PUBLICIDADE
Topo

Não caia nessa! Vassoura não fica de pé devido à rotação da Terra; entenda

Vassoura que para de pé sozinha: o que a rotação da Terra tem a ver com isso? - Reprodução/Twitter
Vassoura que para de pé sozinha: o que a rotação da Terra tem a ver com isso? Imagem: Reprodução/Twitter

De Tilt, em São Paulo

08/02/2020 15h45

Sem tempo, irmão

  • Circula nas redes uma história de que vassouras estão parando em pé por causa da rotação da Terra
  • Explicação é mentirosa, farsa já surgiu na internet outras vezes e tem origem em lenda mais antiga

Você já deve ter visto algo assim e até tentou fazer em casa. Vídeos publicados nas redes sociais mostram vassouras colocadas sobre um assoalho que, depois de uma leve bambeada, param de pé. Mágica? Bruxaria? Tecnologia? Na mesma postagem, alguns engraçadinhos fornecem a suposta explicação: "segundo estudos da Nasa [a agência espacial norte-americana], a rotação da Terra está alinhada para qualquer vassoura ficar de pé".

Muita gente acreditou. Só há alguns probleminhas. Antes de tudo, a explicação é falsa. Além disso, essa história já circulou pela internet outras vezes. Por fim, você pode colocar uma vassoura de pé sem ter de esperar o alinhamento de quaisquer corpos celestes.

Para facilitar a compreensão da farsa, vamos dividir a frase para entender por que ela é mentirosa.

"Segundo estudos da Nasa..."

Uma consulta rápida ao site da Nasa mostra que não há nenhum estudo que explique a razão para vassouras ficarem de pé.

Alguns usuários do Twitter perceberam que é só tascar um "segundo estudos da Nasa" para que boa parte das pessoas acreditem em mentiras.

"... a rotação da Terra está alinhada..."

Para dar um verniz científico à ideia de que o misterioso fenômeno está acontecendo por causa da rotação da Terra estar alinhada, alguns internautas têm argumentado que o responsável por esse "alinhamento" é o equinócio. Isso porque ele é o período do ano em que o Sol está perfeitamente alinhado ao equador terrestre. Esse "alinhamento" faz os dias e as noites aqui na Terra terem a mesma duração, 12 horas.

Há dois equinócios ao ano. Nenhum deles, porém, está ocorrendo agora. O próximo vai ser em 20 de março e marcará o início do outono no hemisfério sul. O outro, em setembro, marcará o começo da primavera.

"... para qualquer vassoura ficar de pé."

O problema dessa parte é que não é necessário qualquer alinhamento da Terra com outro corpo celeste para vassouras ficarem de pé.

A posição inesperada adquirida pelo utensílio doméstico tem a ver com a gravidade e equilíbrio de forças. Acontece que todos os corpos possuem o que a Física chama de centro de gravidade. Esse é o ponto em que se pode considerar que a força gravitacional está sendo aplicada. No caso das vassouras, seres humanos e quaisquer objetos ou seres vivos presentes na Terra, essa força é exercida pelo próprio planeta.

No caso da vassoura, esse centro de gravidade está localizado bem próximo ao suporte da base de plástico que conecta o cabo às cerdas. Como as cerdas estão dispostas geralmente em formato retangular, elas fornecem um ponto de apoio estável. Com isso, para a vassoura ser mantida em pé basta manter o cabo posicionado em um ângulo de 90° com o suporte.

Antes de tentar, certifique-se de que o tamanho das cerdas da sua vassoura seja regular. Feito isso, é possível que a vassoura pare de pé. Mas a tentativa pode ser bem-sucedida em qualquer dia do ano.

Mito velho

A história de que vassouras ficam misteriosamente de pé durante os equinócios é coisa velha. E mais: são corriqueiras nos Estados Unidos. Por lá, há textos na imprensa que já em 2012 desmentiam a balela.

A lenda sobre as vassouras ter outra variação, que costuma rolar durante o Dia das Bruxas. Só que aí a explicação muda e é mais fantasiosa. Tem a ver com a mágica que envolve a comemoração.

Não é por isso, porém, que essa nova onda no Brasil carece de originalidade. O mito da vassoura é filhote de outra mentira bem contada. Segundo o e-Farsas, site que desvenda inverdades que circulam online, as vassouras equilibristas são descendentes diretas do mito de que ovos ficam de pé durante os equinócios.

Essa lenda tem origem em uma reportagem da revista Life que, em 1945, atribuiu o fenômeno a um ritual chinês.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS