Topo

WhatsApp: confira 7 novidades que estão prestes a chegar

Tim Reckmann (Flickr)
Imagem: Tim Reckmann (Flickr)

Thaime Lopes

Colaboração para Tilt

25/06/2021 04h00Atualizada em 26/06/2021 11h08

O WhatsApp ganhou, recentemente, algumas funções que têm feito muito sucesso. Uma delas é a possibilidade de acelerar a velocidade de reprodução dos áudios recebidos pelo aplicativo. E as novidades não devem parar por aí.

Segundo o site especializado WaBetaInfo, que antecipa recursos que estão em testes no WhatsApp, os internautas podem aguardar sete novidades fresquinhas nas próximas atualizações do aplicativo.

Algumas funcionalidades, inclusive, já estão disponíveis para quem usa a versão beta (de teste) do WhatsApp, como encaminhamento de pacote de figurinhas e mensagens que desaparecem logo após serem lidas.

Abaixo listamos as sete prováveis novas funções e explicamos como elas devem funcionar. Confira:

Viu e apagou

Em entrevista ao WaBetaInfo, Mark Zuckerberg confirmou que uma das funcionalidades em que eles estão trabalhando é o de mensagens que só podem ser vistas uma vez. Depois, elas serão apagadas automaticamente. Eles também estão desenvolvendo um modo temporário (similar do que o Instagram já possui) para que os usuários possam optar por suas conversas sempre sumirem.

Encaminhamento de figurinhas

Meme bom é meme que cai nas graças da galera. E com a futura função do WhatsApp, isso vai se tornar ainda mais fácil. É que na atualização, será possível encaminhar pacotes inteiros de figurinhas para seus contatos. Quem receber o pacote, verá um link onde poderá fazer o download das imagens.

A novidade, por enquanto, só está disponível na versão de teste do iOS (iPhone). Ela deve chegar em breve aos usuários beta do Android.

Melhorias para empresas que usam o WhatsApp

Ao abrir o perfil de uma conta corporativa, haverá um pequeno resumo do estabelecimento. Também haverá atalhos para rapidamente ligar, mandar mensagem, encaminhar, ver o catálogo e explorar a loja, caso o comércio tenha loja no Facebook. Por enquanto, a novidade só está disponível no beta para Android.

WhatsApp em mais de um celular

Hoje, quem gosta de usar o WhatsApp Web precisa que o celular esteja obrigatoriamente conectado à internet. Zuckerberg, entretanto, afirmou que em breve teremos a opção de não só usar o Zap mesmo que o smartphone esteja desconectado, mas também acessar a mesma conta em até quatro dispositivos ao mesmo tempo.

O único ponto negativo é que mesmo no desktop não será possível fazer chamadas de áudio ou vídeo para outros usuários que não tenham a mesma versão do WhatsApp que você.

Transferência de chats entre Android e iOS

Trocou de sistema e está preocupado em perder suas conversas? Não se preocupe mais. Uma das novidades em teste é justamente a possibilidade de exportar seus chats entre Android e iOS.

Arquivos arquivados para sempre

Atualmente, se o usuário arquiva uma conversa e posteriormente recebe uma mensagem daquela pessoa, a conversa é automaticamente desarquivada e volta para a página principal do WhatsApp.

Nos testes, a empresa acrescentou a opção de arquivar definitivamente as conversas, caso o usuário queira. Novas mensagens desses chats serão automaticamente mutadas.

O usuário poderá optar por qualquer um dos modos de arquivamento de conversas.

Busca por figurinhas

Já disponível anteriormente para as versões de teste do Android, agora quem usa o beta no iOS também poderá desfrutar da facilidade de buscar por figurinhas específicas dentre as muitas que tiver.

Essa função já estava disponível, mas nos novos testes ela funciona de forma similar à busca por emojis ao digitar uma palavra em específico. Por exemplo: vamos supor que você digite na barra de busca "caminhão". Além de sugerir emojis, o botão de figurinhas ficará animando, identificando que também encontrou algo similar à palavra que você digitou.

Curtiu?