Topo

FYP, POV, IB: o que significam as hashtags que bombam no TikTok

@lzmaario virou fenômeno no TikTok com seus vídeos em #POV - Reprodução/YouTube
@lzmaario virou fenômeno no TikTok com seus vídeos em #POV Imagem: Reprodução/YouTube

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

27/10/2020 04h00

O TikTok tem feito muito sucesso com seus vídeos curtos e seus milhões de usuários. No entanto, a rede social da moda tem diversas expressões e hashtags que podem confundir um pouco a cabeça de quem está chegando agora no universo do aplicativo.

Por isso, Tilt preparou uma lista com oito delas para você entender o que se passa quando, por exemplo, você vê um vídeo com a #FYP ou #POV. Confira:

FYP (For You Page)

Quando você abre o TikTok, diversos vídeos aparecem na aba "Para Você" ou, em inglês, "For You". Ninguém sabe muito bem como os vídeos são escolhidos pelo algoritmo do aplicativo para estar ali.

No entanto, muita gente posta as hashtags #FYP (for your page, ou para sua página) e #FY (for you ou para você) justamente na tentativa de aparecer nessa aba.

Se a hashtag ajuda ou não para o algoritmo escolher seu vídeo, ninguém sabe. Mas não custa nada colocar essas hashtags tão curtas. Muita gente também comenta vídeos com a sigla FYP para dizer que encontrou aquele clipe na página "Para Você".

POV (Point of View)

POV significa "Point of View" ou, em português, ponto de vista. A tradução em si não ajuda muito, mas ela é usada pelos TikTokers quando eles criam vídeos que simulam a visão de quem está vendo (sim, a sua!).

Para ficar mais claro, imagine que você está vendo vídeos no TikTok e vê o de uma menina em frente ao espelho pronta para se maquiar, mas em vez de ver o pincel, você só percebe que ela está se maquiando porque o seu ponto de vista é o do pincel. É como se você fosse o pincel.

Quem se destacou aqui no Brasil por fazer vídeos em POV foi o Mário Junior, mais conhecido como o "sedutor do TikTok". Ele foi criador do meme-frase "Roi... Letícia, né?". No caso do vídeo, a Letícia da história era quem assistia.

IB (Inspired By)

Abreviação de "Inspired By" ou, em português, "inspirado por". Significa que a pessoa que gravou o vídeo se inspirou em outra pessoa e está dando crédito ou mesmo que copiou o vídeo de maneira igual.

Aliás, é meio que comum ver vídeos iguais no Tik Tok. Mas é sempre importante dar crédito, para não mostrar que você está copiando algo na cara dura.

DC (Dance Credits)

Significa "Dance Credits" ou, em português, créditos de dança. Geralmente você vai ver esse tipo de hashtag alguém imita uma coreografia legal feita por outra pessoa, principalmente quando ela viraliza. Os usuários do TikTok, então, colocam DC como forma de expressar que a coreografia não é original e que ela é propriedade intelectual de outra pessoa.

Challenge

Sabe quando um monte de usuário faz a mesma dancinha e a posta no TikTok com a hashtag DC? Tipo aquela com a música "Savage Love", de Jason Derulo, que viralizou mundialmente na rede? Ela certamente foi criada por alguém e postada com a hashtag Challenge (ou desafio, em português).

Isso significa que o tiktoker está desafiando os outros da sua rede a fazer o mesmo e melhor, com a intenção de viralizar, claro. Mas não é só coreografia que pode ser um "challenge": qualquer atividade que demande habilidade pode virar um desafio.

O cantor norte-americano até fez um videoclipe da citada música só com vídeos tirados do TikTok:

Duets

Traduzindo para o português, Duets significa duetos, obviamente. Quando essa hashtag aparece nos vídeos do TikTok você pode fazer parte do conteúdo, criando um novo. Pode ser, por exemplo, alguém cantando a parte de Lionel Richie em "Endless Love" convidando você para cantar os versos de Diana Ross.

Cringe

Pode não parecer, mas a hashtag vem da palavra inglesa "grinch", que no sentindo literal se refere a uma pessoa estraga-prazeres. No TikTok, ela descreve um vídeo do tipo "vergonha alheia", quando alguém cria algum conteúdo que acaba sendo compartilhado para ser ridicularizado.

CEO

Outra expressão que está começando a fazer sucesso é CEO. Nas empresas, é o chefão, certo? E no TikTok também, de certo modo.

CEO seria o expert em determinado assunto no TikTok. Se alguém é craque em fazer vídeos dançando funk, aquela pessoa é a CEO do funk no TikTok e por aí vai.

Live das vovós: Fazendo dancinha do tiktok

RedeTV! Entretenimento