PUBLICIDADE
Topo

WhatsApp libera migração de conversas entre Android e iOS; saiba como

Divulgação/WhatsApp
Imagem: Divulgação/WhatsApp

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

11/08/2021 11h48

Atendendo a pedidos e após meses de testes, o WhatsApp está finalmente permitindo migrar conversas entre telefones com Android e iPhones. Os primeiros aparelhos a contar com a novidade são os lançamentos de hoje da Samsung, o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3.

Até hoje, se você trocasse de celular e migrasse de sistema — do Android para o iOS ou vice-versa — não poderia levar suas conversas com você. Como as mensagens são criptografadas e o iPhone não permite usar o Google Drive como backup, todo seu histórico de chats era sacrificado. Não será mais.

Segundo o WhatsApp, o recurso está chegando primeiro para telefones da Samsung com Android 10 ou superior — ou seja, quem trocar o iPhone por um Galaxy poderá migrar suas conversas. Posteriormente, será liberada a migração inversa, do Galaxy para o iPhone.

"Este tem sido um dos recursos mais solicitados pelos usuários há anos e o WhatsApp trabalhou em conjunto com sistemas operacionais e fabricantes de dispositivos para resolvê-lo", diz Sandeep Paruchuri, gerente de produto do WhatsApp, no anúncio da novidade.

Segundo a empresa, para permitir a migração de chats sem furar a criptografia das mensagens, o WhatsApp precisa trabalhar em conjunto com as fabricantes de celular para desenvolver ferramentas que funcionem no código mais básico do sistema.

A Samsung é uma maiores vendedoras de celular Android do mundo e líder em mercados onde o WhatsApp é o principal mensageiro nos telefones das pessoas, como o Brasil e parte da Europa. Por isso a marca coreana foi escolhida como a primeira a permitir a migração de chats.

O WhatsApp confirmou que mais fabricantes de Android terão acesso ao novo recurso de migração nos próximos meses, mas não adiantou quais ou quando a novidade será expandida.

Como fazer a migração

Para migrar suas conversas de um iPhone para um Galaxy, é preciso usar o aplicativo Smart Switch, da Samsung — que ajuda a migrar outros dados entre telefones, como fotos, compromissos no calendário e agenda de contatos.

A princípio, somente os novos Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 terão o recurso, mas, nas próximas semanas, qualquer aparelho da Samsung rodando Android 10 ou superior também poderá fazer a migração.