileiro.

O que é o WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de texto, os usuários podem enviar áudios, imagens, vídeos, documentos e fazer ligações usando uma conexão com a internet. O software está disponível para os principais sistemas de celulares, como Android e iOS.

Como baixar/instalar o WhatsApp?

Para instalar o WhatsApp, basta ir até a loja de aplicativos do seu aparelho: Google Play Store no Android ou a App Store para iPhone. Quando digitar o nome do app na busca e encontrá-lo, clique no botão "Instalar".

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp?

Você pode recuperar mensagens apagadas do WhatsApp desde que tenha feito o backup delas. Para restaurar um backup do Google Drive ou iCloud Drive, você precisará usar o mesmo número de telefone e a mesma conta do Google usados na criação do backup. Desinstale e reinstale o WhatsApp. Abra o app e confirme o seu número. Quando solicitado, toque em Restaurar para recuperar suas conversas e seus arquivos de mídia.

WhatsApp - restaurar conversa / backup - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em celulares com o sistema Android, será possível restaurar as conversas do backup local. Os backups locais serão criados automaticamente todos os dias às 2h da manhã e salvos como um arquivo no seu aparelho.

Como recuperar fotos apagadas do WhatsApp?

Se você percebeu que apagou algumas fotos importantes, o jeito mais fácil de recuperá-las é com o backup de conversas. Você só precisa desinstalar o WhatsApp e reinstalá-lo novamente. Assim, após pintar a solicitação para confirmar o seu número, o aplicativo enviará um pedido para restaurar as mensagens e arquivos de mídia armazenados no último backup. Basta tocar em "Continuar" e "Restaurar".

Há outra forma para quem tem um celular Android. Mas atenção: esse método só funciona se você não tiver ligado a opção "Apagar os arquivos de mídia desta conversa" quando apagou a mensagem original.

Se for o caso, você pode verificar se as imagens ainda estão na pasta do aplicativo. Para acessá-la, vá até "Meus Arquivos", entre em "Armazenamento interno" e procure pela pasta "WhatsApp". Entre em "Mídia" e escolha a pasta desejada (como WhatsApp Images, para fotos). Ao encontrar a foto, basta movê-la para outra pasta de fácil acesso no celular.

Como fazer backup do WhatsApp?

O WhatsApp fornece ao usuário duas formas de backup: a manual, em que você é responsável pela missão de lembrar de fazer o backup vez ou outra; e automático, em que o app programa backups por intervalos de tempo determinados por você.

WhatsApp - fazer backup parte 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
WhatsApp - fazer backup parte 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para Android: vá em "Configurações", procure o item "Conversas" e abra a opção "Backup de conversas". Nesta tela, vá em "Configurações do Google Drive" e adicione sua conta Google. Em "fazer backup no Google Drive", você vai poder definir se deseja fazer um backup diário, semanal ou mensal. Se preferir a opção de backup manual, clique em "Apenas quando eu tocar em 'Fazer backup'".

Para iPhone: vá em "Ajustes", clique em "Conversas" e vá até o item "Backup de conversas". Você verá as informações do seu último backup e o tamanho dele. Clicando em "Fazer o backup agora", você fará o seu backup manualmente no iCloud Drive após logar em sua conta. É possível definir se deseja fazer um backup diário, semanal ou mensal.

Como fazer figurinhas no WhatsApp?

Você precisa baixar um aplicativo de criação de stickers. Alguns exemplos são o Personal Sticker Maker, WSTick App, Sticker.LY e Sticker Studio. Tilt analisou esses aplicativos e elencou suas principais qualidades. Temos, ainda, um tira-dúvidas apenas sobre figurinhas.

WhatsApp - figurinhas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como atualizar o WhatsApp?

Você pode atualizar o WhatsApp facilmente pela loja de aplicativos do seu aparelho, seja ela a Google Play Store ou a App Store. Se uma atualização estiver disponível, clique no botão "Atualizar". O serviço recomenda que você sempre use a versão mais recente do app, já que elas incluem recursos mais novos e correções de erros.

