Android usará IA para dificultar vida do ladrão; veja celulares com recurso

O Google anunciou novos recursos para celulares Android que devem dificultar a vida dos ladrões. Essas funções, ainda em fase de testes, serão utilizadas de forma pioneira pelos brasileiros a partir de julho, segundo a empresa.

As novidades incluem o uso de inteligência artificial (IA) para realizar o bloqueio automático da tela em caso de roubo e maiores entraves para a instalação de aplicativos considerados suspeitos. Os recursos estarão disponíveis para celulares com o sistema operacional Android 10 ou acima.

Abaixo, o Guia de Compras UOL traz alguns modelos que vão contar com as inovações e que hoje estão com descontos. Após a lista de produtos, veja quais são os novos recursos de segurança do Android.

Xiaomi Poco X6 Pro 5G (512 GB + 12 GB de RAM)

Preto

  • Sistema Android 13
  • Carregador turbo de 67 W
  • Bateria de 5.000 mAh
  • Tela AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz

Samsung Galaxy S23 FE 5G (128 GB + 8 GB de RAM)

Azul

  • Sistema Android 13
  • Bateria de 4.500 mAh
  • Câmera tripla traseira de 50 MP + 12 MP + 10 MP
  • Câmera frontal de 10 MP

Motorola Moto G84 5G (256 GB + 8 GB de RAM)

Azul - Vegan Leather

Magenta - Vegan Leather

  • Sistema Android 13
  • Tela pOLED brilhante
  • Plataforma Moto Connect, permitindo conexão com monitor
  • Carregador de 33 W
Continua após a publicidade

Realme 12 Pro Plus 5G (512 GB + 12 GB de RAM)

Cor azul

  • Sistema Android 14
  • Tela AMOLED de 6,7 polegadas
  • Câmera com zoom óptico de 6X

Xiaomi Redmi Note 13 (256 GB + 8 GB de RAM)

Preto

  • Sistema Android 13
  • Bateria de 5.000 mAh
  • Tela AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz
  • Câmera principal de 108 MP

Quais são os novos recursos de segurança do Android?

IA para detecção de roubo. Um dos tipos mais comuns de roubo de smartphone nas grandes cidades do Brasil é quando o criminoso toma o celular das mãos de alguém que o está usando em público. A vantagem para os ladrões, nesse caso, é pegar um celular com a tela desbloqueada. Assim, eles têm acesso fácil a diversas informações sensíveis contidas no aparelho.

Continua após a publicidade

Pensando em reduzir o impacto desse crime, o Google desenvolveu um recurso de inteligência artificial que bloqueia automaticamente a tela ao detectar que ele foi tomado das mãos de alguém.

Segundo a empresa, a IA é capaz de identificar se o celular foi arrancado das mãos de alguém e se o responsável está fugindo em alta velocidade. Ao fazer isso, a tela será bloqueada imediatamente.

Bloqueio remoto e offline. Por meio da página "android.com/lock", os donos de celular Android poderão bloquear a tela usando apenas o número do telefone e concluindo um rápido desafio de segurança.

Além disso, uma vez que é comum que celulares roubados sejam desconectados da internet, dificultando encontrar sua localização, o Google promete introduzir um bloqueio offline de dispositivos.

Celulares Android que ficarem longos períodos sem acesso à internet serão bloqueados automaticamente pelo sistema.

Bloquear instalação de apps perigosos. Atualmente, os donos de Android já contam com o Google Play Protect, uma ferramenta que varre o aparelho em busca de ameaças de segurança e vulnerabilidades. No Brasil, porém, ela será aprimorada: esse recurso impedirá a instalação de aplicativos considerados "suspeitos".

Continua após a publicidade

O que isso quer dizer? O Google Play Protect deve passar a proibir que sejam instalados apps baixados por meio de navegadores, apps de mensagens ou gerenciadores de arquivos. Além disso, serão barrados apps que incluam permissões de acesso consideradas sensíveis, como de leitura de mensagens SMS, notificações e de acessibilidade.

Todas essas permissões costumam ser exploradas por fraudadores, e é isso que a novidade pretende evitar.

Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

@guiadecompras_uol Conheça os irmãos quase gêmeos da Samsung: Galaxy A35 e Galaxy A55! ? Mesma beleza por fora, mas diferente por dentro. O A35 é perfeito para o dia a dia, e o A55 tem um melhor desempenho e recursos fotográficos avançados. Qual deles você escolheria? Curtiu? Link na bio. #galaxya35 #galaxya55 #samsung #galaxy #tech #guiadecomprasUOL #TikTokMadeMeBult #review ? som original - Guia de Compras UOL

Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Deixe seu comentário

Só para assinantes