PUBLICIDADE
Topo

Figurinhas de Whatsapp: como fazer, baixar, melhores apps e outras dúvidas

Divulgação
Imagem: Divulgação

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

08/09/2020 04h00

Desde que surgiram no final de 2018, as figurinhas se tornaram umas das principais formas de comunicação dentro do WhatsApp. Memes, políticos, animais, artistas e até amigos: tudo pode ser transformado em "sticker" —que é como os gringos chamam o recurso. Mas será que você sabe usar esse recurso plenamente? Tilt separou a seguir as principais dúvidas dos usuários quando o assunto é figurinhas.

Como fazer figurinha de WhatsApp?

Para fazer figurinhas no WhatsApp, você precisa baixar um aplicativo de criação de stickers. Alguns exemplos são o Personal Sticker Maker, WSTick App, Sticker.LY e Sticker Studio. Tilt analisou esses aplicativos e elencou suas principais qualidades (clique no título acima para saber mais).

Qual o melhor app para fazer figurinhas de WhatsApp?

Existem dezenas de aplicativos para fazer figurinhas de WhatsApp. Alguns aplicativos são melhores para apagar o fundo das fotos, outros são mais fáceis na edição ou para adicionar textos. Testamos alguns deles, cada um com suas qualidades.

Como baixar figurinhas de WhatsApp?

Para baixar figurinhas pelo próprio WhatsApp, você deve abrir o aplicativo em seu smartphone e selecionar um contato para quem você deseja enviar os "stickers". Clique no símbolo das figurinhas e você verá as figurinhas pré-instaladas. Clique no sinal "+" (mais) para baixar outras. É totalmente grátis. Veja abaixo um passo a passo com imagens para você conseguir baixá-las.

Para baixar figurinhas pelo próprio WhatsApp - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra maneira de baixar figurinhas é usando aplicativos criados por terceiros. O Meme Sticker Pack (Android), o WASticker (Android) e o Top Sticker Maker Studio Memes (iOS) são alguns deles com pacotes temáticos para você usar. Você também pode salvar as figurinhas que os seus amigos te mandam, clicando em cima delas até aparecer a opção de "Favoritar" (iOS) ou "Adicionar aos favoritos" (Android).

Para favoritar figurinhas no WhatApps - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como conseguir figurinhas de WhatsApp grátis?

Como já mencionamos aqui, dá para baixar figurinhas gratuitamente pelo próprio WhatsApp. Outra maneira de conseguir figurinhas de graça é por meio de outros aplicativos. Os já mencionados Meme Sticker Pack, o WASticker e o Top Sticker Maker Studio Memes são alguns dos que fazem isso. Além disso, você pode "roubar" a figurinha compartilhada pelo amigo marcando ela como favorita —e não precisa pagar nada por isso.

Como ter ou baixar stickers que se mexem no WhatsApp?

Você pode obter stickers que se mexem no próprio WhatsApp. Basta você abrir o aplicativo no seu celular e selecionar um contato para quem deseja enviar as figurinhas. Clique no símbolo de stickers. Depois, clique no sinal "+" para baixar outras figurinhas gratuitamente, como já explicamos acima. Aplicativos como Figurinhas animadas para WhatsApp também têm pacotes com stickers animados. Claro que você sempre pode favoritar os que seus contatos te mandam.

Como excluir pacote de figurinhas de WhatsApp?

Para excluir um pacote de figurinhas, abra o WhatsApp no seu celular e inicie uma conversa com algum contato. Clique no símbolo dos stickers e no sinal "+". Na janela "Figurinhas", vá até a aba "Minhas". Selecione o pacote que você quer excluir e clique em apagar.

Para excluir um pacote de figurinhas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como fazer figurinha de WhatsApp com texto?

Você precisa baixar um aplicativo de edição de stickers que tenham a opção de acrescentar texto. Alguns exemplos são o WSTick App e o Sticker.LY.

Como migrar figurinhas de WhatsApp?

Para migrar as figurinhas de WhatsApp de um celular para outro, você precisa ir em "Configurações", depois clicar em "Conversas" e, em seguida, "Backup de conversas". Faça um backup em sua conta do Google Drive (Android) ou iCloud (iOS). Depois, basta restaurar as conversas e os arquivos de mídia no novo aparelho. É preciso usar o mesmo número de celular. Existem aplicativos de terceiros que supostamente realizam a mesma função, mas eles não são recomendados pelo WhatsApp.

Para migrar as figurinhas de WhatsApp de um celular para outro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Basta restaurar as conversas e os arquivos de mídia no novo aparelho - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como fazer figurinha de WhatsApp com foto?

Você pode fazer figurinhas de WhatsApp com fotos suas, ou dos seus amigos e familiares, usando um aplicativo de edição de stickers.

Como fazer figurinhas de WhatsApp no PC?

Você pode fazer figurinhas de WhatsApp no PC utilizando um editor de imagens como o Photoshop. Todas as imagens devem ter o fundo transparente, o tamanho de 512 x 512 pixels e no máximo 100 KB. Depois, basta enviar as figurinhas para o seu smartphone e transferi-las para o WhatsApp com a ajuda de um aplicativo de terceiros.