Como fazer convite virtual grátis para WhatsApp?

Se você deseja fazer um convite totalmente personalizado para um evento usando o celular e depois enviá-lo para os seus amigos no WhatsApp, você pode usar um app chamado Canva, disponível gratuitamente na Google Play Store e na App Store.

Depois de instalar o app, faça o cadastro e clique na opção "Todas as categorias". Selecione "Convite" e escolha o modelo de convite que lhe agrada mais ou que seja mais apropriado para o evento. Você também pode optar pela opção "Em branco" para criar um convite desde o início. Altere o texto com as informações do evento. Toque no ícone no canto superior direito, em formato de seta, para salvar a imagem do convite para compartilhá-la no WhatsApp e em outras redes sociais.

WhatsApp - Canva - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como colocar senha no WhatsApp?

Desde 2017, o WhatsApp criou a verificação em duas etapas para dar mais segurança aos seus usuários. O recurso permite associar o número de telefone a uma senha numérica de seis dígitos. Para ativar, vá até "Configurações". Depois, selecione "Conta" e "Confirmação em duas etapas". Toque em "Ativar" e defina uma senha de seis dígitos. Você precisará definir um email também para recuperar a sua senha, caso a esqueça.

WhatsApp - verificação em duas etapas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora, se você deseja colocar uma senha para que ninguém abra seu WhatsApp sem permissão, você pode usar um aplicativo criado por terceiros, como o Bloqueio AppLock, da Ivymobile, disponível na Google Play Store para bloqueá-lo (não tem para iOS). Assim, só será possível abrir o app mediante a digitação de uma senha.

O WhatsApp também fornece recurso nativo semelhante, mas usando sua impressão digital ou a leitura biométrica da sua face. Para ativá-lo, vá em "Configurações", "Conta" e "Privacidade". Deslize até o final da tela e selecione "Bloqueio por impressão digital" (Android) ou em "Bloqueio de tela" (iOS).

Como tirar o online do WhatsApp?

Dentro do próprio WhatsApp não há opções que permitem remover o status online, a não ser que o contato seja bloqueado. Uma maneira de burlar isso é abrir o app e esperar carregar todas as mensagens. Então, ative o modo avião do seu celular. Assim, você poderá ler todas as mensagens recebidas sem aparecer que está online. Esta opção, no entanto, impede que você envie ou receba novas mensagens.

Caso você seja usuário de Android, é possível baixar aplicativos de terceiros que permitem que você fique invisível no WhatsApp. Tilt testou dois deles: Unseen e Flychat. Eles funcionaram no teste, mas vale informar que o WhatsApp desaconselha o uso desse tipo de app não-oficial da empresa, pois não se responsabiliza por eventuais problemas de segurança e privacidade causados por esses programas.

WhatsApp - Unseen - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como deixar o WhatsApp preto?

Em março de 2020, o WhatsApp lançou uma das funções mais esperadas pelo usuário: o modo escuro, que deixa o menu do aplicativo preto. O modo escuro foi projetado para reduzir o cansaço dos olhos em ambientes com pouca luz.

Quem usa Android pode habilitar a função indo em "Configurações", "Conversas", "Tema", "Escolha Um Tema" e "Escuro". Já usuários do iOS podem ir em "Ajustes" e "Tela e Brilho" para ativar a aparência escura. Essa opção deixa todo o aparelho em modo escuro.

WhatsApp - modo escuro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como saber se fui bloqueado no WhatsApp?

Segundo o WhatsApp, não existe uma prova única de um possível bloqueio, mas existem indícios para ficarmos de olho. O primeiro indicativo de que você pode ter sido bloqueado é quando você deixa de ver informações de "visto por último" na janela de conversa com o seu contato.

