Topo

GTA RP: como baixar e jogar? Como entrar em um servidor?

GTA V RP - Reprodução/Rockstar Games
GTA V RP Imagem: Reprodução/Rockstar Games

Por André Alcântara

Colaboração para o Start

06/07/2021 04h00

GTA RP é uma modalidade online não oficial de GTA 5 criada pela comunidade de jogadores do game. Nela, os usuários interpretam personagens e vivem no mundo do jogo como pessoas comuns. (É quase como uma mistura de GTA V com The Sims). GTA RP pode ser jogado apenas na versão de computador (PC) de GTA 5.

A principal forma de jogar e acessar os servidores da modalidade é através do programa de PC FiveM.

Abaixo, ensinamos passo a passo como baixá-lo, instalá-lo e o utilizar para entrar em um servidor de GTA RP. Confira também nossas dicas para se divertir no jogo.

1) Baixe o FiveM

Vá até o site do FiveM e clique no botão "download client" ("baixar cliente") para baixar o arquivo de instalação do programa. Clique em "sure, I agree" ("sim, eu concordo") para aceitar os termos de uso e iniciar o download.

FiveM 1 - Reprodução/FiveM - Reprodução/FiveM
Imagem: Reprodução/FiveM

2) Faça a atualização

Depois de baixar o arquivo e clicar sobre ele, o FiveM começará a fazer o download de algumas atualizações. Clique em "sim" quando surgir a mensagem "FiveM needs to update the local game" ("FiveM precisa atualizar o jogo local").

FiveM 2 - Reprodução/FiveM - Reprodução/FiveM
Imagem: Reprodução/FiveM

3) Coloque GTA V no lugar certo

Se o local onde estão os arquivos do GTA V no seu computador não for reconhecido automaticamente, uma janela será aberta e pedirá para você selecionar a pasta onde o jogo está.

Para quem tem o jogo na Steam, o destino padrão é: Disco Local (C:) > Arquivos de Programas (x86) > Steam > steamapps > common > Grand Theft Auto V. No caso da Epic Games Store e Rockstar Launcher, procure a pasta onde você salvou o jogo.

Após isso, uma janela do firewall do Windows aparecerá. Clique em "permitir acesso" para liberar o uso de internet pelo programa.

FiveM 3 - Reprodução/FiveM - Reprodução/FiveM
Imagem: Reprodução/FiveM

4) Dispense a conta Cfx.re

Ao abrir o FiveM, ele perguntará se você deseja entrar ou criar uma conta na plataforma Cfx.re, comunidade que desenvolve o programa. Se quiser, você pode pular e fechar a janela, pois é opcional.

A única conta necessária é a do Rockstar Social Club, serviço online dos jogos da Rockstar Games, sincronizada com FiveM automaticamente ao instalar o programa.

FiveM 4 - Reprodução/FiveM - Reprodução/FiveM
Imagem: Reprodução/FiveM

5) Selecione os servidores brasileiros

Na tela principal, clique em "play" ("jogar"). Feito isso, você verá uma lista com os servidores disponíveis. Para filtrar os servidores brasileiros, clique no botão em destaque abaixo. Depois, selecione "portuguese (Brazil)" ("português (Brasil)").

FiveM 5 - Reprodução/FiveM - Reprodução/FiveM
Imagem: Reprodução/FiveM

Para liberar o acesso, alguns servidores pedem que os jogadores passem pela chamada "whitelist", uma espécie de cadastro que consiste em prova e/ou entrevista sobre conhecimentos de GTA RP.

Portanto, recomendamos que você acesse o Discord do servidor antes de entrar nele efetivamente. Também é lá que informações importantes e regras são encontradas, além de ser um canal de comunicação "fora do RP", com players e administradores do servidor. O link de acesso pode ser encontrado clicando no nome do servidor.

FiveM 6 - Reprodução/FiveM - Reprodução/FiveM
Imagem: Reprodução/FiveM

Quais são os principais servidores de GTA RP?

Alguns dos principais e mais famosos servidores de GTA RP são (clique sobre os nomes para acessar seus canais oficiais):

Como entrar nos melhores servidores de GTA RP?

Muitos dos principais servidores de GTA RP não são encontrados na lista pública do FiveM. Isso se deve à sua capacidade limitada e ao alto número de jogadores interessados em acessá-los. É o caso do popular Cidade Alta, que já promoveu carnaval virtual e foi utilizado para ação de marketing.

Por conta disso, alguns servidores só abrem vagas para entrevistas e provas (a whitelist) de tempos em tempos. Sendo assim, caso um servidor em que você queira entrar adote esse sistema, fique atento aos seus canais oficiais para saber quando haverá e como funciona o processo seletivo.

Quais são os requisitos mínimos para GTA RP?

Além de possuir uma cópia original de GTA 5, para jogar GTA RP é necessário ter um PC que atenda aos requisitos mínimos do jogo, já que a modalidade é baseada no game lançado em 2013 pela Rockstar Games. Veja a configuração básica e a ideal:

MÍNIMO

Sistema operacional: Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit

Processador: Intel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40 GHz (4 CPUs) ou AMD Phenom 9850 Quad-Core (4 CPUs) @ 2.5 GHz

Memória: 4 GB de RAM

Placa de vídeo: NVIDIA 9800 GT 1 GB ou AMD HD 4870 1 GB (DX 10, 10.1, 11).

Armazenamento: 72 GB de espaço disponível + cerca de 4GB para o FiveM

RECOMENDADO

Sistema operacional: Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit

Processador: Intel Core i5 3470 @ 3.2 GHZ (4 CPUs) ou AMD X8 FX-8350 @ 4 GHZ (8 CPUs)

Memória: 8 GB de RAM

Placa de vídeo: NVIDIA GTX 660 2 GB ou AMD HD7870 2 GB

Armazenamento: 72 GB de espaço disponível + 8 GB para o FiveM

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol