Topo

MPF denuncia hacker por invasão a sistemas do Senado

Processo tramita em segredo de Justiça e, caso o suspeito seja condenado, poderá cumprir até dez anos de prisão - Getty Images
Processo tramita em segredo de Justiça e, caso o suspeito seja condenado, poderá cumprir até dez anos de prisão Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

25/01/2021 21h26Atualizada em 25/01/2021 21h30

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou hoje um hacker por invadir a intranet do Senado Federal e divulgar os dados obtidos em contas do Twitter e do Youtube. O processo tramita em segredo de Justiça e, caso o suspeito seja condenado, poderá cumprir até dez anos de prisão.

Os crimes aconteceram no ano passado, quando o hacker, por meio de phishing, obteve dados de um servidor do Senado, o que possibilitou o acesso ao sistema de Intranet do órgão e ao correio eletrônico do servidor. Ao acessar os sistemas internos, o suspeito fez um vídeo — posteriormente publicado nas redes sociais — expondo a fragilidade da segurança da rede.

O investigado chegou a fazer outra exposição indevida em um perfil próprio, publicando trechos do inquérito policial aberto para apurar os crimes cometidos em agosto. Na nova publicação, ele compartilhou dados pessoais de outro servidor do Senado — o responsável por comunicar as circunstâncias da invasão à Polícia Legislativa do órgão.

Para cometer os crimes, o hacker teve acesso aos sistemas do Senado a partir do computador de um amigo de infância que o tinha hospedado em sua casa, para ajudá-lo após uma prisão ocorrida em julho.

Em cota enviada junto à denúncia, o MPF se manifestou favorável à impossibilidade de realização de acordo de não persecução penal, já que o crime foi praticado de forma reiterada, tendo o suspeito inclusive já sido condenado em outra ocasião por conduta semelhante.

A denúncia aguarda o recebimento pela 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.