Outra função que deixa de aparecer são aqueles dois tiques que confirmam a entrega da mensagem. Um texto enviado para um contato bloqueado (ou sem internet) aparece com apenas um tique.

Outro indício é a foto de perfil do usuário. Caso você seja bloqueado, não será possível mais ver a imagem compartilhada. Se ainda quiser tirar a prova, tente ligar para o contato. Ao ser bloqueado por alguém, as ligações via WhatsApp não são completadas para essa pessoa.

Como escrever em negrito no WhatsApp?

Para escrever em negrito no WhatsApp, basta digitar uma palavra ou uma frase entre dois asteriscos. Por exemplo: *Tilt*. Ao enviar a mensagem para os seus contatos, o texto estará em negrito.

Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

Para configurar uma mensagem automática no WhatsApp, você precisa usar o WhatsApp Business. Trata-se de um aplicativo separado, criado para pessoas que usam a ferramenta como forma de trabalho. Após instalar o aplicativo, disponível para iOS e Android, você poderá definir uma mensagem de ausência, uma mensagem de saudação e até mesmo atalhos para respostas rápidas.

Como usar WhatsApp no computador?

O WhatsApp também permite que usuários troquem mensagens diretamente por meio de seus computadores. O serviço ganhou o nome de WhatsApp Web. Com o navegador, o usuário deve entrar no endereço https://web.whatsapp.com, escanear um QR Code e já pode começar a conversa.

WhatsApp - interface web - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O WhatsApp também pode ser usado no seu PC ou Mac sem precisar abrir um navegador. Para instalar o WhatsApp para computador, você precisa baixar o aplicativo na Microsoft Store, na App Store ou no site do WhatsApp. Ele funciona em computadores com Windows 8.1 (ou posterior) e macOS 10.10 (ou posterior).

Como colocar música no status do WhatsApp?

O Instagram já ganhou uma opção de compartilhar músicas no Stories, mas esse recurso ainda não está disponível para o WhatsApp. Porém, você pode fazer um post com até 30 segundos de música de fundo para enviar para os seus contatos. Para isso, abra um aplicativo de música como o Spotify, Deezer ou Apple Music.

Escolha uma música e coloque para tocar no smartphone. Abra o WhatsApp, clique em "Status" e aperte o ícone para adicionar um novo status. Grave um vídeo normalmente, com a música ao fundo. Ao final, você terá um vídeo com o áudio do som reproduzido pelo player de música. A postagem ficará disponível para seus contatos por 24 horas.

Como criar grupo no WhatsApp?

Para criar um novo grupo em um dispositivo iOS, entre no seu WhatsApp e na aba de "Conversas" clique em "Novo grupo". Já em celulares Android, clique em "Configurações" e "Novo grupo". Selecione os participantes, dê um nome e você já estará pronto para conversar com seus amigos.

WhatsApp - criar grupos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando o WhatsApp foi lançado no Brasil?

O WhatsApp foi lançado no Brasil no mesmo ano em que chegou ao mundo, em agosto de 2009. A princípio só usuários de celulares da Apple podiam usar o aplicativo (que inicialmente custava US$ 0,99). Um ano depois, o aplicativo entrou na Google Play Store e, desde então, passou a ser disponibilizado gratuitamente tanto no iPhone quanto no Android. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas usem o WhatsApp somente no Brasil.

Qual é a origem do WhatsApp?

O WhatsApp surgiu quando Jan Koum, um dos seus criadores, perdeu algumas ligações quando estava na academia. Ele pensou em criar um aplicativo que avisasse se você está online ou não e que também substituísse o sistema de envio de mensagens, o SMS. Brian Acton, cofundador da empresa, foi quem investiu US$ 250 mil para que o projeto saísse do papel.

Qual é o nome do criador do WhatsApp?

O ucraniano Jan Koum e o americano Brian Acton são os criadores do WhatsApp. Eles deixaram a empresa em 2017 e 2018, respectivamente.