Topo

"Link na bio"? Saiba o que significa e como utilizar o truque no Instagram

"Link na bio" ajuda a contornar limitação do Instagram para endereços de sites - Getty Images
"Link na bio" ajuda a contornar limitação do Instagram para endereços de sites Imagem: Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

30/08/2018 04h00Atualizada em 17/08/2021 10h44

Quem costuma usar o Instagram com frequência já deve ter lido a expressão "Link na bio". Ela é usada especialmente nos Stories, a parte dos vídeos que somem. Não é uma expressão aleatória: "bio" é a abreviação de biografia, ou seja, sua descrição no perfil do Insta.

Isso pode te ajudar a divulgar seu pequeno negócio, um canal de YouTube ou um link para site, já que a rede social tem uma limitação para links clicáveis.

link na bio  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O conteúdo da biografia parte é facilmente preenchido, bastando clicar em "Editar perfil". Note que além de um campo onde você pode escrever uma mensagem, você tem uma área para colocar um link de site. Ele que será o famoso "link na bio".

Como os posts e Stories não permitem um link clicável (a não ser que você tenha muitos seguidores e ganhe a função "Arrasta para cima"), o jeito é usar outros campos e avisar a galera.

Apesar de ser uma expressão muito associada a "blogueirinhos" —como influenciadores da plataforma ficaram conhecidos— esse recurso acaba sendo útil para qualquer pessoa que queira divulgar um link via Instagram.

"Arrasta para cima"

O Instagram não permite a publicação de links clicáveis para a maioria dos seus usuários "mortais". Quem tem mais de dez mil seguidores, no entanto, consegue criar uma publicação no Stories com link clicável.

É por isso que, em geral, você vê esse recurso sendo usado em perfis de famosos ou com dezenas de milhares de seguidores.

Aqui, não tem truque: se você quiser utilizar esse recurso, terá que atingir a marca de dez mil seguidores antes. Até lá, você terá que se contentar com o "link na bio" - ao menos agora você já sabe o que isso significa.