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WhatsApp Business: como funciona, como vender e como receber dinheiro

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Imagem: Freepik

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

30/05/2021 04h00

Além de ser uma das principais ferramentas de comunicação usadas pelos brasileiros para conversas pessoais, o WhatsApp também pode ser usado para impulsionar negócios: o WhatsApp Business (disponível para iOS e Android).

O lançamento do recurso de transferências de dinheiro via de WhatsApp também deve ajudar os pequenos comerciantes, assim como outras funcionalidades exclusivas desta versão para profissionais.

Por isso, Tilt preparou uma lista com perguntas e respostas com informações importantes do que você precisa saber sobre a versão do WhatsApp para negócios. Confira:

O que vou precisar ter antes de tudo?

Para começar a vender com ajuda do WhatsApp você precisará de conexão com a internet, um celular e um número exclusivo. Instale e configure a versão WhatsApp Business em seu aparelho. O app está disponível nas lojas de aplicativos do Google e da Apple.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo que foi desenvolvido para atender as necessidades dos pequenos empresários. Com o aplicativo, fica mais fácil se comunicar com os clientes de forma mais rápida, além de exibir seus produtos e serviços. Você pode usar também a versão da plataforma no computador para facilitar as conversas com os consumidores via WhatsApp Web.

WhatsApp Business é pago ou gratuito?

O WhatsApp Business é totalmente gratuito.

Como funciona o WhatsApp Business?

Depois de instalar o WhatsApp Business, você pode configurar o perfil comercial da sua empresa colocando uma descrição do seu empreendimento e também o endereço físico que você atende.

O aplicativo também permite personalizar a comunicação com o cliente, seja com respostas automáticas definidas por você ou com mensagens de ausência. Outra opção permite cadastrar um catálogo de produtos para que seus clientes vejam facilmente o que você tem a oferecer.

Recurso Carrinho do WhatsApp - Divulgação/WhatsApp - Divulgação/WhatsApp
Imagem: Divulgação/WhatsApp

Quais as vantagens de ter uma conta Business no WhatsApp?

Um perfil comercial do WhatsApp pode usar as ferramentas do app para:

  • Automatizar, organizar e responder clientes rapidamente
  • Criar etiquetas para organizar os seus contatos;
  • Criar respostas rápidas para responder as perguntas mais comuns instantaneamente;
  • Programar mensagens de saudação com informações básicas; e também de ausência, para períodos em que estiver longe do telefone.

Além disso, ter um perfil comercial evita que você misture seus contatos pessoais com seus contatos profissionais.

Como criar uma mensagem automática no WhatsApp Business?

Há dois tipos de mensagens automáticas no WhatsApp Business: saudação e ausência. A primeira é um "oi" enviado para as pessoas que entrarem em contato com o seu número. A segunda é uma mensagem enviada em um horário previamente estabelecido.

Para configurar sua mensagem de saudação no Android:

  • Toque em "Mais opções";
  • Clique em "Ferramentas comerciais";
  • Por último, "Mensagem de saudação".

No iOS, essa opção está dentro do menu "Configurações":

  • Ative a opção "Enviar mensagem de saudação"
  • Toque na mensagem para editá-la.

Você também pode escolher se quer enviar a mensagem de saudação para todos ou apenas alguns contatos.

Para configurar uma mensagem de ausência:

  • Vá em "Ferramentas comerciais"
  • Procure pela opção "Mensagem de ausência"
  • Ative a opção "Enviar mensagem de ausência"
  • Toque na mensagem para editá-la.

Em "Horário", escolha entre "Enviar sempre", no "Horário programado" ou "Fora do horário de atendimento". Essa última opção só estará disponível se você tiver configurado um horário de atendimento em seu perfil comercial. Assim como a mensagem de saudação, você pode escolher para quem enviar em "Destinatários".

Como criar um catálogo no WhatsApp Business?

Procure pela opção "Catálogo" dentro de "Ferramentas comerciais". Para começar seu catálogo:

  1. Clique em "Adicionar item";
  2. Toque no ícone de mais;
  3. Em seguida, toque em "Adicionar imagens";
  4. Escolha uma foto da sua galeria ou tire novas com a sua câmera. Você pode adicionar até 10 imagens por produto;
  5. Adicione o nome do item ou do serviço oferecido;
  6. Informações como preço, descrição, link, código do produto ou serviço podem ser incluídas nos campos adicionais;
  7. Salve as informações.

Que frase usar na abordagem de venda no WhatsApp?

Não há uma frase mágica que funcione sempre, mas existem algumas dicas importantes que podem ajudar.

Quando alguém entrar em contato com você, responda se apresentando e cite, sempre que possível, o nome do cliente. O atendimento humanizado cria uma conexão imediata entre consumidor e vendedor. Não tenha medo de fazer perguntas e tirar dúvidas.

Evite spam e não envie mensagens para pessoas que não trocaram contato com você. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que já está em vigor no Brasil, condena essa prática assim como o WhatsApp.

Caso sua conta seja classificada como spam, ela pode ser bloqueada e inativada pela empresa.

Quais os recursos do WhatsApp para vender?

Como dito anteriormente, o WhatsApp possui a versão Business para iOS e Android com ferramentas que facilitam a comunicação com o cliente: informações comerciais, catálogo, respostas rápidas, mensagens automáticas, transferências bancárias, dentre outras funções.

WhatsApp Business facilita comunicação entre cliente e empresa - Reprodução/WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Quais as dicas para vender no WhatsApp?

Utilize listas de transmissão para enviar mensagens para seus clientes. Com elas, é possível enviar o mesmo texto para até 256 contatos diferentes de forma individual. Contudo, tome cuidado para não exagerar nas mensagens e acabar sendo bloqueado.

O app também é uma ótima ferramenta para dar suporte e esclarecer dúvidas de uma forma ágil. Use as etiquetas para organizar seus clientes conforme o estágio da negociação (novo cliente, orçamento enviado, pedido feito, pedido entregue, pagamento realizado, etc.).

Etiquetas do WhatsApp Business que ajudam na organização do negócio  - Reprodução/WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Aproveite o status do WhatsApp para compartilhar informações importantes, como promoções, além de marcar presença de forma orgânica no dia a dia do seu cliente.

Quais os diferenciais de vender pelo WhatsApp?

Vender pelo WhatsApp permite uma comunicação direta com o cliente e usar um perfil comercial confere mais credibilidade, principalmente aos pequenos negócios. Além disso, definindo um horário comercial, o cliente saberá quando você irá responder rapidamente ou quando ele terá que esperar por uma resposta.

Como cobrar pelo WhatsApp?

Para enviar uma mensagem de cobrança, seja direto e recorde o cliente da dívida. Lembre-se de esclarecer logo o motivo do contato, além de oferecer uma data para pagamento. Informe também o valor da dívida atualizada, caso tenha juros, e se ofereça para enviar um novo boleto. Ou utilize a ferramenta de recebimento do WhatsApp.

Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

Configure o Facebook Pay no seu WhatsApp dentro de "Ajustes" e "Pagamento". Após configurar a ferramenta, toque na opção "Aceitar pagamento". O valor que for recebido será transferido, sem taxas, para a conta do banco informada.

Tradutor: Quer vender pelo WhatsApp? Tudo o que você precisa saber sobre o app para empresa