PUBLICIDADE
Topo

Câmera GoPro é encontrada após seis anos submersa no mar do Havaí

Mergulhador resgata câmera GoPro nas águas do mar do Havaí  - Reprodução/Youtube/KHON2 News
Mergulhador resgata câmera GoPro nas águas do mar do Havaí Imagem: Reprodução/Youtube/KHON2 News

Colaboração para Tilt, em São Paulo

25/01/2021 17h28

Durante uma operação de limpeza marítima da organização sem fins lucrativos Oceans Defenders Alliance, no mar de Oahu, no Havaí, uma voluntária se surpreendeu ao encontrar em um mergulho subaquático uma câmera GoPro perdida há seis anos nas profundezas.

Surpreendentemente, o cartão de memória do aparelho ainda funcionava, mesmo depois de tanto tempo debaixo d'água. E o dono da câmera pôde finalmente reencontrar a máquina, segundo informou o canal televisivo local KHON2 News.

Rose Zhang, a voluntária que encontrou a câmera, percebeu que o cartão de memória ainda podia ser acessado, então explorou o conteúdo e postou no Facebook um vídeo gravado na antiga GoPro, na esperança de achar seu antigo dono.

A gravação, feita em 2014, mostrava o proprietário da câmera, Nainoa Kamai, na época com 18 anos, junto de alguns amigos, pulando de uma formação rochosa havaiana conhecida como Cavernas Spitting.

Nainoa, que perdeu a câmera ao pular na água naquele dia, acabou tendo notícia de que ela havia sido encontrada quando várias pessoas começaram a marcá-lo na rede social.

"Eu comecei a receber um monte de mensagens deste vídeo meu de seis anos atrás e eu estava tipo: o que é isso? Eu cliquei nele e pensei, não acredito que alguém achou a GoPro", relatou o jovem.

Como nunca imaginou que recuperaria a câmera caída no oceano, ele já tinha adquirido outra. Mas agora Nainoa pretende colocar uma nova bateria na câmera antiga. Com sorte, o restante do aparelho também ainda funciona tão bem quanto o cartão de memória.