Arte/UOL
O TikTok é a rede social da quarentena. Viciante e divertida, permite que você solte a criatividade em pequenos vídeos. Já fez os challenges? E as dancinhas tipo "Savage"? Para que você não se perca, Tilt separou algumas dicas para dominar de vez o TikTok
O primeiro passo é escolher uma trilha sonora adequada. Opte por áudios que sejam tendência. Gostou de algum que você viu na página "Para Você"? Basta clicar no "disquinho" no pé da tela, onde está o nome da música ou áudio usado.
Ao clicar ali, você verá todos os vídeos que usaram aquela trilha sonora. Também no pé da página está o botão "Usar esse som", caso queira usar o áudio naquele momento. Se pretende usá-lo mais tarde, basta clicar em "adicionar aos favoritos".
Vai gravar o TikTok sozinho? Aproveite o recurso de temporizador do aplicativo. Ele te dá a opção de três ou dez segundos até que o app comece a gravar o vídeo.
Além de colocar um timer para disparar a gravação, o item temporiza o vídeo até a parte da música você pretende gravar. Assim, você pode soltar a criatividade em diferentes ângulos mesmo estando sozinho.
Dica boa para criar coreografias. Clique no reloginho escrito "Velocidade" e acelere 1x, 2x ou 3x. O áudio ficará mais lento e você pode fazer os movimentos com tranquilidade. Se reduzir para 0.5x ou 0.3x, o áudio acelera, mas o vídeo fica em câmera lenta.
Os vídeos humorísticos com uma pessoa em frente a uma imagem, fazendo comentários ou usando uma foto como cenário, usa o efeito de "tela verde". O ícone de efeitos aparece no pé da tela de gravação de vídeos.
Ali, você procura pelo ícone de uma foto do horizonte e o fundo verde.
Depois de colocar o efeito, basta subir uma imagem do rolo de sua câmera.
Você tem uma ótima seleção de vídeos de seu animal de estimação que daria um TikTok engraçado? Não há a necessidade de desperdiçar esse material tão valioso. Basta ir na pequena foto no pé da tela de gravação, onde está escrito "Realizar um upload".
Você abrirá duas abas, onde estarão seus vídeos e fotos mais recentes. Escolha as gravações que você usará em seu TikTok.
Arte/UOL
Após escolher os clipes que preferir, você pode até cortar só os trechos que são interessantes para o seu TikTok.
Você encontrou a música perfeita para o seu TikTok, mas ela é grande demais para o vídeo imaginado. Consertar isso é fácil. Clique em Cortar áudio, na lateral de sua tela de gravação.
Ele abrirá uma tela com o áudio completo. Aí é só escolher, arrastando a trilha de áudio com o dedo, qual o trecho da música que você mais gosta.
Arte/UOL
Para vídeos que tenham vários clipes diferentes, uma boa forma de deixar tudo no ponto é usar o recurso "Ajustar Clipes", que aparece no lado direito quando o vídeo está finalizado. Ali ele estará dividido entre os takes feitos.
Caso queira refazer um dos clipes, clique na imagem de prévia e vá em "Recomeçar". Assim, você regravará apenas o clipe selecionado, sem precisar começar do zero.
O app também permite usar efeitos na voz e até incluir uma narração. Na última tela, após o vídeo ter sido gravado, você encontrará o botão para gravar uma locução. É um bom recurso para TikToks com tutoriais.
Os efeitos de voz costumam ser usados em vídeos engraçados. O botão fica logo acima ao de gravar uma locução. Ele só pode ser colocado em vídeos com uma voz falando.
O mais comum é o Vibrato, o favorito de quem vai contar algum causo, mas há outros efeitos que podem deixar o seu vídeo ainda mais divertido.
Quer pôr uma mensagem escrita na tela? A ferramenta para incluir texto também fica na página de finalização do vídeo.
Ali você escolhe qual será a fonte, se ela terá fundo e em que cor será. Pense na opção que dará melhor leitura em seu vídeo.
Após escolher a fonte, você também pode colocar uma duração específica para a frase na tela. Clique da frase e vá em "definir duração". Aparecerá uma timeline e você poderá escolher em que segundo ela aparece e em quanto tempo desaparece.
A configuração padrão do TikTok deixa as pessoas baixarem os vídeos que você publica. Para evitar virar meme por aí, vá em "Eu", clique nas configurações (três pontos no topo direito), "Privacidade e segurança" e desative "Permitir o download de meus vídeos".
Publicado em 03 de agosto de 2020.
Texto: Natália Eiras
Arte: Carol Malavolta
Edição: Márcio Padrão