PUBLICIDADE

Topo

Carnaval no GTA: folia virtual contou com trio elétrico e show do Monobloco

Carnaval 2021 GTA  - Reprodução/START
Carnaval 2021 GTA
Imagem: Reprodução/START

Matheus Fernandes

Colaboração para o START

09/03/2021 04h00

Não foi São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e nem Salvador. Com os desfiles cancelados, o lugar que sediou o evento mais importante do carnaval em 2021 foi em GTA V. No sábado de carnaval, cerca de 130 jogadores e mais de 280 mil espectadores nas plataformas de streaming se reuniram para acompanhar a apresentação virtual da banda Monobloco.

O START esteve presente e conta como foi pular carnaval dentro de um game, e também conversamos com alguns participantes e organizadores dessa nova categoria de entretenimento virtual.

Bloco de rua virtual

O Carnaval em GTA V aconteceu no modo online do jogo, no servidor Cidade Alta, que é dedicado ao roleplay online de GTA, ou GTA RP, uma modalidade em que jogadores criam e interpretam personagens, de policiais até jornalistas e motoristas de aplicativo.

No sábado de carnaval, porém, todos ali estavam de foliões. Munidos de seus abadás, copos plásticos e adereços, eles se reuniram para dançar, cantar e buscar um amor durante o desfile do trio elétrico pelas avenidas da cidade virtual, decoradas para o evento.

Do aquecimento das baterias ao afterparty em um hangar, a sensação é a de estar no meio de um bloco real, inclusive ouvindo as conversas inusitadas de outros jogadores próximos, paqueras e pessoas cantando.

O GTA V não tem abadás ou trios elétricos. É a modificação FiveM que possibilita aos servidores incluir esses itens customizados e deixar a experiência de carnaval mais próxima da realidade.

Até alguns perrengues típicos da data se fizeram presentes. A partida do bloco foi adiada algumas vezes por problemas do servidor - a presença no bloco foi limitada apenas a streamers convidados para evitar esse tipo de problema, mas ainda ocorreram algumas quedas nos primeiros dias.

Já a violência, presente no jogo e na data, foi completamente desabilitada dentro do servidor pelos organizadores.

Algumas sensações ainda não conseguem ser reproduzidas pelo jogo, como o sol queimando a pele ou os efeitos do álcool no corpo. Ainda assim, em um momento de agravamento da pandemia causada pela COVID-19 e com o cancelamento dos eventos presenciais, o jogo se tornou uma opção válida para foliões.

Seis dias de festas

Da sexta-feira de carnaval à quarta de cinzas, além do Monobloco, passaram pelo Carnaval no GTA nomes como Luisa Sonza, Leo Santana e Giulia Be em uma série de festas organizadas por diversas marcas tradicionalmente ligadas à festa.

Celso Alvim, fundador e diretor do Monobloco, se considera fora da geração dos games, mas achou uma experiência "super legal" ver o grupo inserido no GTA. "Espero que role outras vezes".

O processo de participação da banda passou por recuperar áudios dos desfiles anteriores e montar uma playlist em cima disso para o evento, reunindo canções do próprio grupo, sambas-enredos clássicos e versões como "Garota Nacional", do Skank, "Tá Escrito", do grupo Revelação e "Que Beleza", de Tim Maia.

Para evitar que as lives na Twitch fossem derrubadas pelas gravadoras por direitos autorais, todas as músicas do desfile tiverem que ser licenciadas.

Novo entretenimento

Quem teve todo esse trabalho e organizou o carnaval no GTA foi a agência Druid. O Gaming Officer da empresa, Bernardo Mendes, diz que a ideia surgiu à partir de uma demanda reprimida de mercado.

"Várias marcas têm estratégias muito consolidadas no momento do carnaval, então a gente resolveu realmente colocar de pé um projeto dentro do Cidade Alta, que é um servidor privado com vários influenciadores".

Alguns dos maiores streamers de games do Brasil participaram do bloco, como Coringa, Babi e Voltan, da Loud; Gabepeixe e a apresentadora de eSports Ana Xisdê.

Ana xisde apresentadora eSports - Cesar Galeao/Garena Brasil - Cesar Galeao/Garena Brasil
Imagem: Cesar Galeao/Garena Brasil

Mesmo que nós pudéssemos acompanhar um show ou outro em casa, não é a mesma coisa sem a presença de outras pessoas. Apesar de em forma de personagem, estávamos todos nos divertindo juntos e, no final das contas, é isso que torna experiências como essas ainda mais significantes
Ana Xisdê, fundadora do Alto News, noticiário interno do servidor

A streamer Renata Giovanna passou o carnaval dentro do jogo. Intérprete há seis meses de uma simpática dona de um cassino em suas lives na Twitch, ela elogia a experiência do evento, ainda mais por morar em uma cidade pequena e nunca ter tido uma experiência de carnaval de verdade.

Carnaval GTA Streamer Renata Giovanna - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Estava com meus amigos e estava em segurança em casa. Essa versão virtual me fez sentir um pouco da folia. Foi maravilhoso de muitas formas, e adoraria participar novamente ano que vem
Renata Giovanna, streamer

O resultado em realizar o carnaval dentro do GTA V foi de uma média de 3,9 milhões de views por dia nas lives, com picos de 280 mil espectadores simultâneos, de acordo com os organizadores.

Na visão do executivo da Druid, a pandemia ajudou o entendimento do mercado de que os videogames são uma grande plataforma de interação entre as pessoas. "Quando chegou a pandemia e todo mundo ficou trancado em casa a galera percebeu que os games são uma ótima ferramenta social. Quando eu estou no game eu não tô distante dos meus amigos, pelo contrário, eu estou mais próximo ainda deles".

Como já dizia Milton Nascimento, o artista tem que ir aonde o povo está, por isso que, na opinião de Celso, do Monobloco, a experiência de tocar em um videogame certamente foi reveladora.

"O coração do nosso carnaval sempre vai ser presencial, mas com certeza a gente vai adotar essa expansão de comunicação que o mundo virtual produziu nesse período da pandemia".

O carnaval em GTA V foi uma maluquice, mas que deu certo e pode virar uma tradição daqui para frente.

Carnaval no GTA V

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol