Topo

Personalizar páginas e PDF: veja dica para economizar a tinta da impressora

Pxhere
Imagem: Pxhere

De Tilt, em São Paulo

21/06/2021 04h00

Quer economizar a tinta da impressora ao imprimir uma página da internet ou um PDF? Deixe as imagens de lado.

Nem pense em sair copiar e colar tudo em um arquivo de Word para conseguir deletar as fotos porque, além de isso dar muito trabalho, existem serviços na internet que colocam a mão na massa por você. Isso pode ser especialmente útil em sites que não permitem o Crtl+C e Ctrl+V.

O Print Friendly & PDF é um desses serviços. Ele remove anúncios e outras imagens, otimizando as páginas para uma melhor experiência de leitura de impressão. Você pode acessá-lo tanto pelo site quanto instalando uma extensão no seu navegador.

Como funciona

Com a extensão no seu navegador, abrir a página que deseja imprimir e clique no ícone do "Print Friendly & PDF" que vai aparecer do lado superior direito da tela.

Extensão do Print Friendly & PDF  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Depois disso, vai aparecer uma janela com opções para imprimir a página, gerar um PDF ou enviar por e-mails. Nela, você vai poder clicar em cima das imagens para deletá-las, além de diminuir e aumentar a fonte do texto.

Extensão permite imprimir, salvar em PDF ou mandar por email - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra possibilidade de personalização de impressão, que a extensão permite, é cortar trechos do texto. Basta usar o cursor do mouse e clicar sobre a área que deseja apagar.

Extensão permite deletar imagens e texto - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Depois de pronto você pode além de imprimir, gerar PDFs para arquivar, compartilhar ou salvar. Os PDFs incluem links clicáveis e URL de origem para que você possa continuar a interagir.

Isso pode ser útil para o caso de querer salvar em PDF as receitas de internet que sua família adora para montar seu próprio caderninho de receitas offline, por exemplo.

*

TILT NO TELEGRAM