Como fazer figurinha de memes de WhatsApp?

Para fazer figurinha de memes no WhatsApp, você precisa baixar o meme desejado no celular e depois um aplicativo de edição de stickers de sua preferência. Ao abrir o novo app, busque pelo meme baixado na memória do aparelho e comece a criar.

Como fazer figurinhas de WhatsApp no Android e no iPhone?

Não tem diferença entre os dois sistemas operacionais. Você pode criar figurinhas do mesmo jeito, seguindo o passo a passo que a gente já explicou aqui nesse texto.

Como apagar todas as figurinhas de WhatsApp de uma vez?

Para apagar todas as suas figurinhas de uma vez, você pode desinstalar o WhatsApp sem fazer backup. Mas, ao instalar o aplicativo novamente, você perderá suas conversas e também seus outros arquivos de mídia. Se você deseja manter seus outros dados, só vai poder apagar as figurinhas de pacote em pacote, como já explicamos acima.

Abra o WhatsApp no seu celular e inicie uma conversa com algum contato. Clique no símbolo dos stickers e em seguida no sinal "+". Na janela "Figurinhas" vá até a aba "Minhas". Selecione o pacote que você quer excluir e clique em apagar.

Para apagar uma figurinha que esteja na aba "Recentes" ou na aba "Favoritas", clique e segure alguns segundos. Uma janela aparecerá com as opções "Remover dos recentes" e/ou "Remover das favoritas".

Para apagar uma figurinha que esteja na aba "Recentes" ou na aba "Favoritas" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como fazer figurinhas de WhatsApp personalizadas?

Você precisa baixar um aplicativo de edição de stickers de sua preferência. Como citamos aqui, você pode usar suas próprias fotos, memes da internet ou mesmo outras imagens, além de acrescentar texto.

Como fazer figurinha de WhatsApp com o meu rosto?

É só instalar um aplicativo de edição de stickers de sua preferência. No geral, eles pedem para que você faça o upload da foto que deseja transformar em sticker e já trazem recursos para você apagar o fundo, colocar texto sobre a imagem, entre outras funcionalidades.

Como fazer backup de figurinhas de WhatsApp?

Você vai precisar fazer backup de conversas na sua conta do Google Drive (Android) ou iCloud Drive (iPhone). O WhatsApp não recomenda que você use outros apps para fazer isso.

Como passar as figurinhas do WhatsApp para o Telegram?

Se você tiver um celular Android, você pode passar suas figurinhas do WhatsApp para o Telegram. Em primeiro lugar, você precisa converter os stickers do formato WebP para o formato PNG. Para isso, recomendamos utilizar o site Online Converter. Escolha a opção "Conversor de imagem" e selecione "Converter em PNG". Abra a pasta de arquivos de stickers no WhatsApp. Para isso, clique em "Escolher os arquivos", depois "Documentos", "Armazenamento interno", "WhatsApp", "Media" e "WhatsApp Stickers".

Para passar figurinhas do WhatsApp para o Telegram - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Caso a opção "Armazenamento interno" não apareça, você precisa baixar um app de gerenciamento de arquivos. Testamos aqui com o Organizador de Arquivos ASTRO. O passo a passo é o mesmo. Após clicar em "Escolher os arquivos", clique em "Documentos", "Gerenciador de arquivos ASTRO", "Armazenamento interno", "WhatsApp", "Media" e "WhatsApp Stickers".

O passo a passo do ASTRO - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Converta os arquivos em PNG. É possível converter até dez figurinhas ao mesmo tempo pelo Online Converter. Salve os stickers em seu celular e abra o Telegram. Na lupa de pesquisas, procure pelo bot @Stickers. Através dele, será possível criar um pacote de figurinhas com as figurinhas do WhatsApp.

Use a lupa e procure pelo bot @Stickers - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após começar a conversa ("/start)", use o comando "/newpack" para criar um novo pacote de figurinhas. Dê um nome para o pacote de stickers que desejar e envie as imagens convertidas. Para enviar a imagem, clique no símbolo de arquivo —que se parece com um clip. Selecione a opção "Arquivo" e envie o sticker mais recente. Depois você terá que enviar um emoji que corresponda a figurinha.

Utilize o comando "/newpack" para criar um novo pacote de figurinhas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Feito isso, sua primeira figurinha está adicionada ao pacote. Você pode encerrar o processo através do comando "/publish" ou enviar um novo arquivo para incluir mais stickers no pacote. Terminado o processo, você pode definir um ícone para o seu pacote. Caso não queira, basta entrar com o comando "/skip" e uma das figurinhas será usada como símbolo.

Encerrar o processo através do comando /publish  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, crie um nome para o pacote. Um link será gerado e, com ele, será possível adicionar o seu pacote de stickers ao Telegram e também compartilhar com os amigos.

Fontes: Assessoria WhatsApp, FAQ do WhatsApp e Telegram FAQ